Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/02/2023 às 02h44min - Atualizada em 08/02/2023 às 02h44min

Al Hilal surpreende, despacha Flamengo e chega na final do Mundial

Clube é o quarto brasileiro eliminado na semifinal e amarga o adiamento do sonho do bicampeonato

Paulo Octávio - Editado por: Alanis Zamengo
Pedro, autor de dois gols, lamenta eliminação. Foto: Reuters
Pela primeira vez, o Al Hilal conseguiu uma vaga na decisão do Mundial de Clubes. O time saudita bateu o Flamengo por 3 a 2 e agora espera o vencedor de Real Madrid e Al Ahly para saber qual será o seu adversário no jogo de sábado, em Rabat, às 16h (Brasília, 20h local). Salem (duas vezes), que já tinha marcado contra equipe carioca em 2019, e Luciano Vietto fizeram os gols da classificação; Pedro (duas vezes) descontou. Assim, a equipe campeã da Champions League da Ásia e com vários atletas na seleção da Arábia Saudita, que chegou a ganhar da Argentina na Copa, consegue um feito histórico e memorável, consolida o crescimento do futebol árabe. Além de sediar torneios da FIFA, os times da região conseguem chegar longe, caso de Marrocos, que foi a primeira seleção local a chegar numa semifinal de Copa do Mundo. 

Pela sexta vez em 12 anos, um time sul-americano fica de fora da final do Mundial. Flamengo se junta a Palmeiras, Internacional, Atlético Nacional, River Plate e Atlético Mineiro que também ficaram pelo caminho. A derrota teve gosto amargo pela expulsão de Gerson, contratado a peso de ouro, que simulou um pênalti e depois pisou no calcanhar de Vietto. A punição ajudou a desmontar o meio-campo do time carioca que viveu um dia de inoperância. O peso da eliminação caiu sobre as costas de Vitor Pereira, que assumiu o clube após a saída polêmica de Dorival Junior. E também sobrou para diretoria, vista como arrogante, também por ter fomentado a cantoria "Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar". O confronto esperado com europeu pode acontecer caso o time espanhol seja derrotado pelo Al Ahly. Disputa do terceiro lugar será também no sábado, às 12h30, e não há certeza se terá transmissão da Globo. 

 1º TEMPO 

Nervoso, Flamengo mal começou o jogo e  teve um pênalti contra si. Na saída errada, Matheuzinho derrubou Vietto na área logo aos dois minutos. Salem foi para cobrança e deixou os sauditas em vantagem. Posteriormente, o time brasileiro teve mais posse e tentava armar as jogadas, mas era interceptado pela boa marcação adversária e não conseguia o último passe. Até que de tanto insistir saiu o empate. Aos 19, Matheuzinho achou Pedro na área; o atacante bateu forte de chapa no canto para empatar o jogo. Com igualdade, parecia que o Fla iria se tranquilizar, só que não conseguiu uma jogada efetiva de ataque. O Al Hilal cresceu no jogo e no último lance do primeiro tempo, outro pênalti aconteceu. Gerson chegou atrasado e pisou no calcanhar de Vietto. Na hora só o VAR identificou o pisão e acionou o arbitro que deu a infração e expulsou o jogador. Salem foi para cobrança, mudou de lado e recolocou os sauditas na frente do placar. 

 2º TEMPO 

Vitor Pereira decidiu tirar Arrascaeta e colocar Pulgar no lugar do meia. A mudança fez com que time tivesse mais posse, mas seguiu inoperante.  Aos oito, Marega cruzou e Khalifaf acertou a trave. Depois de uma pressão inicial, em que Gabigol cabeceou por cima, o Al Hilal aproveitou e no erro de Pulgar, ampliou a vantagem. Salem avançou, entregou para Marega, que serviu Vietto, em condição, para ampliar. 

O gol, aos 24, praticamente deixou o Fla nas cordas. Porém aos 45, Gabigol bateu, a bola desviou e sobrou para Pedro diminuir. E quando todos esperavam um sprint final dos brasileiros, quem mais se aproximou do gol foi o time saudita. Salem ficou cara a cara com Santos, porém demorou para chutar e o goleiro pegou. Foi a última boa chance e o começo do pesadelo do time carioca. 

 PRÓXIMOS JOGOS 

Al Hilal decide a final no próximo sábado (11), às 16h, no estádio Príncipe Moulay Abdellah. Rival será o vencedor do jogo entre Al Ahly e Real Madrid. Já o Flamengo fará a disputa do terceiro lugar, também em Rabat , às 12h30, contra o derrotado da semifinal. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »