Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/12/2022 às 16h49min - Atualizada em 01/12/2022 às 14h31min

Croácia empata com Bélgica e avança em segundo no grupo F

Croatas enceram o ciclo da melhor geração belga da história e entram na rota do Brasil nas quartas

Tiago Silva - labdicasjornalismo.com
Disputa de bola entre Leandro Trossard (à esquerda) e Joško Gvardiol. Fonte: GettyImages/SportBuzz.
Croácia e Bélgica empataram em 0 a 0 num jogo repleto de gols perdidos, nesta quinta-feira (01), em partida válida pela última rodada do grupo F da Copa do Mundo, no Ahmed bin Ali Stadium, em Al Rayyan. Com o resultado, o Time Xadrez se classificou em segundo lugar, com cinco pontos, dois atrás de Marrocos, e vai pegar o Japão nas oitavas. Já os Diabos Vermelhos foram eliminados ao terminar a fase inicial na terceira posição, com quatro pontos.

Brasil pode cruzar com vencedor do duelo entre croatas e japoneses nas quartas caso seleção termine em primeiro do seu grupo. Equipe nipônica surpreendeu ao terminar em primeiro do grupo E após vencer Espanha e Alemanha. 

Em campo, foi um jogo com poucas chances de gol claras. Porém, as jogadas belgas trouxeram um perigo maior, principalmente aquelas que vieram dos pés de Romelu Lukaku. O camisa nove dos Diabos Vermelhos saiu de campo com raiva e destruiu uma das cabines do banco de reservas. Destaque ficou para os goleiros CourtoisLivaković, que foram importantes para evitar a abertura do placar, além de De Bruyne e Carrasco, que criaram jogadas importantes ao longo da partida.
 


É a primeira vez que a Seleção Belga fica de fora da fase de mata-mata. Em 1998 ficou em terceiro em um grupo com Coreia do Sul, Holanda e México. Nas edições seguintes, até 2018, foram três participações com duas quedas nas oitavas de final e um terceiro lugar na Copa da Rússia. Já a Croácia disputará o mata-mata pela terceira vez. Nas suas cinco participações anteriores em copas, conseguiu um terceiro lugar em 1998 e o vice-campeonato em 2018.

1º TEMPO

Em 45 minutos, ambas as seleções não conseguiram finalizar nenhuma vez a gol. O nervosismo dos dois lados evitou a construção de jogadas mais precisas, o que causou muitos erros e chutes para fora.

Os primeiros sinais do peso que o jogo teve aconteceram nos primeiros dez segundos de jogo, quando a Croácia deu a saída de bola e arriscou a jogada ensaiada. Perisić recebeu pelo alto e driblou o marcador, mas finalizou para fora.

No jogo entre Marrocos e Canadá, o primeiro gol da seleção do Norte da África saiu aos quatro minutos, esse fator  colocou muita pressão na partida entre as seleções europeias, pois a derrota causaria a eliminação de qualquer uma delas.

A primeira boa chance belga aconteceu aos dez minutos com Carrasco, que recebeu o passe dentro da área e chutou em cima da marcação. Dois minutos depois, De Bruyne armou o contra-ataque e encontrou Mertens, que chutou por cima do gol.

Aos 14 minutos, a Croácia comemorou um pênalti marcado pelo juíz, mas o VAR anulou por conta de um impedimento de Kramarić no início da jogada.

Após a penalidade anulada, o jogo seguiu movimentado, mas sem finalizações de impacto. Além disso, a notícia do segundo gol marroquino, aos 23 minutos, deixou o jogo mais apreensivo. A Croácia teve a vantagem do empate, mas queria a vitória para passar de fase na primeira posição.

2º TEMPO

Como a vitória era primordial para ambas as seleções  o jogo esquentou.  As chances belgas trouxeram mais perigo e, por muito pouco, não foram para o gol croata. As entradas de Thorgan Hazard e Romelu Lukaku trouxeram um ritmo ofensivo maior para os Diabos Vermelhos, mas não foi o suficiente para a vitória.

Com dois minutos, De Bruyne cruzou pela direita para a grande área, e Lukaku cabeceou nas mãos de Livaković. A resposta croata veio na sequência, quando Gvardiol recebeu pelo meio e tocou para Kovačić. O camisa oito chutou de primeira e parou na defesa de Courtois.

Aos 14 minutos de jogo, a Seleção Belga teve a chance mais clara de gol da partida em dois lances: no primeiro, De Bruyne encontrou Carrasco pela esquerda, e o camisa 11 parou em Livaković. No rebote, Lukaku acertou a trave, mesmo com o gol livre.

Com 16 minutos, após troca de passes pelo lado esquerdo do campo, De Bruyne cruzou na cabeça de Lukaku que, novamente sem goleiro, após um desvio de Lovren, mandou por cima do gol.

Outra chance clara da Bélgica aconteceu aos 41 minutos, quando Meunier aproveitou a sobra de bola após um cruzamento, chutou em cima de Lukaku, e o camisa nove mandou a bola para fora. Três minutos depois, o atacante belga perdeu outra chance na cara do gol após jogada individual de Doku e passe de Thorgan Hazard pela direita. A finalização de barriga foi fraca e Livaković agarrou a bola com tranquilidade.

PRÓXIMOS JOGOS

A Croácia, classificada, jogará contra o Japão a sua partida das oitavas de final da Copa do Mundo no dia 05 de dezembro, às 12h (horário de Brasília), no estádio Al Janoub. Já a Bélgica, eliminada, voltará a campo no dia 24 de março de 2023, quando visitará a Suécia pelas Eliminatórias da Eurocopa, às 16h45 (horário de Brasília), sem estádio definido até o momento.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »