Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2023 às 18h04min - Atualizada em 29/01/2023 às 17h01min

Resenha | É assim que começa

Continuação de 'É assim que acaba' mostra a vida de Lily após o divórcio, em que ela tenta lidar com os traumas do passado e o reencontro com Atlas.

Giuliane Fagundes - Revisado por Flavia Sousa
Capa do livro em português de 'É assim que começa'. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Lançado em outubro de 2022, a continuação da história de Lily Bloom está no topo da lista de livros mais vendidos na Amazon, sendo uma sequência do best-seller ‘É assim que acaba’, escrito pela autora norte-americana Colleen Hoover. O primeiro livro foi lançado em 2020 e por retratar temas importantes na sociedade, como a violência doméstica e um relacionamento abusivo, conquistou leitores pelo mundo, que inconformados com o fim da história, pediram uma continuação a autora que não planejava a sequência de uma história tão conturbada, mas que acatou os pedidos dos fãs e lançou o segundo livro dois anos após o primeiro, agradando seus admiradores e o incômodo dos mais críticos. 

 

Para entender a sequência, é necessário retomar os principais pontos do primeiro livro, que é o livro mais vendido da Amazon em 2022. Em ‘É Assim que Acaba’, Lily Bloom conhece Ryle Kincaid, um neurocirurgião que em um momento de vulnerabilidade, compartilha consigo seus pensamentos e ambições. O destino volta a reuni-los através de Allysa, irmã de Ryle, que por coincidência começa a trabalhar na floricultura de Lily, portanto, ela e o neurocirurgião se aproximam e se envolvem romanticamente. Eles se apaixonam, no entanto, quando Lily reencontra o ex-namorado em seu restaurante, ela é confrontada com o passado e o presente, o que desperta o ciúmes no atual namorado. 

 

Em uma noite, ele a agride fisicamente, porém ela o perdoa, afirmando que ele não é igual ao seu pai, que batia em sua mãe no passado. Apesar de Lily achar que Ryle não cometeria as mesmas as ações, ele as faz e elas se tornam cada vez mais graves, principalmente, quando ele a agride e ela vai para o hospital, encontrando Atlas que lhe oferece refúgio quando ela descobre que está grávida de um filho seu e de Ryle. Dividida entre diversos sentimentos, ela decide se divorciar, porém, não o denuncia pela violência doméstica sofrida. 

Leia mais em: Resenha | É assim que acaba

 

 

Em "É assim que começa", após um ano do seu divórcio e o nascimento de Emerson, Lily tem de lidar com as consequências de suas decisões, os traumas, os constantes encontros com Ryle, além de ser uma mãe solteira e gerir a própria floricultura. 

 

Neste livro, não há apenas o ponto de vista de Lily, mas também de Atlas, em que é possível acompanhar os aspectos atuais de sua vida, sendo dono de dois restaurantes em Boston e um chefe de cozinha renomado. Em meio ao caos de suas vidas, de forma inesperada, eles se reencontram e ambos voltam a se aproximar. 

 

Colleen Hoover em dia de autógrafos da sequência de 'É assim que acaba'. (Reprodução: Instagram)

 

Com as constantes visitas de Ryle e a presença ainda em sua vida por conta da filha, Lily ainda tem de lidar com os efeitos da proximidade do neurocirurgião, o medo que ele ainda causa em si e do que ele pode fazer com Emerson. Ela e Atlas retomam a relação que fora quebrada há alguns anos, porém, Lily tenta escondê-la de Ryle há todo instante, com medo da reação explosiva do ex-marido que culpa Atlas pela sua separação, porém, ele descobre e a agride fisicamente. Lily é questionada pela ausência de uma denúncia ou medida judicial contra ele, mas a sua justificativa é que sem a prova de uma agressão física e pelo poder aquisitivo de Ryle, ninguém acreditaria em si. 

 

Enquanto a florista tenta administrar os problemas de sua vida, Atlas também, desta vez, com o retorno de sua mãe a Boston e o conhecimento de que tem um irmão mais novo. A mãe de Atlas o tratava com violência na infância e adolescência, o que o fez sair de casa, assim como seu irmão. Ele descobre que o garoto é o responsável por invadir seus restaurantes e decide ajudá-lo levando-o para sua casa, criando uma forte relação entre os dois, em que no final, Atlas fica com sua guarda. 

 

Após a descoberta de Ryle, ele procura o cozinheiro e o agride, mas Atlas não revida e tenta convencê-lo a parar com as atitudes agressivas, porém, o neurocirurgião não desiste de tentar retomar o casamento com Lily ou invadir sua vida. Apenas quando ela convoca uma intervenção com a irmã dele, Allysa e o cunhado Marshall, que Ryle cai um pouco em si. A solução encontrada pelos três personagens é a de que o neurocirurgião deve fazer aulas de controle de raiva para que possa se aproximar de Emerson. 

 

Atlas e Lily vão morar juntos e consequentemente se casam, em que a última cena é ele lendo seus votos de casamento.

 

Ausência de atitudes 

 

Este segundo livro mostra os traumas, as consequências e as tentativas de seguir em frente quando se é vítima de violência doméstica. Como muitas mulheres, Lily não denunciou Ryle à polícia ou recorreu judicialmente a qualquer autoridade em busca de uma medida que protegesse a si e a sua filha. É possível entender as principais razões pelas quais ela não tomou estas atitudes no divórcio: medo da reação de Ryle, de não acreditarem na violência sofrida, não querer interferir em sua carreira como neurocirurgião ou simplesmente acreditar que com a separação, ele pudesse mudar suas atitudes. 

 

Ao longo do livro, é perceptível que Ryle não mudou suas atitudes e a forma de pensar, afinal, ele é um abusador e tenta sempre colocar a culpa de suas ações na vítima. Ele continuou rondando a vida de Lily na tentativa de que o relacionamento retornasse e quando descobriu sobre ela e Atlas, a agrediu novamente, porém, mais uma vez, Lily não pensou em denunciá-lo. É compreensível que logo após o divórcio, com o nascimento de Emerson, Lily não o denunciasse devido a influência que ele ainda tinha sobre si e o momento delicado, mas com as novas agressões e a constante interferência do agressor em sua vida, a autora sequer fez com o pensamento passasse pela mente da protagonista no atual momento, em que a personagem teria o suporte de Atlas e seus amigos, agora com uma vida mais estável e independente. A solução encontrada para as atitudes agressivas de Ryle e para que ele pudesse ver a filha, foi a imposição de aulas de controle de raiva. 

 

Homens como Ryle nunca vão mudar e ao estarem livres, não vão receber as consequências necessárias por suas atitudes. Aulas de controle de raiva e o afastamento das pessoas as quais ama não vão mudar suas atitudes, o que o deixa livre para continuar agredindo Lily, podendo fazer o mesmo com sua filha ou com uma mulher de um futuro relacionamento. A denúncia deveria ser o único caminho correto a ser seguido, sem outras opções, porque quando o agressor continua vivendo em sociedade, continuará fazendo vítimas por onde passa. Lily não denunciá-lo é um grave erro de Colleen Hoover. 

 

A autora não tinha qualquer pretensão de escrever uma continuação, mas pela pressão dos fãs, ela foi lançada. Os pontos positivos desta sequência está em poder acompanhar o relacionamento de Atlas e Lily, conhecer o passado e o presente de Atlas e admirar a amizade de Allysa e Lily. Apesar do sucesso, ‘É assim que começa’ não é um livro importante para a continuação do primeiro, não há grandes mudanças, sendo apenas escrito para agradar os fãs da história original. 

 

Adaptação e polêmica

 

Em 2021, Colleen Hoover anunciou a adaptação cinematográfica de ‘É assim que acaba’, no entanto as gravações ainda não iniciaram. Blake Lively interpretará Lily e Justin Baldoni será Ryle, outros papéis ainda não foram revelados. Recentemente, a autora se envolveu em uma polêmica ao anunciar o lançamento de um livro com desenhos para colorir inspirado no primeiro livro, no entanto, após críticas, Colleen desistiu do lançamento.

 

Apesar de alguns erros, principalmente nas consequências para Ryle, a adaptação será importante para falar de temas tão importantes como a violência doméstica, abuso psicológico e abandono parental.

 

Anúncio de Justin Baldoni como Ryle e Blake Lively como Lily Bloom (Reprodução: Instagram)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »