Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2023 às 16h08min - Atualizada em 18/02/2023 às 18h31min

Demissão em massa: Loggi dispensa 250 funcionários em um dia

Já é a segunda demissão voluntária da empresa em menos de um ano

Luiza Raposo Paiva - Editado por Bruna Nunes
Luiza Raposo Paiva

A empresa brasileira de logística Loggi anunciou no dia 6 de fevereiro a demissão de 250 funcionários. Em e-mail interno enviado aos seus colaboradores, adquirido pelo site Layoffs Brasil, a startup declarou que a decisão foi tomada “pensando no futuro da Loggi e em nossa responsabilidade financeira”.

 

Também segundo o Layoffs Brasil, a empresa já tinha demitido 500 pessoas em agosto do ano passado, penalizando um total de 750 funcionários em menos de um ano. 

 

A demissão em massa ocorre quando uma empresa demite vários funcionários ao mesmo tempo e por um mesmo motivo. Essa ação não tem sido exclusiva da Loggi. Esse movimento vem ocorrendo desde o final de 2022, recorrente de uma crise no setor que tem afetado não só startups, mas principalmente as big techs, as grandes empresas de tecnologia. 

 

João Victor Archegas, pesquisador sênior no ITS Rio, explicou em um episódio do podcast "Nossa Economia", que a crise nas big techs e startups foi causada “pelo aumento expressivo do efetivo dessas empresas durante a pandemia de covid-19 e as condições macroeconômicas como o aumento da taxa de juros, aumento da inflação dos Estados Unidos e depois a invasão da Rússia na Ucrânia”. O pesquisador acredita que esse conjunto de situações afetou negativamente a receita das empresas que, então, recorreram à demissão de parte do seu efetivo.

 

O site Layoffs.fyi contabiliza demissões voluntárias ao redor do mundo e, segundo dados recolhidos pelo portal, os números de pessoas dispensadas durante 2022 e o início de 2023 são expressivos. No ano passado, foram demitidos um total de 160.997 funcionários de diferentes empresas, e apenas em janeiro de 2023 foram demitidas 84.414 pessoas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »