Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/02/2023 às 13h42min - Atualizada em 26/02/2023 às 16h12min

Fantasias de Canaval: O por quê da tradição

As fantasias de Carnaval se tornaram comuns entre os foliões A décadas. Vem conferir esse histórico e aprender de uma vez por todas, o que não representar em um bloco de rua

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
Foto: ( acritica.net) Canaval de 1930
Engana-se  quem pensa que Carnaval só tem no Brasil. Por curiosidade, um comentário de certa usuária no Instagram, chamou nossa atenção. E é só dá um Google, que você descobre, que tal moça falou a verdade. A verdade sobre se ter ‘Carnaval’ em Portugal. Mas, isso é assunto par outra pauta quem sabe. Aliás adiantamos que existem vertentes de Carnaval pela Europa. Claro que cada um comemorando com sua tradição
já que é Janeiro, e o carnaval mal chegou e já foi, para matar a saudade, vamos descobrir as origens, não do momento de folia mas o que dá cor a ela, e diversão também, as fantasias.



As Fontes mais seguras dizem que esta tradição de usar fantasia começou em 1870. Os foliões datados desta época e moradores do país brasileiro, queriam algo diferente, que pudesse marcar o feriado que antecede outro, um  feriado religioso, a Páscoa. Tendo variações da data todo47 dias antes da semana santa.
 


 
Foi então que em 1930 tais vestimentas elaboradas de acordo com o gosto pessoal e com que se prefere usar de tendência do momento ou tendência da época, as fantasias de 1930, julgaram-se simples, porém, de acordo com imagens desde década de 30 os brasileiros já sabiam o que era ser reverência: aplicar tendencia. Que é a simplicidade mesmo sendo de décadas atrás passou longe. Sendo mais luxuosa e elaboradas través dos tempos.
Elas eram acompanhadas de máscaras. onde desde a época de egípcias se usava para não ser reconhecido enquanto se aproveitava uma festa.
Nas fotos mais antigas a sensação do momento eram as fantasias de pierrô. palhaço de louça da década de 1970.
Em 2023 até nossos queridos memes da internet viram fantasia. Mas, como toda a década evolutiva, existem fantasias que hoje não podem ou não deveriam entrar no Carnaval de Rua. Vocês sabem quais são elas? Se não, iremos te ajudar a não cair no erro para o próximo ano:

Blackface: A blackface ou então 'nega maluca’ era é uma prática não só do Carnaval, mas do teatro americano como prática em outros países;no que consiste na pintura de rosto com a tinta preta por quem é de pele branca. era comum a prática vim acompanhada  perucas Da mesma cor cacheadas ou blacks. 
Hoje todos sabemos que o cabelo para pessoas negras é mais que uma forma de vaidade, se refere a história vivida por cada um e sua ancestralidade. Ter cabelo cacheado ou crespo, hoje, retrata como a história mudou, onde o reconhecimento de quem se é, por ser preto ou preta, merece a liberdade de seus cabelos serem usados da forma que desejarem e sua cor não faz diferença das tantas outras cores de pele. A utilização de blackface é considerada racismo. Pois essas características não podem ser banalizadas, e os contextos para a fantasia nunca foram aceitáveis.

Personagens históricos de fizeram desse mundo um lugar de reflexão: se fantasiar de Deus, Hitler, imãs da igreja, padre, até judeus e Anne Frank , não seria então problemático, se não fosse a ideia de estarem  em um ambiente público, onde todos vão para curtir. E sabemos um contexto desses nome e entidades e a história que carregam. portanto melhor fugir da temática.
Profissionais da área  de saúde: alguns que devem estar lendo esse texto, devem se lembrar do dia em que a Bruna Marquezine, atriz, se fantasiou de enfermeira sexy, o que causou nota de repúdio no Coren de Enfermagem e nota do Conselho de Medicina.
a quantidade de informação que temos hoje não é mais para ignorar e resolver sexualizar profissões. aprendemos e acho que a Bruna também.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »