Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/02/2023 às 21h27min - Atualizada em 26/02/2023 às 20h26min

A valorização da cultura musical com o Projeto Verão em Aracaju

A valorização da música é importante e necessária na sociedade moderna

Rebeca Souza Marques - Revisado por Danielle Carvalho
Projeto Verão (Foto: Reprodução / Governo de Sergipe)


O Projeto Verão, famoso evento na cidade de Aracaju, Sergipe, retornou às atividades após dois anos parado. Nos dias 10 a 12 de fevereiro deste ano, o projeto trouxe diversas atrações: Héloa, Anavitória, Biquíni, Marcelo Falcão, Reação, Anne Carol, Projota, Duda Beat, Melim, Os Faranis, Mestre Madruguinha, Maneva, Toni Garrido e DJ Marraia, que trouxeram uma grande satisfação ao público. “Foi uma experiência gratificante, acredito que única e indescritível, ver e sentir toda aquela energia das pessoas sentindo o mesmo que você foi único”, diz a estudante Ana Beatriz Santos, que presenciou o projeto ao vivo.

O evento é uma ótima forma de propagar e valorizar a cultura musical existente no Brasil, já que o evento é público e dá uma oportunidade a população de conhecer e prestigiar a música. Com isso, é importante destacar que a música não possui apenas um papel de entretenimento, mas também é entendida como uma forma de expressão cultural de diferentes grupos e sociedades. A música possui a capacidade de dar voz para aqueles que normalmente não recebem espaço para se expressar, demonstrando a grande colaboração da construção de identidades de grupos de minorias sociais. 



Como a música atua na sociedade moderna
 

Portanto, podemos ver a importância que a música tem também nas vidas das pessoas. Como qualquer manifestação artística, ela influencia na vivência e na formação da identidade de qualquer pessoa e na forma que fazemos a leitura do mundo. Também pode gerar emoções devido à implicação que ela ocasiona na psique do ser humano, afirma o professor Alexandre Baiocchi, da Fadep (Faculdade de Pato Branco) em um dos seus estudos na área.
 
Além disso, o evento foi de extrema importância para a relação sentimental que a população possui com a música e com os artistas apresentados. Ao acessar certas áreas emocionais do cérebro, a música desencadeia estímulos que nos permitem ativar uma gama de emoções e sentimentos enquanto expande nossa capacitância criativa. A música opera como um quadro de projeção, memorando não só imagens, mas similarmente um conjunto de respostas que cedem a fronteira entre espaço e tempo, nos movendo para lembrança passadas, circunstâncias do agora ou possibilidades futuras.



Com isso, o acontecimento do Projeto Verão acaba sendo um motivador para que a sociedade esteja conhecendo e podendo experienciar aquilo que a música traz de benefícios para nós. Mônica Duarte, estudante da Universidade Federal de Sergipe, diz que “abre mais espaço para que seja possível se conhecer ainda mais da nossa cultura, principalmente porque abre portas para que diferentes pessoas sintam que também podem estar inseridas nesses eventos”.


Com eventos como esse, além da experiência de viver daquilo que a música causa em nós, muitas pessoas que não possuem convivência com essa valorização têm a oportunidade de estarem presentes e prestigiar esses momentos, aproveitando da sua cultura e também se sentindo representadas pela música. Ela mesma traz um sentimento de pertencimento social e cultural nas sociedades modernas. Portanto, o evento foi de extrema importância e relevância para que a valorização cultural existisse no momento. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »