Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/12/2022 às 14h41min - Atualizada em 15/12/2022 às 14h02min

6 vezes que a política falou por meio da moda

No Brasil, as cores das roupas são as principais aliadas aos dicursos políticos e ideológicos

Uandyléia Dias - labdicasjornalismo.com
Wilson Dias/Agência Brasil

 

Em 2016, ao ser afastada do seu cargo por meio de impeachment, Dilma Rousseff usou uma blusa vermelha ao deixar o Palácio da Alvorada. Seis anos depois, a ex-presidente utilizou a mesma peça no discurso de vitória do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. 

 

A escolha de Rousseff revela o óbvio: moda e política se misturam, passando pela escolha do que vestir e desaguando nas políticas públicas desse setor. Porém, a verdade é que nem sempre essa revelação é explícita ou defendida pelos protagonistas do mercado: stylists, influenciadores, comunicadores ou marcas.
 

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, também demonstrou que a moda é usada para fazer discursos. A escolha dela por um look roxo na cerimônia de posse do cargo em janeiro de 2021, fez uma referência a Shirley Chisholm, a primeira mulher negra a se candidatar à presidência norte-americana, que normalmente optava por essa cor. 
 

Ainda na mesma ocasião, Kamala usou um colar de pérolas em homenagem a Alpha Kappha Alpha, a primeira irmandade afro-americana com letras gregas, fundada pelas chamadas Vinte Pérolas, em 1908.
 

Na moda, a opção por cores emblemáticas em roupas tem haver com o desejo pelo reforço de uma posição, como no caso de Emmeline Pethick-Lawrence, uma das lideranças do sufrágio feminino e do Votes for Women. Ela passou a usar cores como roxo, verde e branco como símbolo do movimento. Vale destacar que esse é um dos motivos pelo qual, atualmente, é comum os democratas nos EUA usarem roupas brancas. 


A exemplo disso temos o look de Alexandria Ocasio-Cortez no dia de sua posse como congressista, em janeiro de 2019.  Ela destacou que a escolha do vestido branco foi feita com a intenção de homenagear as mulheres que abriram o caminho antes dela, e por aquelas que ainda estão por vir, "de sufragistas a Shirley Chisholm"

 

O uso de roupas para reafirmar um posicionamento, ideologia, cultura ou opinião é bastante usado no mundo político. As cores sempre comunicam. Para a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, o estilo das roupas é uma maneira de ressaltar sua herança cultural.

 

 

 

 

Imagem : Reprodução/Twitter
 

Nascida na costa do Pacífico colombiano, ela foi vítima da migração forçada por conta dos conflitos no território. Hoje, ela faz questão de usar as estampas coloridas como uma maneira de valorizar e homenagear a cultura afro-colombiana.  


A relação entre moda e política é extremamente direta e clara. Afinal, a moda acompanha e reflete as mudanças sociais presentes em nosso meio, sendo um reflexo da sociedade, podendo revelar dias sombrios e figuras de intenções questionáveis. 


O Icónico líder e revolucionário contra o apertheid africano, Nelson Mandela, também se destacou ao usar a moda como uma maneira de se manifestar. O ex-presidente da África do Sul, criou um estilo próprio na hora de se vestir, durante o seu mandato, de 1994 a 1999.
 

Mandela substituiu ternos engessados e roupas formais por camisetas largas e estampadas com uma técnica de tingimento em tecido artesanal, que consiste em aplicar várias camadas de cera sobre um mesmo tecido,  conhecida como batik. O estilo fez tanto sucesso que as peças ficaram conhecidas como Madiba Shirts.

 

Através de sua vestimenta, Mandela deixou claro que seu desejo era fortalecer e ressaltar os criadores do seu país e continente, tendo como seu alfaiate Yusuf Surtee.

 

Por isso, é importante se atentar à moda que consumimos. Afinal, a moda acompanha e reflete as mudanças sociais presentes em nosso meio, e desde o século passado a moda se tornou um reflexo da sociedade e dos tempos, podendo revelar dias sombrios e figuras de intenções questionáveis. Cabe a você, consumidor ou apreciador da moda, observar quais são as marcas alinhadas aos seus ideais, e o que ela está comunicando. Fica a reflexão: o que você está consumindo na moda expressa o que acredita?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »