Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/07/2019 às 13h26min - Atualizada em 18/07/2019 às 13h26min

NBB fica maior e terá 16 clubes na edição 2019/2020

Seis unidades federativas estarão representadas na competição

Luiz Eduardo - Editado por Paulo Octávio
http://lnb.com.br
16 equipes disputarão a temporada 2019-2020 do Novo Basquete Brasil (NBB). A definição ocorreu depois de uma reunião do conselho de administração, seguido da assembleia geral da Liga Nacional de Basquete (LNB), realizada no último sábado (13). As novidades este ano serão os times de Rio Claro-SP, Pato Branco-PR, São Paulo e Unifacisa-PB.

Clube paraibano garantiu o direito de disputar a elite do basquete nacional por ter conquistado o título da última temporada da Liga Ouro, divisão de acesso do NBB. Enquanto Rio Claro e São Paulo pagaram para adquirir os direitos associativos do Macaé Basquete e Joinville, respectivamente. Já o Pato Branco volta a competição nacional depois de três anos e vai investir algo em torno de R$ 400 mil a fim de construir uma nova franquia. Com relação à edição passada, duas equipes desistiram de disputar o torneio. Por causa de problemas financeiros, o Vasco renunciou a participação, assim como o Joinville. Ambos poderão retornar ano que vem.

Ainda existe uma incerteza sobre o representante do Distrito Federal. Brasília -- que disputou o último NBB e ficou em 10° lugar -- e Cerrado Basquete  (que foi eliminado da Liga Ouro pelo Unifacisa-PB, nas quartas de final)  apresentaram o mesmo patrocinador para participar da competição, o Banco de Brasília (BRB). Só que a LNB definiu que uma só equipe terá o direito; a decisão será tomada em duas semanas. Porém a presença do Universo Brasília está garantida

Foi definido ainda que o NBB 2019-2020 começará em 12 de outubro (sábado) com confronto, horário e local a serem definidos. E não existirá rebaixamento por conta do fim da Liga Ouro, pois a segunda divisão agora será organizada pela Confedração Brasileira de Basquete (CBB), e não mais pela Liga Nacional, como até então vinha sendo feito. Além disso, o Jogo das Estrelas também já foi definido. Será realizado entre os dias 18 e 20 de março, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo-SP.
 
SISTEMA DE DISPUTA
A fórmula de disputa foi mantida em relação a edição anterior. A fase classificatória será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros aos playoffs. Já no mata-mata, as oitavas de final vão ser disputada em uma melhor de três, com os jogos 2 e um possível 3 na casa do time de melhor retrospecto. A partir das quartas de final, os playoffs serão em melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 na casa do time mais bem colocado na fase classificatória.

A Copa Super 8 também está garantida. A competição que será disputada em janeiro baseia-se em uma disputa de mata-mata, com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, e dará ao campeão uma vaga na Champions League Américas, da FIBA -- considerado a principal competição da modalidade no continente.
 
Segue abaixo a lista de participantes da temporada 2019-2020:
_ Basquete Cearense (CE)
– Sendi/Bauru Basket (SP)
– Botafogo (RJ)
– Corinthians (SP)
– Flamengo (RJ)
– Sesi Franca Basquete (SP)
– Life Fitness/Minas (MG)
– Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
– Paulistano/Corpore (SP)
– Pato Basquete (PR)
– EC Pinheiros (SP)
– Renata/Rio Claro Basquete (SP)
– São José Basketball (SP)
– São Paulo FC (SP)
– Unifacisa (PB)
– Universo/Brasília (DF) Ou Cerrado Basquete (DF)

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »