Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/02/2023 às 14h45min - Atualizada em 20/02/2023 às 14h18min

O Nascimento de Joicy de Fabiana Moraes

Fabiana Moraes é Jornalista e Pesquisadora de Pernambuco e professora da Universidade Federal de Pernambuco

Karolayne Santos - Editado por Nicole Bueno
Foto: Marlon Diego/Reprodução

Nascimento de Joicy é um livro que se passa em Alagoinha, onde Fabiana Moraes narra a história de Joicy, antes, durante e depois do seu processo de redesignação sexual e os desafios de aceitação. O livro é dividido em três partes: A primeira parte é dedicada à reportagem, a segunda é onde conhecemos a história de Joicy e a terceira é discutido a relação de jornalista-personagem. 

Narrado em primeira pessoa pela jornalista Fabiana Moraes, elaborado a partir dos fatos ocorridos e relatos da própria observação da realidade que se passava. A reportagem foi publicada em abril de 2011 no Jornal do Commercio em Recife e em 2015 O nascimento de Joicy de transformou no livro O Nascimento de Joicy: transexualidade, jornalismo e os limites entre repórter e personagem,  publicado pela Editora Arquipélago. 
 

 

Capa do livro. (Fonte:Reprodução/Amazon)

 

Joicy é cabeleireira e ex-agricutora, da cidade de Alagoinha, que estava na fila de redesignação de gênero. Fabiana propõe acompanhar cirurgia e a recuperação de Joicy. 

Ao longo do processo vemos o desafio de Joicy em seu cotidiano, com a própria aceitação de sua família e as cobranças da sociedade por não ter traços femininos. 

No último capítulo Fabiana Moraes diz sobre jornalismo e subjetividade: 
 

"É preciso pensar em um jornalismo que se utilize, sem constrangimento, da subjetividade, reconhecendo-a como um ganho fundamental na prática da reportagem e mesmo na notícia cotidiana" (MORAES,2015,p.159). 

 

Diante disso, o livro é super didático faz você pensar quantas Joicy existem no mundo, quantas delas sofreram o que a própria Joicy sofreu para ser aceita na sociedade.

Agora vocês vão conhecer a história de Bernardo Gianlucca, atualmente mora na capital de São Paulo, cantor e homem trans de 21 anos. Conhecido também pelo nome artístico Cainan. Já trabalhou em diversas áreas como RH, suas principais atribuições na empresa era no ramo da diversidade, equidade e inclusão. 

Já chegou a fazer palestras sobre sua história de vida, como países da América Latina e Estado Unidos. 

Sobre sua transição Hormonal Cainan, disse: “Minha trajetória de transição é uma longa história, mas para resumir eu tive essa primeira conversa com a minha mãe aos 13 anos, aos 16 comecei a transição hormonal e desde então muitas mudanças sensacionais tem me acontecido. Me sinto vivo!”


 

Imagem Cainan/ Reprodução




REFERÊNCIAS:  https://www.ultraverso.com.br/resenha-de-livro-o-nascimento-de-joicy-de-fabiana-moraes/
 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »