Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/07/2019 às 00h47min - Atualizada em 12/07/2019 às 00h47min

Vida e Obras de Agatha Christie

Adriana de Sousa - Editado por Socorro Moura
www.ebiografia.com www.taglivros.com www.lpm-agathachristie.com.br www.wikipedia.com
blogaventuraliteraria

Agatha Christie nasceu em Torquay, condato de Devonchiri na Inglaterra, em 15 de setembro de 1890. Foi a maior escritora policial de todos os tempos. Segundo o site ebiografia, seu nome completo era Agatha Mary Clarissa Miller, filha do americano Frederick Miller e a inglesa Clara. A Rainha do Crime (como é conhecida) estudou com professores particulares em casa. Por ter vindo de uma família rica, também teve aulas de canto e piano. Passou parte da sua juventude escrevendo. Casou-se em 1914 com o piloto Archibald Christie, do qual levou seu sobrenome.

Seu primeiro livro foi '' O misterioso caso de Styles'' que nasceu de um desafio lançado pela irmã Madge. Uma obra policial em que surge pela primeira vez o famoso detetive belga Hercule Poirot. Porém, o livro foi publicado somente em 1920 e além dele, criou os personagens Miss Marple e Tommy e Tuppence Beresford. De acordo com o site Wikipedia, em 1926, o marido de Agatha assume seu amor por outra mulher e pede o divórcio. Por este motivo,  a autora abandona a casa e desaparece. Foi encontrada somente 11 dias depois pela polícia.

Houve especulações sobre seu desaparecimento: informantes disseram que ela teve amnésia. Entretanto, muitos acreditavam que era apenas um golpe publicitário para o aumento das vendas dos seus livros. Após esse episódio e o divórcio, casou-se novamente com o arqueólogo Leonard Woolley, com quem viajou muito e voltou a escrever novamante. Encontra-se no Guinness Book of World Records como a autora mais vendida do mundo. Faleceu devido uma pneumonia em Wallingford, Inglaterra, em 12 de janeiro de 1976.

No site Tag Livros, encontra-se uma lista com o top 10 dos livros mais vendidos de Agatha Christie. São eles:

  1. ​ E não sobrou nenhum (1939)

  2. Assassinato no Expresso do Oriente (1934)

  3. O assassinato de Roger Ackroyd (1926)

  4. Morte no Nilo (1937)

  5. Os crimes ABC (1936)

  6. Convite para um homicídio (1950)

  7. Testemunha ocular do crime (1957)

  8. Morte na praia (1941)

  9. Os cinco porquinhos (1942)

  10. Cai o pano - O último caso de Hercule Poirot (1975)
     

Também escreveu Punição para a inocência, O adversário secreto, O homem do terno marrom, Noite sem fim, dentre muitos outros. O site L&PM-agathachristie destaca várias curisosidades sobre sua vida, como por exemplo: um de seus livros favoritos era A casa torta (1949). E por fim, o legado da autora é o que faz milhares de leitores de todo o mundo lerem suas obras até os dias atuais.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »