Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/10/2022 às 21h49min - Atualizada em 02/10/2022 às 21h36min

God of War Ragnarok: Último jogo da franquia dentro da saga nórdica

Confira tudo que você precisa saber sobre o novo game

Larissa Oliveira - Editado por Marcela Câmara
Apesar dos rumores sobre um novo adiamento na estreia, a Santa Monica Studio confirmou que um dos jogos mais aguardados deste ano será lançado no dia 09 de novembro. God of War Ragnarok, sequência do game de 2018, será exclusivo para Playstation 4 (PS4) e Playstation 5 (PS5). Por enquanto, ainda não há informações sobre uma versão para PC.
 
O primeiro adiamento do jogo ocorreu em 2021, durante a pandemia da Covid-19. O principal motivo foi a saúde do ator Christopher Judge, atual dublador de Kratos. Ele precisou passar por uma série de cirurgias e um processo de reabilitação. Por isso, a desenvolvedora do game decidiu esperar a recuperação do ator para prosseguir.
 
Mas em breve, os fãs verão o retorno de Kratos e Atreus na última aventura da mitologia nórdica. Além de novos deuses e locais, o game promete eventos catastróficos. O próprio nome Ragnarok já indica o que se pode esperar da história do novo jogo. Além disso, a relação entre pai e filho também estará em foco.
 
Confira abaixo o novo trailer de God of War Ragnarok:
 
 
RAGNAROK
“Consumação dos destinos dos poderes supremos”. Essa é a tradução do termo da mitologia nórdica. Segundo a crença dos povos vikings, o Ragnarok se refere a uma sucessão de eventos catastróficos que levariam ao fim do universo e à destruição de seus deuses. 
 
O Fimbulwinter é o fenômeno que precede os eventos do Ragnarok. Trata-se de um longo ciclo de três invernos rigorosos com geadas terríveis. Nas primeiras cenas do trailer, os cenários dominados pela neve representam justamente esse momento que antecede o caos. 
O que determina o começo do Ragnarok, na crença nórdica, é o Sol e a Lua serem devorados pelos lobos Skoll e Hati. Isso é o que gera instabilidade em todos os nove reinos. Na mitologia, o gigante lobo Fenrir é pai dos dois lobos e um dos três filhos de Loki. 
 
Além dele, Hela, a deusa do submundo, e a serpente Jörmungandr, que engloba Midgard, também são filhos do deus nórdico com a gigante Angrboda. Vale lembrar que no jogo anterior de 2018, foi revelado que Atreus é Loki. Na penúltima cena do trailer, inclusive, é possível vê-lo atirando uma flecha no Sol e o lobo Skoll indo atrás. Possivelmente, esse será o momento do jogo que marcará o início do Ragnarok.
Durante o Ragnarok, Loki, seus três filhos, os gigantes de gelo e os gigantes de fogo travariam uma batalha contra os deuses nórdicos e as valquírias em Asgard. Surtur, líder dos gigantes de fogo, destruiria a Bifrost, a ponte que liga Midgard a Asgard.
 
Após o Ragnarok, o universo seria destruído e todos os deuses seriam mortos. Depois, um novo universo surgiria. Ele seria povoado por um casal de humanos sobreviventes e governado por deuses renascidos. 
 
HISTÓRIA
Ambientado alguns anos após os acontecimentos de God of War de 2018, a história da sequência terá Atreus mais crescido. Ele provavelmente desvendará as pistas que possivelmente sua mãe Faye deixou. No começo do trailer, ele afirma “Todo mundo tem segredos”. Com isso, ele se refere à própria mãe, que escondeu que era uma gigante, quem ele realmente é e qual será o seu futuro. 
Em seguida, Atreus diz que "Às vezes, esse é o único jeito de proteger quem a gente ama”. Aparentemente, ele também se refere a Kratos, pois seu pai também escondeu o passado do filho. Portanto, o começo do jogo deve ser marcado por uma enorme vontade de Atreus buscar conhecimento sobre si, sobre a profecia de Loki e sobre qual será o seu papel dentro do Ragnarok. 
 
O trailer também mostra Kratos libertando o gigante Tyr, que logo chama o Fantasma de Esparta de “matador de deuses”. Tyr é o deus da guerra na mitologia nórdica, mas sempre prezou pela paz. Ele, inclusive, também é conhecido como O Viajante. O gigante deve acompanhar Kratos e Atreus durante uma boa parte do game. Após ser liberto, Tyr deve ter aceitado ajudá-los na jornada de tentar parar o Ragnarok.
Posteriormente, o trailer mostra Odin aparecendo na porta do pai e do filho. Em seguida, ele questiona “Você não quer guerra, quer Kratos? Todo esse sangue nas suas mãos, nas mãos do seu filho.” É possível que o deus nórdico queira propor uma trégua ou formar uma aliança, pois ele também deseja parar o Ragnarok.
 
Mais adiante no trailer, Kratos questiona o que o filho não está contando para ele. Atreus responde que não pode falar, mas que o pai deve confiar nele. Em seguida, Atreus se mostra preocupado com a segurança do pai, mas Kratos afirma que não precisa da proteção dele e diz “A morte pode me levar quando chegar a hora”. Isso mostra que ele não se importa com a própria morte, desde que o filho esteja seguro.
 
Não dá pra descartar a possibilidade de Kratos morrer durante o novo jogo. Porém, é quase inimaginável um God of War sem o Fantasma de Esparta. Portanto, caso ele morra, é bem provável que ele renasça de alguma forma, seja através do Rio das Almas ou de Valhalla. Existe inclusive a possibilidade dele retornar à vida por meio de uma viagem no tempo, igual em God of War 2. 
O trailer dá a entender que Kratos e Atreus terão algumas discussões durante a jornada. A relação dos dois será mais profunda no novo game. Atreus vai descobrindo seu passado, quem ele é durante o tempo do jogo e qual o seu futuro, mas não informa o pai sobre nada. Kratos, por sua vez, deseja impedir que o filho tenha os mesmos sofrimentos que já teve quando enfrentou os deuses gregos. 
 
Enquanto viajam pelos nove reinos, pai e filho também terão que lidar com as consequências das suas aventuras do jogo anterior. Na nova jornada, eles explorarão paisagens míticas e impressionantes e lutarão com os inimigos que fizeram na última história. Kratos e Atreus terão que enfrentar a ira de Freya, por terem matado o filho dela.
Em uma cena do trailer, Atreus é preso em uma das magias da Freya e aparece sendo enforcado por um cipó. Neste frame, Freya pega com a espada a ponta da Flecha de Visco que Atreus estava usando como colar e sua expressão muda. Pode ser que ela desista de sua vingança ou então fique ainda mais brava. 
 
Em seguida, o trailer revela que também haverá uma batalha contra as Valquírias Mist e Hrist. Elas chamam Kratos de “falso deus” e afirmam que estão lutando em nome do pai de todos, Odin. Isso é um pouco estranho, já que todas as valquírias do jogo anterior não gostavam do deus nórdico, pois foi ele quem as aprisionou. O motivo desse apoio, portanto, deve ser explicado no novo game.
O trailer mostra que haverá bem mais inimigos que no jogo passado. Muitos monstros e criaturas aparecerão no caminho de Kratos e Atreus. Enquanto as cenas de lutas estão rolando, a voz de Odin retorna.  “O que você sabe sobre ser um deus? Alguém já venerou você na sua vida? Já rezou pra você? Consegue imaginar esse tipo de adoração? Não! Você só consegue ligar pra si mesmo. Pro monstro que mata sem nenhum motivo.”
 
As cenas seguintes podem contradizer a fala do deus nórdico. É evidente a preocupação que Kratos tem com Atreus e ele aparece salvando o filho várias vezes. Além disso, Kratos também é visto carregando uma pessoa nos ombros, enquanto corre de alguma coisa ou alguém. Apesar de ainda ser violento, o Fantasma de Esparta já não é mais tão brutal e sanguinário como nos primeiros jogos da franquia.
 
Uma das cenas mais bonitas do jogo é quando Kratos e Atreus estão ao lado dos lobos Skoll e Hati. Os quatro observam um eclipse solar no céu e Atreus logo atira uma flecha em direção ao Sol. Imediatamente, Skoll começa a perseguir o Sol. Conforme foi dito anteriormente, esse deve ser o começo do Ragnarok. Mas por que eles dariam início ao evento catastrófico que eles mesmo disseram que querem interromper? Provavelmente, essa resposta só será obtida com o lançamento do jogo.
Entre vários cenários místicos e impressionantes, é possível ver a aparição de uma sereia e uma água viva gigante. Quem são essas criaturas, não é possível saber. As informações que existem não passam de rumores e teorias. 
 
A cena final do trailer é a mais épica, pois retrata o momento mais aguardado pelos fãs de God of War. A luta de Kratos contra Thor no Lago dos Nove promete ser uma das batalhas mais emocionantes de toda a franquia. No trailer, Kratos joga o Machado Leviatã em direção ao Thor. Ao mesmo tempo, o deus nórdico também joga o Mjolnir. As duas armas se chocam e todo o gelo abaixo dos dois se quebra. 
Esse duelo épico provavelmente ocorrerá no começo do game. No final do jogo passado, Thor apareceu na casa do Kratos e é lá que God of War Ragnarok deve começar. A luta será tão impressionante que se estenderá até o Lago dos Nove. Devido à absurda força dos dois, o gelo do lago deve se quebrar e talvez a serpente Jörmungandr se descongele e ajude Kratos a derrotar o Deus do Trovão. 
 
Apesar do trailer revelar bastante sobre o novo jogo, os desenvolvedores afirmaram que os fãs ainda não viram nada. Segundo eles, o que revelaram até agora é apenas a ponta do iceberg. Portanto, o novo game promete muitas surpresas. A última fala de Kratos no trailer já dá indícios disso. “O destino surpreende se você deixar. Nós vamos fazer o nosso destino!”.
 
CENÁRIOS
Finalmente, os jogadores poderão conhecer e explorar todos os nove reinos. Anteriormente, apenas seis deles estavam disponíveis. Agora, os mundos de Vanaheim, Svartalfheim e Asgard também poderão ser visitados. Além disso, os seis reinos já disponíveis no jogo antecessor agora terão áreas que não tinham sido vistas. Os produtores garantem que o novo game terá os locais mais belos e misteriosos de toda a franquia.

GAMEPLAY
A produção do game revelou que haverá maiores níveis de agressão e letalidade nas dificuldades maiores. Aparentemente, o novo sistema de combate promete ir além que o do jogo anterior. O gameplay, portanto, promete manter a base do antecessor, mas aumentar as escolhas do jogador nos combates. Dessa forma, haverá mais mecânicas de combos, domínio de elementos e estratégias defensivas.

NOVAS HABILIDADES
Atreus e Kratos terão seus mesmos instrumentos de guerra do jogo anterior, porém com novos poderes e habilidades. Com o Machado Leviatã, a nova habilidade Frost Awaken permitirá congelar os inimigos. Com as Lâminas do Caos, a nova habilidade Whiplash causará dano ao queimar os adversários. 
Com o Escudo Guardião, as novas habilidades são Dauntless Shield e Stonewall Shield. A primeira permitirá atordoar os inimigos e realizar contra-ataques ao defender golpes na hora certa. Já a segunda será capaz de absorver mais dano e depois desencadeá-lo como um ataque contra inimigos. 
 
Atreus também teve suas habilidades de arquearia aprimoradas para desferir novos ataques poderosos com o Arco de Garra. Ele se tornou um companheiro de combate valioso, pois desenvolveu novas habilidades de Invocação Rúnica. 
 
 
MONTEIRO, Rafael. God of War: Ragnarok: o que se sabe até agora sobre o jogo para PS4 e PS5. TechTudo, 2022. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2022/09/god-of-war-ragnarok-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-jogo-para-ps4-e-ps5.ghtml. Acesso em 27 de setembro de 2022.

GARCIA, Tayná. Tudo o que você precisa saber sobre God of War Ragnarok. Jovem Nerd, 2022. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/god-of-war-ragn
 
SCALON, Lucas. God of War Ragnarok: 75 revelações incríveis & intrigrantes no novo trailer épico. YouTube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wmTLOXQW6x0. Acesso em 27 de setembro de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »