Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/09/2022 às 01h07min - Atualizada em 29/08/2022 às 15h02min

Livros que ganharam adaptações para filmes e séries em 2022

Moeisha Bastos - Revisado por Flavia Sousa
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/ Blog Ead Plataforma)

As adaptações literárias estão em toda parte sejam elas nas plataformas de streaming ou nas telas dos cinemas. Mas a princípio o que é uma adaptação? Adaptações nada mais são do que releituras de obras originais para a realização de um filme, série, peça de teatro ou até mesmo uma novela.

Elas certamente sempre existiram, porém foi só no começo dos anos 90 que as adaptações se popularizaram e começaram a ganhar certo destaque, chamando atenção dos grandes produtores. Mas isso só após os grandes roteiros originais de Hollywood começarem a ficar escassos. Antes disso, não era tão comum ver uma obra adaptada para a tela dos cinemas.

Nos dias de hoje é muito comum ver livros, mangás, ou HQ’S virando séries ou filmes. Principalmente com as indústrias investindo cada vez mais nessas produções. Chamando a atenção não só dos fãs da obra original como também de novos fãs.

Com o sucesso é o crescimento das grande plataformas de streaming como Netflix e Amazon prime. O número de adaptações tem crescido consideravelmente bem, fazendo com que ocupem o lugar nos Top 10 dos streamings.

Uma prova disso é a série “O verão que mudou minha vida” uma produção original Amazon prime, que é uma adaptação do livro best seller da autora Jenny Han. A série ficou semanas no Top dez da plataforma e foi muito bem recebida pelo público. Agradando não só os fãs do livro como também as pessoas que passaram a conhecer a obra depois da adaptação.


LEIA MAIS: O Verão Que Mudou Minha Vida: Nova série queridinha do Amazon Prime Video
 

Em 2022 tivemos varíos lançamentos de obras adaptadas, fazendo sucesso nas plataformas de streaming e nos cinemas. Com isso separamos algumas adaptações que foram ou ainda vão ser lançadas esse ano.

Heastopper
Inspirado no romance gráfico de Alice Oseamn. A série original Netflix acompanha a vida de Charlie um garoto gay, que acabou de sair de um relacionamento complicado. Nesse contexto ele acaba conhecendo Nick, um garoto popular da escola. A partir daí eles acabam descobrindo que que são mais do que apenas amigos e precisam lidar com a dificuldades da vida escolar e amorosa. A temporada completa da série já está disponível no catálogo da Netflix.

Trailer oficial de 'Heastopper'. (Reprodução: Netflix Brasil - Youtube)

Escola do bem e mal
Escola do bem e mal é o próximo filme original Netflix, que foi baseado na série de livros da autora Soman Chainami. O longa segue as aventuras de Sophie e Agatha duas melhores amigas que são sequestradas e levadas para a escola do bem e mal. O elenco conta com nomes como, Charlie Theron, Cate Blanchett, Kerry Washington e Sofia Wylie que é uma das protagonista de High School musical: The musical: The serie. Escola do bem e do mal estreia dia 21 de outubro na Netflix.

Trailer oficial de 'Escola do bem e mal'. (Reprodução: Netflix Brasil - Youtube)

De volta aos quinze
O livro nacional da autora Bruna Vieira virou uma série original Netflix. De volta aos 15 estreiou em fevereiro desse ano, e tem como protagonistas, a atriz Camila Querioz que ficou conhecida após protagonizar a série Verdades secretas da rede globo. E a atriz e apresentadora Maísa Silva. A série conta a história de Anita uma mulher insatisfeita com sua vida que ganha a chance de voltar a ter 15 anos novamente. Revivendo seus dias da escola e fazendo novas escolhas.


Trailer oficial de 'De volta aos quinze'. (Reprodução: Netflix Brasil - Youtube)

Um lugar bem longe daqui
O longa é baseado no livro da autora Delia Owens, e já está em cartaz nos cinemas. O filme acompanha duas linhas temporais. A primeira conta a história da Kya interpretada pela atriz Daisy Edgar-Jones, Kaya vive isolada em uma pegada cidade na Carolina do norte. E a segunda fala sobre a investigação de um assassinato de uma figura local na cidade de Barkely Cove.

Trailer oficial de 'Um lugar bem longe daqui'. (Reprodução: Ingresso.com - Youtube)

Daisy Jones & The Six
O best seller Taylor Jenkins Reid que conta a história de uma banda de rock fictícia, vai virar uma série original Amazon Prime. As gravações começaram em setembro de 2021 e conta com com nomes de Ryle keough e Sam Claffin de “Como eu era antes de você”. Estima-se que a série chegue ainda esse ano na Amazon prime.


 

Postagem feita pela atriz Riley Keough em setembro de 2021 (Reprodução: @rileykeough - Instagram)

My policeman
Ambientado na década de 50 o livro da autora Bethan Roberts vai virar um filme, que será protagonizado pelo cantor, e agora ator Harry Styles. O longa vai mostrar o romance proibido entre o policial Tom, vivido por Harry, e o jovem Patrick, vídeo pelo ator David Dawson. Em uma época em que a homossexualidade ainda era considerada crime. O filme estreia dia 21 de outubro no Amazon prime vídeo.

Trailer oficial de 'My Policeman'. (Reprodução: Prime Video Brasil - Youtube)

Iluminada
A série da Apple Tv+ iluminada que leva o mesmo nome do livro da autora Lauren Beukes, conta a história de um assassino que viaja do tempo para matar mulheres. A história se divide entre idas e vindas no tempo, enquanto os protagonistas da série vividos pelos atores Elisabeth Moss e Wagner Moura, tentam descobrir as motivações por trás dos crimes. A série está disponível desde Abril no catálogo da Apple Tv.

  Trailer oficial de 'Iluminada'. (Reprodução: Apple Brasil - Youtube)

Esses são só algumas das grandes adaptações literárias que estrearam esse ano. Ainda tem muitas novidades disponível e outras que ainda estão chegando nos cinemas e nas plataforma de streaming.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »