Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2023 às 09h00min - Atualizada em 13/02/2023 às 07h22min

Podcast Literário : um novo meio de comunicação para falar sobre a literatura.

Louyz Rodrigues - Editado por Nicole Bueno
Reprodução : Via Instagram

Por Louyz Rodrigues

 

“Foi como se eu tivesse me reencontrado em Jornalismo e Literatura, porque na minha infância, houve um episódio inusitado no armazém do meu avô, eu tive o meu primeiro contato de verdade com um livreto de literatura de cordel.” Relata Daniella Regis, participante do projeto.


O “Capa e ContraCapa” é um projeto criado pelos alunos do curso de Jornalismo da UEPB, em parceria com o EDUEPB, IFPB, Feira Literária de Campina Grande e o projeto ANTI HORÁRIO. No momento é supervisionado pelo professor Rafael de Melo e pelo escritor Efigênio Moura. A iniciativa surgiu em novembro de 2022, e contou com a participação dos estudantes que cursavam as disciplinas de Jornalismo e Literatura. A ideia é produzir podcasts semanalmente com temáticas voltadas à literatura, com a presença de convidados.

 
Quem já assistiu um filme ou leu um livro, e quis construir uma crítica ou resenha? Talvez uma crônica? E se fosse criar uma reportagem relacionada a sua vivência? Se formos parar para pensar, a literatura está presente em diversas situações ao nosso redor. Para Daniella, a iniciativa desse trabalho foi uma porta de entrada para desenvolver ideias que pudessem enriquecer sua área profissional. 

 
“Para mim, o jornalismo literário é você pensar fora da caixa. Nós vivenciamos um jornalismo muito padrão, muito previsível de certa forma. Quando observamos o jornalismo literário, vemos que ele nos traz um novo olhar para diversos assuntos, e diversas perspectivas em nosso cotidiano.” Afirma Ivana Isidro, estudante e participante do projeto. 


Sobre pensar fora da caixa, Ivana menciona a série de reportagens de Fabiana Moraes: “As Marias”, a série retrata histórias fortes, que sensibilizam e emocionam, além trazer um olhar humano e ético em cada situação. Alguns autores foram trabalhados durante a disciplina de Jornalismo e Literatura, como Fernando Sabino e Felipe Pena. Era o momento de informar e construir opiniões aos leitores, então o projeto foi tomando forma saindo da sala de aula, para a prática."


Um dos pontos a destacar no projeto é a ferramenta usada no seu desenvolvimento, o podcast. O uso desse meio de comunicação, é moderno, prático, e possibilita o acesso à informação de qualquer hora e lugar. O Jornal Extra Globo, apresentou uma pesquisa que mostra que 57% dos entrevistados passaram a ouvir programas em formato de áudio durante a pandemia, assim, contabilizando maior número de consumo no Brasil. Mesmo após esse cenário, a presença do podcast se tornou um hábito encaixado em nosso dia a dia.

 
O podcast para os ouvintes, é uma oportunidade válida para conhecer novos autores, pesquisadores, novos trabalhos, despertar o interesse e a curiosidade, não somente do público universitário, mas também de todos os que se identificarem com as discussões. Uma oportunidade de abrir espaço e dar visibilidade aos autores, além de proporcionar a prática na área jornalística para os participantes.

 
Em dezembro do ano passado, foi realizado o bate-papo literário na central de aulas da UEPB, com o escritor, jornalista e historiador Bruno Gaudêncio. Relatou sobre a realidade da literatura hoje em dia no País, as dificuldades que os autores podem enfrentar para ter um trabalho literário aceito em uma editora, suas obras premiadas, e lançamentos de seus livros em quadrinhos. Momento de descontração e informações, esse foi primeiro de muitos encontros. Para conhecer um pouco mais desse projeto, é só acessar a rede social Instagram @capa.econtracapa, através dele é divulgado todas as notícias relacionadas.



#Jornalismo #Laboratório de Jornalismo #Faculdade de Jornalismo #Dicas Jornalismo #Lab Dicas Jornalismo #Jornali
sta + específicas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »