Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/02/2023 às 19h28min - Atualizada em 21/02/2023 às 19h06min

Carabobo e Atlético - MG se enfrentam por vaga na Libertadores

Em uma partida inédita, times buscam a classificação para a terceira fase do campeonato, a última antes da fase de grupos

Giovanna Lara - labdicasjornalismo.com
Equipes se enfrentam de olho na fase de grupos da Libertadores. Foto: Divulgação/Site do Atlético

Nesta quarta - feira (22), às 21h30, o Atlético Mineiro joga contra o Carabobo-VEN pela partida de ida da segunda fase da Libertadores. O jogo será no  Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, em Caracas. A princípio, seria no Estádio Misael Delgado, em Valência, mas, por conflitos financeiros com a prefeitura da cidade, o Carabobo decidiu jogar na capital. O jogo tem transmissão ao vivo na ESPN, no Star+ e no Globoplay. O Galo, por estar em uma melhor posição no ranking da Conmebol, decide a vaga em Belo Horizonte, no Estádio Mineirão. O jogo de volta é no dia primeiro de março, às 21h30. Em caso de empate nos dois jogos, os times irão para a disputa de pênaltis. Quem se classificar enfrentará o vencedor da partida entre Milionários, da Colômbia, e Universidade de Quito, do Equador, pela disputa de uma vaga na fase de grupos da competição.

 

CARABOBO- VEN


O atacante Kevin Viveros, principal jogador da equipe na temporada de 2022, foi transferido no final do ano passado para o Deportivo Cali. Com 21 gols em 34 partidas, ele foi o artilheiro do Campeonato Venezuelano. O contrato com o atual time é por empréstimo, com opção de compra. Para reforçar o time, a principal contratação foi o goleiro Jeremy Vachoux, primeiro francês a jogar no futebol venezuelano. Ele já jogou pelo time B do Saint-Étienne, Lens, US Orléans e Dunkerque.
 

Pelo Campeonato Venezuelano, o time está na terceira colocação depois de duas rodadas. O primeiro jogo aconteceu no dia três de fevereiro e foi um empate de 0×0 contra o Caracas. Já no dia 12, o Carabobo fez uma bela partida contra o Zamora FC quando ganhou de 3×0. Os gols foram marcados por Juan Camilo Pérez, Michael Covea e Francisco Apaolaza.

 

O antigo Valencia FC se refez em 1997 por questões financeiras e se tornou o Carabobo. O time venezuelano nunca ganhou uma Libertadores, mas já  participou de três edições, 2017, 2018 e 2020. Em ambas, a equipe não passou da fase preliminar, eliminação para o Junior Barranquilla, Guaraní e Universitario, respectivamente.

 

A vaga deste ano foi em virtude da terceira colocação no Campeonato Venezuelano, no ano passado. O técnico é Juan Domingo Tolisano, o responsável por Carabobo disputar a primeira Libertadores em 2017. 

 

Provável escalação: 

 

Jérémy Vachoux; Juan Cuesta; Leonardo Aponte; Miguel Pernía; Carlos Lujano; Juan Pérez; Gustavo González; Gabriel Vargas; Harrison Contreras; Michael Covea; José Balza. Técnico: Juan Domingo Tolisano.

 

ATLÉTICO-MG

  
Neste primeiro jogo, o time mineiro terá três desfalques. Cristian Pavón e Eduardo Vargas estão suspensos. Pavón não jogará seis jogos porque punido por causa de uma confusão no jogo entre Atlético e Boca Juniors, na Libertadores de 2021. Nesta época, o jogador atuava no time argentino. Já Vargas cumprirá  suspensão automática; ele foi expulso no jogo contra o Palmeiras, nas quartas de final no ano passado. Hulk também não irá jogar, pois testou positivo para COVID-19, no sábado, após o elenco realizar o protocolo sanitário para entrar na Venezuela.


Em 2023, é a 13° vez que o Galo participa da Libertadores, sendo a nona participação nos últimos onze anos. O seu primeiro e único título foi em 2013. No jogo de ida, o Atlético perdeu de 2 a 0 contra o Olímpia, do Paraguai, fora de casa. Já no estádio Mineirão, na partida de volta, o Atlético devolveu o placar, com gols de e Leonardo Silva. Como houve empate na soma geral dos placares, os times jogaram por mais 30 minutos na prorrogação, mas o placar continuou igual, ou seja disputa de pênaltis para saber quem seria o campeão. O time alvinegro não errou nenhuma cobrança e Victor, goleiro do time, defendeu o pênalti de Miranda. Giménez, pelo time paraguaio, mandou na trave. A disputa ficou de 4 a 3, e o Atlético foi campeão pela primeira vez em sua história da Libertadores.

 

Pelo Campeonato Mineiro, o time está na liderança do grupo A, com 16 pontos. Ganhou cinco das seis partidas já realizadas e empatou uma. Já está classificado para as semifinais da competição.

 

Provável escalação:

Everson; Mariano; Bruno Fuchs; Jemerson; Dodô; Allan; Edenilson; Pedrinho; Patrick; Paulinho; Sasha. Técnico: Eduardo Coudet.

 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

 

Carabobo e Atlético nunca se enfrentaram. Apesar disso, o time alvinegro carrega um histórico de nunca ter perdido para times venezuelanos. São sete vitórias e um empate ,em oito jogos. Já o time da casa encara um brasileiro pela primeira vez.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »