Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/07/2019 às 18h22min - Atualizada em 15/07/2019 às 18h22min

As referências de Stranger Things

A cultura pop dos anos 80 é um dos pontos fortes da série

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Netflix
O dia 4 de julho é conhecido mundialmente como o feriado da Independência dos EUA, mas em 2019 a data contou com outro evento, também muito esperado: o lançamento da 3° temporada de Stranger Things na Netflix. Após um ano sabático, Matt e Ross Duffer, os produtores executivos da série, retornaram com a narrativa sobrenatural e de ficção cientifica.
 
Com menos de uma semana disponível, a produção bateu recordes na plataforma e alcançou uma marca de mais de 40,7 milhões de espectadores. Para se ter uma ideia da dimensão dos números, enquanto “The Umbrella Academy”, “Sex Education” e “You” levaram um mês para chegar nessa faixa de audiência, Stranger Things fez em sete dias.
 
Agora há um foco principalmente no amadurecimento dos personagens, o florescimento de romances e na volta do Devorador de Mentes que faz o grupo se reunir novamente. Apesar das temporadas terem diferenças entre si, elas possuem uma semelhança e é justamente essa que faz a série ter um grande sucesso: a cultura dos anos 80.
 
Ambientada em uma das épocas mais fervorosas da musica e do cinema, os episódios são carregados de referências a ícones pop daquele período. Trabalhos de Steven Spielberg, Stephen King e John Carpenter influenciaram a muitas cenas ao longo da série.

CONTÉM FRENTE

Caça Fantasmas (1984)

 
O original do diretor Ivan Reitman recebeu uma releitura na segunda temporada, onde os personagens estão caracterizados com a famosas roupas do filme, e também quando o pôster aparece no quarto de Dustin algumas vezes.

Fonte:O GLOBO / REPRODUÇÃO.

Alien (1979)
 
Já foi referenciado diversas vezes.Como onde o corpo de Will é encontrado e o nome do responsável pela descoberta é O’Bannon , sendo que o roteirista do filme Alien se chama Dan O’Bannon.
 
E fica mais evidente quando Nancy Wheeler fica cara a cara com o monstro fazendo alusão a cena em que a tenente Ripley, de Alien 3, encontra com o alienígena. O visual do Devorador de Mentes também lembra o antagonista do filme de ficção científica.
 
Stephen King
 
Como já dito, Stephen King é muito citado durante os episódios. É possível ver essas participações quando um carro ganha vida na 3° temporada, fazendo alusão a obra “Christine: O Carro Assassino”.
 
Em cenas quando um dos policiais lê “Cujo” ou nos próprios personagens, já que Eleven possuem poderes muito parecidos com os de Carrie de “CarrieA Estranha”.
 
Outra influencia do autor é a fonte com o nome da série.

Fonte: The Telegraph.

Os Goonies (1985) e Conta Comigo (1986)
 
A ideia de juntar um grupo de crianças e adolescentes para resolver mistérios veio desses dois clássicos da década de 80. Sem o conhecimento dos seus responsáveis, eles se reúnem para lidar com diversos problemas. O roteiro de “Conta Comigo” foi distribuído pelos irmãos Duffer aos atores que interpretam Mike, Lucas, Dustin e Will.E por fim, a cena em que eles andam junto a Eleven nos trilhos do trem é uma forte referência ao filme.

Fonte: Legião dos Heróis.

Posters
 
Eles compõem o cenário de vários episódios principalmente nesta última temporada. Cartazes de filmes como “A Coisa” de John Carpenter, “De Volta Para o Futuro”, “Dia dos Mortos”, “Morte do Demônio” são alguns dos que aparecem.

Fonte: Legião dos Heróis.

Poltergeist (1982)
 
O clássico dos filmes de terror também faz presença na série, quando Joyce (Winona Ryder) presenteia o filho com entradas para assistir ao longa no cinema. E também quando Will desaparece e passa a se comunicar com a mãe pelas paredes fazendo referência a como Carol Anne falava com os pais (pela televisão).
 
Essas são apenas algumas das outras dezenas de obras citadas durante as temporadas, “Star Wars”, “Tubarão”, “A Bolha Assassina”, “Gremlins”, “Exterminador do Futuro”, entre outros.
 
Com o sucesso uma quarta temporada está definitivamente na reta da Netflix e portanto , podemos esperar mais referências dos anos 80.  
 
 REFERÊNCIAS
 
TALLERICO, Brian. ‘Stranger Things 3': Um guia das principais referências de cultura pop na série. Disponível em:<https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/stranger-things-3-um-guia-das-principais-referencias-de-cultura-pop-na-serie-23790570>.Acesso em 15 de julho de 2019.
 
ANTUNES, Gabriela. ‘Stranger things 3' bate recorde de audiência da Netflix. Disponível em:<https://kogut.oglobo.globo.com/noticias-da-tv/series/noticia/2019/07/stranger-things-3-bate-recorde-de-audiencia-da-netflix.html>.Acesso em 15 de julho de 2019.
 
DarkBlog.12 REFERÊNCIAS A CLÁSSICOS DO CINEMA QUE APARECEM EM STRANGER THINGS 3.Disponível em: <https://darkside.blog.br/12-referencias-a-classicos-do-cinema-que-aparecem-em-stranger-things-3/>.Acesso em 15 de julho de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »