Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/03/2023 às 17h26min - Atualizada em 02/03/2023 às 16h01min

Cinco Adaptações de Games

Conheça cinco adaptações audiovisuais de games

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Getty Images / Reprodução: UOL


A série de The Last Of Us estreou em 15 de janeiro. A produção adapta o videogame de mesmo nome, e desde sua estreia, lança um episódio semanal. Mas, outros games também já tem adaptação garantida para esse ano. A animação de Super Mario Bros chega em 30 de março, Gran Turismo em 11 de agosto e apesar de ainda não ter data de estreia —, Silent Hill: Ascension também chega em 2023.

 

O universo dos games tem sido visado quando o assunto é adaptações. Algumas não são tão bem aceitas pela crítica e pelo público, como: Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City de 2021 e Mortal Kombat, também de 2021. Mas, são consideradas boas adaptações. Aqui listamos cinco delas.

 

Arcane

A produção em formato de série animada estreou em 2021. Arcane é baseada em League of Legends (LoL) e a série acompanha personagens que os gamers já estavam acostumados a ver no jogo. Mas, também insere novos e trabalha as relações de cada um. A adaptação tem 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e 96% do público.

 

A série entretém e gera reflexão com debates que dialogam com a sociedade atual. Além de uma trilha sonora marcante. A segunda temporada já está confirmada, mas segue sem uma previsão de estreia.



 

The Witcher

Outra adaptação da Netflix, mas dessa vez em forma de live-action. The Witcher tem base no jogo de mesmo nome e nos livros The Witcher: A Saga do Bruxo Geralt de Rívia. A série já conta com duas temporadas e com um spin-off, The Witcher: A Origem, na plataforma. A produção já teve até petição para que Henry Cavil continuasse a viver o protagonista.

 

The Witcher acompanha Geralt de Rivia, um caçador de monstros com poderes, que está ligado à Princesa de Cintra, Ciri, pelo destino. Geralt passa por variadas situações e lugares, o que enriquece o enredo com novos rostos e aventuras.



 

Tomb Raider: A Origem

A franquia de games, Tom Raider, já tem duas adaptações cinematográficas protagonizadas por Angelina Jolie, uma de 2001 e outra de 2003. E em 2018, ganhou uma nova versão, dessa vez com Alicia Vikander como protagonista. O filme dividiu opiniões, mas trouxe a personagem dos games de maneira mais real e não sexualizada.

 

Tomb Raider: A Origem acompanha Lara Croft, uma jovem cujo pai desapareceu anos atrás. Ela embarca em uma aventura rumo ao último local em que o pai foi visto. O filme é cheio de ação e uma história que toma forma e se desenvolve.



 

Pokémon: Detetive Pikachu

O live-action do Pokémon mais conhecido, chegou em 2019. O filme não é uma adaptação do anime que acompanha Ash, mas sim do game, lançado em 2016, com mesmo nome do filme. A franquia Pokémon já conta com mais de uma adaptação audiovisual, mas Detetive Pikachu é a primeira em formato live-action.

 

O filme apresenta Tim (Justice Smith) que se junta ao detetive Pikachu para saber mais sobre o sumiço de seu pai. A adaptação insere de maneira interessante os Pokémon no mundo real em mais de um ambiente diferente e com funções distintas. Além disso, é bem divertido de assistir.



 

Halo

A série em formato live-action é uma adaptação da franquia de games, Halo, que estreou em 2022. A produção já tem uma segunda temporada confirmada. A série trabalha sua história e a criação daquele universo com base no game. Mas, existem algumas mudanças que divergem com o produto original.

 

Halo foca em Master Chief (Pablo Schreiber) que junto com sua equipe tenta acabar com os Covenant, alienígenas que não só dominaram a raça humana como querem acabar com ela. A história consegue gerar reflexão e abordar a realidade complexa em que se passa.



 

REFERÊNCIAS:

Arcane: League of Legends. Rotten Tomatoes, 2021. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/tv/arcane_league_of_legends > Acesso em: 2 de mar. de 2023.

 

Tomb Raider. Rotten Tomatoes, 2018. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/tomb_raider_2018 > Acesso em: 2 de mar. de 2023.

 

ELOI, Arthur. The Witcher - 1ª Temporada. Omelete, 2019. Disponível em: https://www.omelete.com.br/netflix/criticas/the-witcher-1a-temporada-critica >  Acesso em: 2 de mar. de 2023.

 

SANTOS, Bruno Botelho dos. Halo: Quem gosta dos jogos vai curtir a série? Entenda se a produção é fiel aos games de Xbox. Adoro Cinema, 2022. Disponível em:  < https://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-162866/#:~:text=Uma%20das%20s%C3%A9ries%20mais%20aguardadas,material%20original%20em%20sua%20hist%C3%B3ria > Acesso em: 2 de mar. de 2023.

 

BREVE, Giovanna. Mario, God of War e mais: As próximas adaptações de games para séries e filmes. Omelete, 2022. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/filmes/adaptacoes-games-filmes-series-2023 > Acesso em: 27 de fev. de 2023.

 

ELOI, Arthur. As 11 melhores adaptações de videogames para o cinema ou TV. Legião dos Heróis, 2022. Disponível em: < https://www.legiaodosherois.com.br/lista/11-melhores-adaptacoes-videogames.html#list-item-7 > Acesso em: 27 de fev. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »