Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/10/2022 às 10h02min - Atualizada em 24/10/2022 às 00h39min

Os melhores filmes e séries de terror para você assistir no Halloween

Moeisha Bastos - Revisado por Flavia Sousa
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/ BBC News Brasil)

Halloween ou dia das bruxas é uma celebração tradicional norte-americana, que com o passar dos anos foi adotada por diversos países. O evento acontece anualmente no dia 31 de outubro. Para celebrar a data as pessoas fazem festas e se fantasiam de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados. Nos países de língua inglesa, as crianças se fantasiam de seus personagens favoritos e vão de casa em casa, pedindo por doces através da pergunta “trick or treat?” que na tradução para o português é "gostosuras ou travessuras". 

 

Como o Halloween surgiu?

 

Pesquisadores apontam que o feriado surgiu através de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as ilhas britânicas. O festival era conhecido como "samhain" e celebrava os mortos, a passagem de ano, e a aproximação do inverno. O Samhain era realizado todos os anos entre 31 de outubro e 1º de novembro, que eram os períodos mais importantes do calendário celta.

 

Os celtas acreditavam que durante o "samhain" as barreiras entre os mundo dos vivos e dos mortos, deixavam de existir. Sendo assim, os mortos que estavam peregrinando pela terra poderiam seguir para seus destinos finais. Para celebrar eles enchiam suas vilas de fogueiras com o intuito de iluminar o caminho daqueles mortos, para que pudessem encontrar seus destinos. Também era realizada uma grande festa como forma de homenagear seus mortos e de celebrar as colheitas que os sustentariam durante o inverno. 

 

O Halloween surgiu durante algum momento entre os séculos XIV e XVIII, por meio de uma fusão dos elementos da religião dos celtas, com o cristianismo. Quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas, os cristãos impregnaram seus costumes nas tradições populares dos celtas. Na época, a igreja ressignificou elementos e práticas dessa cultura, transformando-as em cristãs.

A Igreja possuía uma festa conhecida como Dia de Todos os Santos, comemorada em maio. Que era realizada com o objetivo de eliminar os espíritos malignos. No século VIII, o papa Gregório III decidiu transferi-la para 1º de novembro, e o papa Gregório IV oficializou essa data para toda a Igreja. Nas Ilhas Britânicas as datas 31 de outubro, 1º de novembro e 2 de novembro, contribuíram para a celebração aos mortos. O nome Halloween surgiu do Dia de Todos os Santos ou All Hallows’ Eve. A contração dessa expressão em inglês resultou no termo Halloween.


LEIA MAIS: Halloween: da celebração a deuses Samhain ao famoso gostosuras ou travessuras

A comemoração chegou nos Estados Unidos através da imigração dos irlandeses no século XIX. Os americanos começaram a absorver práticas tradicionais dos britânicos e o Halloween começou a ganhar importância nos EUA. Atualmente o feriado é uma das comemorações mais importantes para os americanos. 
 

Aqui no Brasil, o Halloween se popularizou durante o século XX e ganhou força nas últimas décadas, principalmente por conta da internet. Aqui adultos realizam festas e se fantasiam, assim como as crianças que geralmente comemoram nas suas escolas onde acontecem pequenas comemorações. Durante as celebrações assustadoras os fãs do feriado gostam de maratonar filmes e séries de terror ou suspense. 

 

Agora que você já se familiarizou com o feriado, confira alguns filmes e séries e filmes para assistir no Halloween que provavelmente não vão te deixar dormir à noite. 

 

A ENTIDADE

Trailer oficial de 'A Entidade'. (Reprodução: Veja São Paulo - Youtube)

Um autor de romances criminais encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes, que parecem ter sido cometidos por um assassino em série, e decide investigar. Durante suas descobertas ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna. 

 

O filme está disponível no Telecine e no Prime video.

 

AMERICAN HORROR STORY

Trailer oficial de 'American horror story'. (Reprodução: Rotten Tomatoes TV - Youtube)

A primeira temporada da série gira em torno de uma família que se muda de Boston para Los Angeles com o objetivo de resolver alguns problemas do passado. O que a família não imagina é que a casa escolhida como nova moradia é assombrada por criaturas demoníacas que querem os devorar. 

 

A série conta com 11 temporadas e está disponível no Starplus.

 

UM LUGAR SILENCIOSO 

Trailer oficial de 'Um lugar silensioso'. (Reprodução: Paramount Brasil - Youtube)

Uma família do meio-oeste dos Estados Unidos é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora e para se salvarem eles precisam permanecer em silêncio absoluto. Eles correm muito perigo caso haja qualquer percepção do som. 
 

O filme fez tanto sucesso que em 2020 ganhou uma parte dois, Um Lugar Silencioso 1 e 2 estão disponíveis no Telecine e no Prime video.

A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL

Trailer oficial de 'A maldição na residência Hill'. (Reprodução: TV Vampire - Youtube)


Cinco irmãos são obrigados a retornarem ao seu antigo lar mansão Hill, a casa mais assustadora dos EUA. Agora adultos eles são forçados a confrontar os fantasmas do passado, após o suicídio da irmã mais nova. 

 

A série é uma produção original netflix baseada no livro de 1959 do mesmo nome do autor Shirley Jackson. Todas as 2 temporadas da série estão disponíveis no catálogo da Netflix. 

INVOCAÇÃO DO MAL

Trailer oficial de 'Invocação do mal'. (Reprodução: Waner Bros. Pictures Brasil - Youtube)


O Primeiro filme conta a história de uma família que se muda para uma nova casa, estranhos acontecimentos começam a acontecer. Preocupados com os acontecimentos, eles decidem chamar um famoso casal de investigadores paranormais, que descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali, eles precisam descobrir o porquê daquilo tudo estar acontecendo com os membros daquela família. Quando o passado começa a revelar eles descobrem uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades. 

O filme está disponível na HBO MAX e no Prime video.

 

DESALMA 

Trailer oficial de 'Desalma'. (Reprodução: Globo play - Youtube)

A série nacional se passa em 1988 centrando no desaparecimento de uma jovem,  durante a tradicional festa de Ivana Kupalaque, sumiço da garota choca a população da pequena cidade chamada Brígida, que decide banir a festa do calendário. 30 anos após o acontecimento os moradores se preparam para trazer a celebração de volta, mas eventos enigmáticos passam a acontecer.
 

A série é uma produção original Globoplay e conta com duas temporadas, ambas estão disponíveis no Globoplay.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »