18/07/2019 às 10h35min - Atualizada em 18/07/2019 às 10h35min

Por que as trilhas sonoras se tornaram tão importantes quanto os próprios filmes?

Entenda a relevância das trilhas sonoras na construção de um filme

Karoline Sousa - Editado por Bárbara Miranda
FONTE VEJA

A história do cinema sempre teve uma característica muito marcante, a presença de trilhas sonoras. Até mesmo no cinema mudo, uma produção característica nas primeiras décadas do século passado. Após isso, a produção crescente de audiovisuais marcou a chegada dos inúmeros musicais ao cinema norte-americano. Depois vieram os filmes mais realistas com tramas elaboradas que exploravam a história dos personagens, como O Exorcista, enquanto um tema recorrente dos anos 80 foi a vivência de adolescentes e as imagens feitas em computador cresceram com Jurassic ParkCertamente, mesmo com toda a evolução, a trilha sonora sempre foi um fator presente, seja através de sinfonias, ou como a alma do cinema mudo até chegar em produções mais elaboradas gravadas em estúdio especializado.

Mas foi na década de 70 que as trilhas sonoras começaram a ser utilizadas para construir um significado específico do filme, com a possibilidade de abstrair sentimentos do espectador, como medo, tensão, alegria e tristeza. Certamente a trilha sonora faz parte da experiência de cinema que nós temos e ela torna até mesmo um filme não tão bom em um momento tolerável simplesmente pela presença de uma boa seleção de músicas.

Confira 5 filmes que possuem boas trilhas sonoras:


1 - A Bela e a Fera (1991)

Começando com um clássico da infância de muita gente e digno da conquista de duas estatuetas no Oscar. Escrita pelo compositor Alan Menken e seu melhor amigo, e letrista, Howard Ashman. A animação apresenta canções semelhantes a de musicais da Broadway, o que explica as músicas fluírem tão bem, ajudando a contar a história. A parte instrumental também encanta e as melodias ditam o clima das cenas como tensão e felicidade. A música tema Beauty and the Beast é um das minhas preferidas, confira a versão cantada por Ariana Grande e John Legend, lançada em 2017 juntamente com a live-action:


2 - O diário de Briget Jones (2001)

O diário de Briget Jones é um clássico, e como filme, foi lançado no início dos anos 2000.  A trilha sonora incidental do filme foi composta por Patrick Doyle, mas ela também possui canções de sucesso que foram lançadas como singles, "Out of Reach" de Gabrielle e "It's Raining Men" de Geri Halliwell. Os outros filmes lançados como uma continuação seguem a linha de boas canções e artistas conhecidos como Aretha Franklin, Diana Ross, Robbie Williams, Jamie Cullum, Beyoncé, Lily Allen, Ed Sheeran e Ellie Goulding.

Confira uma das mais conhecidas, Out of Reach de Gabrielle:



3 - Lisbela e o Prisioneiro (2003)

Um dos meus filmes nacionais preferidos não poderia ficar de fora. Lisbela e o Prisioneiro tem a trilha sonora assinada pelo músico André Moraes e pelo diretor teatral João Falcão. A trilha traz nomes como Caetano Veloso, Zé Ramalho, Elza Soares e Los Hermanos. Uma curiosidade é que a banda Os Condenados, que canta “Para o Diabo os Conselhos de Vocês”, é uma banda criada especialmente para o filme e liderada por Clarice Falcão, filha do produtor musical do filme, João Falcão.

Confira a canção Lisbela dos Los Hermanos:

4 - Guardiões da Galáxia (2014)

O filme da Marvel tem como parte importante da história a fita com músicas que Peter Quill carrega como lembrança de sua mãe. O filme traz clássicos dos anos 70 em sua trilha sonora e compõe as aventuras de Peter e seus companheiros para salvar a galáxia. A trilha que tem David Bowie, Jackson 5, The Runaways, Marvin Gaye chegou a ser o disco mais vendido nos Estados Unidos e também liderou o ranking canadense, além de ter tido excelentes resultados em Austrália, Dinamarca, Itália e Reino Unido.

Confira Electric Light Orchestra de Mr. Blue Sky, com a cena do Baby Groot dançando:


5 - La la land (2016)

Um belo filme visualmente e com uma trilha cuidadosamente composta, “La La Land: Cantando estações” com a direção de Damien Chazelle e música de Justin Hurwitz foi o ganhador de seis Oscars, incluindo melhor trilha sonora e canção original. A trilha sonora envolvente e perfeitamente equilibrada transforma La La Land em um dos melhores filmes para se ver e ouvir. 

Então confira City of Stars interpretada por Ryan Gosling e Emma Stone:

O caso Crepúsculo 

Apesar da saga Crepúsculo ser um filme não tão aclamado pelos críticos, a trilha sonora da produção tem o seu valor. Os cinco filmes da franquia tem uma trilha orquestral, que reuniu nomes conhecidos de Hollywood e é marcado por uma seleção musical exemplar como Paramore, Muse e Blue Foundation. Para se ter uma ideia, todos os cinco álbuns da trilha sonora de Crepúsculo chegaram entre os mais vendidos na Billboard em sua época de lançamento e a música tema do filme e a trilha foram indicados ao Grammy de 2010. 

Confira Decode da banda Paramore:

REFERÊNCIA

FRANCAMENTE QUERIDA.Trilhas sonoras inesquecíveis: como a música agrega valor ao cinema desde sempre. Disponível em: <http://www.francamentequerida.com.br/trilhas-sonoras-inesqueciveis/>. Acesso em: 12 de Julho de 2019.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »