Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2023 às 15h46min - Atualizada em 27/02/2023 às 14h25min

Patrimônio cultural: Conheça mais sobre a cultura afro-brasileira e suas características

A cultura que por muitos anos durante o período de colonização foi marginalizada, hoje em dia é considerada um patrimônio para a história do país.

Evelin Oliveira - revisado por Anna Sá
A cultura afro-brasileira reúne diversas manifestações artísticas trazidas da África com os negros que foram escravizados no Brasil (Foto: Reprodução/ Getty Images)

Primeiramente, é importante ressaltar que a cultura afro-brasileira une as manifestações culturais existentes no Brasil que surgiram através dos africanos que chegaram no país durante o período de colonização. Sendo assim, essa cultura se tornou um patrimônio cultural através das religiões, culinárias, músicas e danças.

Assim como a cultura da África, outras tradições também fazem parte da história do país, como a indígena e a europeia. Porém, as manifestações culturais realizadas pelos africanos foram marginalizadas e vistas como ações primitivas pelo povo europeu durante um longo período.

Em 1888, com o fim da escravidão no país, se deu início ao um longo processo para fazer com que as manifestações culturais com raízes africanas fossem vistas de forma positiva e como parte importante da história do Brasil.

No século XX, os povos brasileiros com maior poder aquisitivo começaram a entender que essas expressões são artísticas e que também são importantes para todo o país.
Em alguns aspectos, a cultura afro-brasileira se encontra fortemente presente em muitas regiões, como por exemplo, a culinária afro-brasileira é destacada na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro, localidades em que houve a maior mão de obra de africanos.

Foi no período da década de 1930, no período da Terceira República Brasileira de Getúlio Vargas, que as manifestações africanas passaram a ser legalizada. Dessa forma, elas começaram a ser valorizadas.

Já no ano de 2003, entrou em vigor a lei nº 10.639, nomeada “Lei de Diretrizes e Bases da Educação” em que exigiu que as escolas brasileiras incluíssem a cultura afro-brasileira nas aulas ministradas.

Festas com características da cultura afro-brasileira

A festa de Iemanjá é uma das mais populares no Brasil e sua comemoração mais conhecida ocorre na cidade de Salvador. No dia 2 de fevereiro é a data em que celebra a padroeira e um dos importantes orixás.

O Carnaval, festividade celebrada no segundo mês do ano, é conhecida mundialmente e movimenta a economia do país reunindo pessoas de diversos lugares tanto do Brasil como do mundo em blocos de carnavais com fantasias diversificadas. Além disso, em muitas cidades, assim como no Rio de Janeiro e São Paulo, ocorrem os desfiles das escolas de samba.


Pratos com origem da cultura afro-brasileira

A culinária afro-brasileira traz consigo muitos elementos fundamentais, como as panelas de barro e o feijão preto, por exemplo. Mas devemos ressaltar que na Bahia se concentra os pratos mais conhecidos.

O acarajé feito com azeite de dendê e muita pimenta é um dos pratos principais da Bahia, assim como o vatapá e o bobó de camarão.
Conhecida primeiramente no Rio de Janeiro, a feijoada se tornou popular no Brasil inteiro por conta do seu sabor e caldo incorporado com ingredientes que deixam o sabor e o caldo ainda mais especial e saboroso.



 

A feijoada foi criada por escravos que reuniam e reaproveitavam os restos de carnes que os senhores de engenho descartavam.
O “feijão gordo”, como muitos também chamam a feijoada, preparado com feijão preto e carnes de porco, se tornou tema de um poema de Vinicius de Moraes, nomeado como “Feijoada à Minha Moda”.

Religiões populares: Umbanda e o Candomblé

Essas religiões possuem aspectos trazidos pelos negros para o Brasil com o objetivo de se tornarem escravos. Elas surgiram a partir da cultura africana com aspectos de lundas, iorubás e ashantis.

As religiões com influência afro-brasileira mais populares são o Candomblé e a Umbanda.
Vale ressaltar que a palavra “candomblé” se trata de uma dança com atabaques e idolatra os orixás, através de oferendas e cantos.

Na religião Umbanda existem características diferentes do Candomblé, como por exemplo, os Umbandistas não realizam sacrifícios de animais, incorporam espíritos de pessoas que já viveram e não de orixás.

Música e dança com influências afro-brasileiras estão interligadas  

A cultura afro-brasileira está fortemente presente no Samba, Maxixe, Carimbó, Maculelê e Maracatu. Esses ritmos musicais trazem consigo diversos instrumentos, como o Afoxé, Tambor, Atabaque e Berimbau.

Mas vale lembrar que junto com a música também existe a dança, ou seja, estão interligadas. Assim como o Maculelê, conhecida como folclórica brasileira. Além disso, também existem as danças chamadas de rituais, o tambor de crioula, e os estilos mais atuais, como o axé e o samba-reggae.
O tambor de crioula é conhecido como estilo de dança com aspectos trazidos da África para o Brasil pelos negros que foram escravos. Essa expressão cultural é apresentada somente por mulheres de forma diversificada.

O samba-reggae envolve o samba de roda com o reggae da Jamaica que também é um estilo de música da cultura negra.
Por fim e não menos importante, a Capoeira. Essa dança envolve a música e artes marciais, ou seja, além de ser uma luta, também é considerada uma arte que por muitos anos foram proibidas e marginalizadas no Brasil. Porém, em 2014, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


A capoeira contém movimentos ágeis, como acrobacias, cabeçadas, rasteiras, movimentos em esquivas, entre outros. Essa dança é executada ao som de berimbau, juntamente com o pandeiro, reco-reco, atabaque e agogô.

Apesar da cultura afro-brasileira ser importante para a história do Brasil e estar presente no dia a dia de muitos brasileiros direta ou indiretamente, essas manifestações culturais ainda são vistas com olhares preconceituosos, ou seja, racistas.

 

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »