Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/02/2023 às 07h40min - Atualizada em 16/02/2023 às 07h07min

Arte abraça Arte: o encontro entre a música e a literatura

Cultura valoriza Cultura

Marcela Conrado - Revisado por Thainá Souza
Livros e música conectados. (Reprodução/Freepik)

O campo artístico é repleto de nuances e transformações, seja na música, no teatro, na literatura, na pintura, enfim, em todas as suas esferas. É nesse fazer e refazer que surgem diversas artes que ampliam o imaginário cultural do mundo. Não se limitando apenas ao espaço artístico, mas também a todas as partes da sociedade.

 

A música, por exemplo, já teve vários papéis ao longo dos anos, do religioso ao estético. Com o passar do tempo, os meios de escutar uma boa canção foram se modificando, o que aumentou a acessibilidade e o entendimento sobre tal expressão. Sim! Entendimento, afinal, anteriormente a música (pelo menos a considerada pela elite) era apenas um mero privilégio, as camadas mais altas alegavam ignorância da parte das outras classes e para eles, só os mesmo poderiam apreciar e entender essa arte. 

 

Já a Literatura, é uma expressão de importância atemporal, os escritos eram tidos como algo valoroso e de muita apreciação antigamente. No decorrer dos anos adquirir um livro foi decaindo, boa parte causado pela criação de novas tecnologias. O hábito de leitura não sei, mas pode ser que de folhas secas passou-se a usar telas de celulares e computadores para ler um bom livro. Nem parece que foi a muito tempo que o povo discutia se Bentinho realmente traiu Capitu (mesmo todos já sabendo a resposta).

 

Se separadas já causam, imagina juntas

 

O bom da arte é que ela mesma se reinventa. Naturalmente, suas raízes se entrelaçam surgindo uma nova forma de manifestação artística. Em muitos momentos, é possível enxergar tais transformações, como por exemplo a música e a literatura.

 

Se for analisar, elas têm mais em comum do que as pessoas possam imaginar. A música surge da escrita que, coincidentemente, é a base da arte literária. A música é facilmente rimada, ter ritmo, melodia e porque a literatura não poderia. 

 

A literatura na música, é juntar ouro com ouro e dá diamante, é nessa sacada do compositor que está a expertise de juntar algo que faz parte do imaginário literário e produzir um material que amplie e fortifique sua própria cultura. Se observar, a música pelo fato de circular com maior facilidade, pode até incentivar o consumo de obras ricas da literatura, como ‘A Hora da Estrela’ de Clarice Lispector que é referenciada na música de Caetano Veloso, ‘O Nome da Cidade’.

 

Leia Mais - Música: A arte que não sai de moda

 

Exemplos na prática

 

Admirável Chip Novo, Pitty

A cantora baiana é famosa por letras bastante intensas e com alusões críticas à sociedade. Em sua música Admirável Chip Novo ela faz uma ponte com o livro ‘Admirável Mundo Novo’, do escritor inglês Aldous Huxley. Da mesma forma que a obra, a música faz referência a uma pessoa totalmente robotizada e condicionada a coisas mesmo antes de sua existência. 

 
Clipe oficial da música 'Admirável Chip Novo'. (Reprodução: Pitty - You Tube)
 

Alegre Menina, Dorival Caymmi

 

Dorival, artista baiano com célebres composições em seu repertório, tem um ‘pézinho’ na literatura. Em sua canção ‘Alegre Menina’ o cantor faz referência ao livro de Jorge Amado, também baiano, ‘Gabriela, Cravo e Canela’, mais tarde a obra vira novela e a música acaba fazendo parte de sua trilha sonora.  

 
Música  'Alegre Menina' de Dorival Caymmi na voz de Djavan. (Reprodução: Djavan - You Tube)
 

Amor I Love You, Marisa Monte

 

A música ‘Amor I love you' é um marco atemporal do mundo musical, mas o que pouco sabem é que na canção tem uma parte cantada pelo o artista Arnaldo Antunes que vem de um romance literário, intitulado ‘O Primo Basílio', do escritor português Eça de Queiroz.
 

Clipe da música 'Amor I Love You' de Marisa Monte. (Reprodução: Marisa Monte - You Tube)


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »