Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2019 às 20h34min - Atualizada em 11/07/2019 às 20h34min

Auto Chess: Novo modo de jogo que combina MOBA com xadrez é um sucesso

Novo estilo de jogo que chegou para ser totalmente inovador

Emmyly Melo - Editado por Caroline Gonçalves
Reprodução/Auto Chess
O modo de jogo Auto Chess foi lançado em janeiro deste ano, sendo um mod de Dota 2 e desenvolvido pelo Drodo Studio. O estilo surgiu com Dota Auto Chess, mas desde o seu lançamento até agora, outros jogos já fizeram adaptações, tal como League of Legends, com o modo Teamfight Tactics e Dota Underlords, da Valve Software.

Auto Chess tem o gênero autobattler, que traduzindo é batalha automática, ou seja, você escolhe os heróis, posiciona no lugar desejado e eles vão batalhar automaticamente com o adversário. Mas o que mais surpreende é a forma de que o jogo mistura vários modos de jogo em apenas um só, por exemplo, o próprio termo Auto chess significa xadrez automático, o que já inclui o xadrez como um dos jogos da mistura para o Auto Chess. Juntando o MOBA: com os heróis/campeões e o xadrez: com a estratégia e tabuleiro, surgiu este jogo.

Em entrevista com jogadores de Auto Chess, eles afirmam que o que mais atrai nesse modo de jogo é o estilo do jogo, como: o visual, a jogabilidade e o balanceamento entre os outros tipos de jogos. “Totalmente diferente de qualquer outro jogo de estratégia”, disse um dos jogadores. Quando pergunto qual o motivo que eles acreditam de ter viralizado tão rápido, algo em comum em todas as respostas foi a estratégia. A liberdade do jogador de montar suas próprias estratégias únicas e fazer cada batalha dinâmica ajudou bastante aos jogadores a se interessar cada vez mais pelo Auto Chess. A estratégia é a alma do negócio!

Quando perguntados sobre o tutorial, os jogadores disseram ser bom, mas que poderia melhorar. E em relação ao jogo unir vários modos de jogos, os jogadores de Auto Chess disseram: “Acho que é algo que a comunidade gamer estava precisando. não se torna algo repetitivo, é algo bem inovador e tem que futuro.”.

Sete meses depois, Auto Chess já se tornou um jogo independente de Dota 2. Atualmente, Auto Chess tem quase 200 mil seguidores na Twitch TV e soma mais de 4 milhões de avaliações na Steam, com a maioria positivas, sem contar que segundo a consultoria Newzoo, ele já contava com mais de 7 milhões de downloads e picos de até 300 mil jogadores simultâneos, o que o colocaria entre os principais games da plataforma.
E um modo de jogo com tanto sucesso não poderia ficar sem um torneio, não é mesmo? O TFT (Teamfight Tactics) será protagonista de sua primeira competição oficial na Twitch Rivals, torneio online na plataforma Twitch TV. O campeonato começa no dia 17 de julho, terá dois dias de duração e contará com 64 jogadores divididos em dois grupos. Então, já começou a jogar Auto Chess?

REFERÊNCIAS:

TECHTUDO. 
O que é 'Auto Chess'? Entenda modo de jogo que surgiu dos MOBAs.
Disponível em: <
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/06/o-que-e-auto-chess-entenda-modo-de-jogo-que-surgiu-dos-mobas.ghtml>. Acesso em: 9 de julho de 2019.

UOL.Só se fala em "Auto Chess": o xadrez de "Dota 2" que está virando tendência.
Disponível em: <https://start.uol.com.br/ultimas-noticias/2019/06/23/como-auto-chess-virou-uma-febre-e-despertou-atencao-de-gigantes-dos-games.htm>. Acesso em 9 de julho de 2019.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »