20/02/2023 às 11h03min - Atualizada em 20/02/2023 às 10h36min
Flamengo e Independiente Del Valle iniciam batalha na Recopa Sul-Americana
Primeiro jogo será na altitude da cidade de Quito, no Equador
Maurício Barboza - Editado por: Alan Martins
Independiente Del Valle e Flamengo pela Recopa 2020 Fonte: twitter @MMFla - Independiente Del Valle e Flamengo disputam o título da Recopa Sul-Americana nesta terça-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília). O jogo da ida será no Estádio Banco Guayaquil, que tem capacidade para 10.400 torcedores, numa altitude de 2.850 metros acima do nível do mar. No comando da arbitragem foi escolhido o chileno Piero Maza. O duelo reúne os campeões da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana do ano anterior à disputa.
Até o momento houve 30 edições da Recopa Sul-Americana e o Brasil é o pais que mais levantou a taça (12 vezes). O Equador logrou êxito em duas oportunidades, ambas com a LDU de Quito.
Esta partida marca o reencontro das equipes brasileira e equatoriana, reeditando a final de 2020. Na ocasião o time carioca empatou fora de casa o primeiro jogo por 2 a 2 e venceu no Rio de Janeiro a segunda partida pelo placar de 3 a 0.
FLAMENGO
O time brasileiro viajou para Quito no final da tarde do último domingo (19) e o elenco conta com algumas baixas. O atacante Bruno Henrique, o zagueiro Léo Pereira e o lateral Filipe Luís que já não estavam atuando por conta de lesões e de última hora o meio-campista Gerson (dores no tornozelo direito), o atacante Marinho (dores na coxa) e o goleiro Hugo (tendinite patelar), completaram a lista de desfalques.
Ainda no início de temporada, o Rubro-Negro carioca fez onze jogos, sendo um pela Supercopa do Brasil, oito pelo Campeonato Carioca e dois pelo Mundial de Clubes. Pressionado pela derrota na Supercopa do Brasil e pela campanha no Mundial de Clubes, para o primeiro duelo o time escalado pelo treinador Vítor Pereira deverá ser o seguinte:
Provável escalação: Santos; Fabrício Bruno; David Luiz; Varela; Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Everton Ribeiro; Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro.
INDEPENDIENTE DEL VALLE
Se o Flamengo fez poucos jogos no ano, o Del Valle entrou em campo apenas em três oportunidades. Foram dois jogos amistosos e um compromisso oficial. Nos amistosos o time empatou com o San Lorenzo (ARG) por 0 a 0 e foi derrotado pelo Deportivo Maldonado (URU) pelo placar de 2 a 1. No único jogo oficial do ano venceu o Aucas por 3 a 0 e sagrou-se campeão da Supercopa do Equador. Pelo Campeonato Equatoriano a equipe estreará no próximo sábado (25), contra o Mushuc Runa. Provavelmente a equipe escalada pelo treinador Martín Anselmi será a seguinte para o duelo contra o Flamengo:
Provável escalação: Moisés Ramírez; Schunke, Carabajal; García Basso; Matías Fernández, Pellerano, Favarelli, Caicedo; Alcívar; Sornoza e Lautaro Díaz.
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
No retrospecto geral as equipes se enfrentaram quatro vezes, sendo duas vitórias brasileiras, uma equatoriana e um empate. A maior goleada aplicada pelo clube da Gávea foi por 4 a 0 e a que sofreu, 5 a 0. As partidas aconteceram pela Copa Libertadores de 2020. Já o segundo jogo desta final está marcado para o dia 28 (terça-feira), no Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.