Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/01/2023 às 18h44min - Atualizada em 26/01/2023 às 17h13min

Conheça os patrimônios culturais e Históricos do Brasil

O instituto IPHAN é responsável por cobrar manutenção e preservação dos tombamentos

Marina Magalhães Prizan - Revisado por Flavia Sousa
Catedral de Brasília (Foto: Wikipédia)
Para a definição de património histórico, há dois tipos de classificação: patrimônio histórico material e patrimônio histórico natural. Geralmente, os tombamentos, que é como chamamos os títulos para os locais nomeados patrimônios, são materiais. E é importante ressaltar que os patrimônios culturais são  fiscalizados, pelo menos em teoria,  pelo órgão governamental, o Iphan. (Instituto do Patrimônio Histórico cultural), vinculado ao Ministério do turismo.

Localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, aí vem o primeiro deles: O sítio arqueológico parque das missões. que traz as ruínas de São Miguel. O local foi reconhecido pela unesco como património mundial.  Apresentando as ruínas de uma igreja, muitos artefatos da época, e um museu onde estão guardados imagens de artefatos religiosos.

Um dos pontos mais visitados pelos turistas, é a igreja, erguida com o objetivo de catequizar os índios, que na cidade de São Miguel viviam entre os séculos 17 e 18. Uma guerra aconteceu nessa época. O que acabou sendo parte da história do sul do país. os europeus mantinham indígenas escravizados. e objetos e partes das construções que não se foram com os anos, contam essa repressão .



 
As ruínas de São Miguel Arcanjo foram tombadas em 2015. pela comissão de patrimônio cultural.(CPC). E É o único tombamento na região do sul. Sua beleza atrai visitantes de todo o mundo. ao contar a história da cidade.

Encontramos uma publicação no site  da cidade de São Miguel Arcanjo, resaltando que as manutenções então sendo feitas de forma periódica no sentido da conservação de bens pela sede do IPHAN- RS
 
 Centro histórico de Olinda (PE)
 
Abrigando um conjunto urbanístico e arqueológico  e parte histórica de Recife, já enfrentou vários problemas em relação a manutenção do local e conscientização da população que lá reside. Começando a ser noticiado tal problemática de 2006 a 2012. Mencionado em artigos de universidade e artigos publicados pelo próprio Tribunal de contas do Recife (TCE).

Em 2018, secretário de patrimônio e cultura daquele ano, Gilberto Sobal, esclareceu em matéria do G1, que o que se faz para a preservação do centro, é aplicação de multas destinadas ao fundo de preservação do patrimônio histórico, por má conservação. O valor é pouco, o que não dá para arcar com as despesas de manutenção de todo centro que conta história de Olinda.

Na data do dia 9 de agosto  do ano passado, a Secretaria de comunicação de Olinda publicou uma nota. Comunicando que a prefeitura da cidade junto a Secretaria de patrimônio, cultura e turismo, assinaram um compromisso para a ampliação do lazer com a criação de parques em regiões próximas e no sítio histórico. Talvez essa iniciativa  possa ajudar nas manutenções preventivas.
 
De acordo com o IPHAN o centro histórico de Olinda abrange uma área de 1,2 quilômetro quadrado e cerca de 1.500 imóveis, os quais testemunham diferentes estilos arquitetônicos: edifícios coloniais do século XVI harmonizam-se às fachadas de azulejos dos séculos XVIII e XIX e às obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX. O traçado urbano é característico dos povoados portugueses de origem medieval, com seu encanto intensificado pela paisagem e localização.
 
  


Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, foi criado em 1979 para preservar vestígios arqueológico. Tendo mais de 100,000 hectareres e 35,000 em áreas de preservação, tais sítios constam em decreto governamental, o apoio ao turismo e compromisso com o cuidado no estado do Piauí. Constando no programa nacional e de investimentos sancionado ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, segundo o site oficial do parque arqueológico.




 
Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
A praça de São Francisco no município de São Cristóvão há um grande conjunto de edifícios públicos e privados. Local já foi intimado a reparos, mas não encontramos notícias recentes sobre as matuteções. Nem no próprio site da região de Sergipe.
Tombado em 2010, a praça em questão apresenta construções do período em que a coroa de Portugal Espanha ainda eram a mesma politica nos anos de 1580 a 1640, mas a arquitetura que impressiona mesmo são a igreja e o convento de São Francisco.

 
  
 Catedral de Brasília
Muita gente não sabe mas a catedral de Brasília na verdade se chama Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Projetada no início da construção de Brasília e inaugurada no dia 31 de maio de 1970, a tão famosa igreja, hoje com 53 anos de existência, também foi considerada patrimônio cultural em 1987.

Seu projeto foi idealizado para suas colunas expressarem a ideia ou a alusão de serem mãos em preses erguidas para o céu.
Patrimônio cultural dos candangos, a igreja passou por um recente reparo ainda em 2022. Projetada Oscar Niemeyer , ‘’a filha’’ do arquiteto sofre nas mãos de licitações. Os reparos demoram a acontecer, mas ela sobreviveu até aos sinos desativados, que voltaram a funcionar em 2016.

 LEIA MAIS : Três Lugares para conhecer em salvador! .
  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »