Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2019 às 07h46min - Atualizada em 16/07/2019 às 07h46min

Contra a Argélia, Senegal luta pelo título inédito da Copa Africana

Final do torneio será nesta sexta-feira (19); Tunísia e Nigéria decidem a terceira colocação na quarta

Izabela Avelar - Editado por Paulo Octávio

A Copa Africana de Nações chegou a sua reta final. Quatro seleções  disputam os embates finais esta semana. Senegal e Argélia entram em campo, na próxima sexta, para protagonizarem a grande final inédita. Jogo será às 16h (horário de Brasília), no Estádio Internacional do Cairo. Senegaleses buscam o título inédito, enquanto os argelinos querem o bicampeonato. Já Tunísia e Nigéria se enfrentam pelo terceiro lugar, nesta quarta-feira, (17), às 16h, no Estádio Al-Salam.

As semifinais ocorreram na tarde do último domingo e tiveram alta dose de drama. Senegal obteve a primeira vaga ao passar pelos tunisianos por 1 x 0, com gol contra de Dylan Bronn, na prorrogação. Os leões da teranga, que tem Sadio Manécraque do Liverpool, avançaram às oitavas como segundo colocado do Grupo C, com seis pontos. Ainda nesta fase foram derrotados pela Argélia, por 1 x 0. Em seu percurso também venceram Uganda, Benim e Tunísia.

(Seleção de Senegal qualificou-se novamente para uma final após 17 anos de espera.)

A segunda seleção classificada para final é a Argélia, que derrotou a tricampeã do torneio, Nigéria, pelo placar de 2 x 1. William Troost-Ekong (contra) e Mahrez, no último lance de jogo, anotaram os tentos da vitória das Raposas do Deserto. Em sua campanha, os argelinos alcançaram a primeira colocação do Grupo C e venceram todos os adversários da segunda fase: Guiné, Costa do Marfim e os nigerianos. Dessa maneira estão invictos e acumulam  seis vitórias e doze gols.

Organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), o Campeonato Africano das Nações está em sua 32ª edição e é sediado no Egito.  Pela primeira vez contou com 24 equipes e foi disputada em dois meses -- junho e julho. Na disputa, os times foram sorteados e divididos em seis grupos de quatro integrantes. As duas melhores seleções de cada grupo, juntamente com os quatro melhores terceiros, avançaram para às oitavas de final.

 
 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS    

 
A Argélia possui larga vantagem sobre Senegal, com 11 vitórias e quatro derrotas  e cinco empates. A última vitória dos argelinos sobre os senegaleses foi na fase de grupos da Copa Africana desta ano. Esta é a primeira vez na histórias que as duas seleções disputam uma final.  

E o confronto entre Tunísia e Nigéria, válido pelo terceiro lugar, é acirrado. Dos 18 jogos disputados entre as equipes, a seleção vermelha possui seis vitórias e 23 gols; enquanto a verde e branca tem cinco triunfos e 17 tentos a favor. O último encontro ocorreu nas quartas de final da Copa Africana de 2006. Na ocasião, a partida terminou em 1 x 1 no tempo normal e a Super Águias classificaram-se nos pênaltis. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »