Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/02/2023 às 21h43min - Atualizada em 28/02/2023 às 22h13min

James Hetfield fala sobre saúde mental em nova música do Metallica

O frontman da maior banda de heavy metal do mundo abre o seu coração e fala sobre depressão e saúde mental em 'Screaming Suicide'

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
James Hetfield no making of do vídeo de 'Screaming Suicide'. (Foto: Reprodução/Metallica)

Considerada por muitos a maior banda de metal de todos os tempos, o Metallica está em vias de lançamento de seu próximo álbum de estúdio, chamado ‘72 Seasons’, no dia 14 de abril de 2023. E, logo em seu segundo single, a banda abordou um poderoso (e polêmico) tema, falando sobre saúde mental na música ‘Screaming Suicide’.

 

Muitos estudantes de jornalismo já escutaram que a palavra ‘suicídio’ nunca deve ser mencionada em suas matérias, por ser um tema delicado e a sua simples menção poder significar um incentivo ao ato. O próprio YouTube, onde a música foi postada, colocou uma restrição no vídeo por conta do seu título, conforme pode ser visto abaixo:

 


(Foto: Reprodução/YouTube)

Entretanto, James Hetfield, vocalista e letrista do Metallica, decidiu ir na contramão desse silêncio. Perguntado sobre a sua intenção ao escrever essa letra, James respondeu porque prefere literalmente gritar essa palavra:
 

“‘Screaming Suicide’ fala sobre a palavra tabu que é o suicídio. A intenção é abrir uma comunicação sobre a escuridão que sentimos internamente. É ridículo pensar que devemos negar que temos esses pensamentos. Em algum momento, eu acredito que a maioria das pessoas já pensou sobre isso. Enfrentar isso é falar o que não é falado. Se é uma experiência humana, nós deveríamos poder falar sobre isso. Você não está sozinho.”


Conhecido por sua introspecção desde jovem, Hetfield sempre deixou escoar seus sentimentos através das letras de suas músicas desde o início da carreira. Muitas vezes já abordou a depressão e outros problemas de saúde mental em clássicos, como ‘Fade to Black’ (1984) e ‘The Unnamed Feeling’(2003).

Nessas músicas, ele entoou versos como:

 

“I have lost the will to live / Simply nothing more to give / There is nothing more for me / Need the end to set me free”
(Perdi a vontade de viver / Simplesmente nada mais a oferecer / Não há mais nada para mim / Preciso que o fim me liberte) 


e
 

“I´m frantic in your soothing arms / I can not sleep in this down filled world / I´ve safety in this loneliness / But I can not stand it anymore”
(Estou frenético em seus braços macios / Não consigo dormir neste mundo cheio de tristeza / Eu tenho segurança nesta solidão / Mas não mais consigo suportá-la)


Entretanto, as letras de músicas não foram a única forma que James encontrou para liberar seus sentimentos. Durante anos, o vocalista abusou do uso de álcool, culminando em sua primeira internação em um centro de reabilitação para cuidar do seu alcoolismo, no início dos anos 2000. Esse processo, junto a sessões de terapia em grupo da banda puderam ser acompanhados de perto no documentário Some Kind of Monster (2004), disponível na Netflix.


Nova fase para Hetfield


(Foto: Reprodução/Tim Saccenti)

Hoje, no auge de seus quase 60 anos de vida, saído há três anos de sua segunda reabilitação, James Hetfield parece ter uma visão um pouco mais otimista sobre a vida e um entendimento mais maduro sobre saúde mental. Desde então, o frontman do Metallica tem se apresentado de forma mais saudável e sem aquela famosa armadura do rockstar, apresentando um “jogo mais aberto” sobre seus sentimentos.

Em maio de 2022, aqui no Brasil, num show em Belo Horizonte, James falou que se sentia “um pouco inseguro, como se fosse um cara velho que não pode mais tocar guitarra” e revelou ter conversado com seus companheiros de banda sobre isso, e atribuiu a eles e aos fãs a força para continuar.

 

Sua nova fase, hoje, pode ser conferida nas letra dos novo trabalho. Enquanto no primeiro single ‘Lux Æterna’, James falava que se sente “Never alive more than right here tonight”, agora em ‘Screaming Suicide’, ele demonstra que, além de otimista, fez as pazes com sua própria escuridão, explícito em versos como ‘Now you've faced your biggest fear’ entoados após uma música inteira que mais parece uma conversa com sua voz interior.


Vídeo oficial de 'Screaming Suicide', segundo single do álbum 72 Seasons (Reprodução: Metallica - YouTube)



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »