Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/08/2022 às 22h19min - Atualizada em 25/08/2022 às 21h58min

Sorteio da fase de grupos terá duelo de reencontro

Robert Lewandowski irá enfrentar seu ex-clube, Bayer de Munique, na fase de grupos

Ana Carolina Gomez - labdicasjornalismo.com
Troféu do campeão da Uefa Champions League. Foto: Getty Images
Aconteceu nesta quinta-feira (25), em Istambul, na Turquia, o sorteio da fase de grupos da Champions League 2022/2023. São 32 equipes que são divididos em quatro potes, para formar oito grupos. O primeiro pote é formado pelo atual campeão, pelo vencedor da Europa League e pelos campeões dos seis países mais bem classificados no ranking que não se classificaram através de um dos títulos de 2021/2022.

Os outros potes são feitos de acordo com a posição dos clubes no ranking da Uefa. Times do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo. Outras limitações podem ser anunciadas pela Uefa antes de ser realizado o sorteio. No caso dos países com dois representantes, os times vão ser emparelhados de forma a dividir os seus jogos entre as terças e quartas-feiras. No caso dos países que possuem quatro clubes, serão feitos dois pares. O primeiro continha o Real Madrid, atual campeão da competição, o Eintracht Frankfurt, campeão da Europa League, Manchester City, Milan, Bayern de Munique, Paris Saint Germain, Porto e Ajax.

O pote dois tinha o Liverpool, Chelsea, Barcelona, Juventus, Atlético de Madrid, Sevilla, Red Bull Leipzig e o Tottenham. No terceiro continha o Borussia Dortmund, Red Bull Salzburg, Shakhtar Donetsk, Inter de Milão, Napoli, Sporting, Bayer Leverkusen e Benfica. E no último tinha o Olympique de Marselha, Club Brugge, Celtic, Viktoria Plzen, Maccabi Haifa, Rangers, Copenhagen, Dínamo Zagreb.

O grupo A é composto pelo Ajax (Holanda), Liverpool (Inglaterra), Napoli (Itália) e Rangers (Escócia). O grupo B tem Porto (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha) e Club Brugge (Bélgica).

O grupo C é formado pelo Bayer de Munique (Alemanha), Barcelona (Espanha), Inter de Milão (Itália) e Viktoria Pilzen (República Tcheca). O grupo D tem Eintracht Frankfurt (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Sporting (Porugal) e Olympique de Marselha (França).

O grupo E possui o Milan (Itália), Chelsea (Inglaterra), RB Salzburg (Áustria) e Dínamo de Zagreb (Croácia). O grupo F contém Real Madrid (Espanha), RB Leipzig (Alemanha), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Celtic (Escócia).

O grupo G conta com Manchester City (Inglaterra), Sevilla (Espanha), Borussia Dortmund (Alemanha) e Copenhagen (Dinamarca). O grupo H tem Paris Saint Germain (França), Juventus (Itália), Benfica (Portugal) e Maccabi Haifa (Israel).

Depois do sorteio, a Uefa vai anunciar o calendário dos jogos da fase de grupos. Devido a Copa do Mundo no Catar, que será realizada no mês de novembro, as seis rodadas serão realizadas em um período de apenas nove semanas.

As datas das rodadas da fase de grupo foram divulgadas. A primeira acontecerá nos dias 6 e 7 de setembro, a segunda nos dias 13 e 14 de setembro, a terceira rodada acontece nos dias 4 e 5 de outubro, a quarta rodada será realizada nos dias 11 e 12 de outubro, a quinta vai ser dia 25 e 26 de outubro e a última vai ser nos dias 1 e 2 de novembro.

O sorteio das oitavas de final será realizado no dia 7 de novembro. E os jogos de ida das oitavas estão programadas para os dias 14/15/21/22 de fevereiro, já os da volta estão para os dias 7/8/14/15 de março de 2023. Os jogos das quartas para os dias 11/12 e 18/19 de abril. As partidas das semifinais para os dias 9/10 e 16/17 de maio. E a final está programada para o dia 10 de junho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »