Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2022 às 12h35min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h16min

'Rensga Hits!': música, humor e coração

Conheça a série inspirada em Marília Mendonça

Larissa Varjão - editado por David Cardoso
Banner da série. (Foto: Divulgação/ Globoplay).
Estreada em 04 de agosto, a série “Rensga Hits” tem Alice Wegmann como a protagonista “Raissa Medeiros”, uma jovem do interior que descobre a traição do noivo e no dia do seu casamento, no altar, desiste de tudo e vai para Goiânia em busca do seu sonho de ser cantora e viver da música. Porém, Raíssa não contava com as situações que iria ter que lidar a partir dali. “As mulheres ganharam muita força no universo sertanejo, e ganham cada vez mais. Então é muito significativo contar essas histórias nesse momento. Tem muita coisa na série: muita risada, muito chororô, tem de tudo que você possa imaginar”, conta Alice.
 
A produção além de focar nas mulheres e no feminejo, aborda afundo as características brasileiras e também assuntos importantes como o feminismo e o enfrentamento à cultura machista; a homofobia; e o papel da mulher no mercado de trabalho.
O cenário em que se passa a trama é a disputa que existe entre duas casas de composição rivais: a Rensga Hits!, comandada por Marlene (Deborah Secco); e a Joia Maravilha Records, liderada por Helena Maravilha (Fabiana Karla). As duas empreendedoras brigam pela liderança no mercado e pelos mais promissores talentos da música goiana. “Muitas mulheres precisam das suas vozes amplificadas e eu acho que o meu personagem amplifica muitas vozes femininas. A Helena Maravilha é uma potência. Ela é uma mulher que fecha negócio, ela é dona da vida dela, ela faz o que ela quer e eu acho que isso é muito bom para a gente disparar esses gatilhos em outras mulheres; mostrar que elas podem ser o que elas quiserem”, afirma Fabiana Karla.
 
Diretamente do mundo sertanejo para ‘Rensga Hits!’, também participam da série Naiara Azevedo, Gali Galó, Gabeu e Rafa Kalimann, que estreou como atriz e interpreta a influenciadora digital Paloma, uma top celebridade em Goiás. O elenco de ‘Rensga Hits!’ teve meses de ensaios e preparação vocal e instrumental até o início das gravações, tanto das cenas da série como das músicas originais em estúdio. Com isso, o elenco ficou três meses em Goiânia para gravar o projeto.
Mas o que é ‘Rensga’?
 
“‘Rensga' é mais popularmente usada no estado de Goiás, em Goiânia, mas você também pode ouvir no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. É uma expressão de espanto, alegria, choque ou susto. Se fosse comparar seria mais ou menos como o 'sinistro' do carioca. Ela vai da mais pura surpresa e alegria até um f*deu", explica Renata Corrêa, roteirista da série.
 
Na série, Rensga Hits! também é o nome da casa de composição de Marlene (Deborah Secco), que disputa com Helena Maravilha (Fabiana Karla), da Joia Maravilha Records, novos hits e artistas. As casas de composição são lugares bastante comuns em Goiânia e funcionam como verdadeiras fábricas de músicas.
 
Inspiração em Marília Mendonça
 
De acordo com o G1, as atrizes Alice Wegmann, Deborah Secco e Fabiana Karla contam que se inspiraram na cantora Marília Mendonça durante as gravações.
 
“Todas nós do elenco tivemos a Marília como grande referência. Eu ouvia Marília 24 horas por dia, ficava copiando o jeito dela", disse Deborah.
 
"Eu acho que ela moveu muito a nossa história desde o início, inclusive, para pegar o sotaque, era ela que eu estudava. Eu estava todos os dias nas redes sociais dela para tentar ouvir mais um pouquinho e tentar entender como ela falava", disse Alice.
 
"Eu acho que ela foi a precursora desse projeto. Acho que todo mundo se inspirou muito nela para trazer esse projeto à tona", disse Fabiana.
 
‘Rensga Hits!’ é uma série Original Globoplay produzida pela Glaz Entretenimento com criação de Carolina Alckmin e Denis Nielsen, roteiros de Bia Crespo, Nathalia Cruz, Otavio Chamorro, Renata Corrêa e Victor Rodrigues. A produção conta com oito episódios.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »