Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2023 às 20h03min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h35min

Teatro Amazonas é eleito o monumento mais bonito do Brasil

O magnífico Teatro Amazonas é considerado o monumento mais bonito do Brasil, de acordo com a pesquisa realidade por um site de Portugal que concorria com mais de 132 países.

Thalia Rodrigues - Revisado por Nildi Morais
Teatro Amazonas (Foto: Reprodução/ Wikipédia)

Localizado no centro histórico da capital Manaus, o Teatro Amazonas foi inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896 durante o ciclo da borracha – que na época reunia grandes nomes do cenário regional, nacional e internacional – em diversos formatos musicais, danças e óperas.

Naquele mesmo período o Teatro Amazonas abriu as portas e ficou conhecido como “Belle Époque Amazônia”, e era visto como um lugar à altura das companhias de espetáculos estrangeiros que se apresentavam no espaço artístico cultural brasileiro. Atualmente, o Teatro Amazonas ocupa o posto de referência da arte contemporânea amazonense, sendo logisticamente equipado para dar vida ao ícone como o "monumento mais bonito do Brasil", em um tom de convite ao local sob o olhar e entendimento artístico do amazonense e dos visitantes turistas.

A guia artística, Helena Souza, já trabalha há algum tempo na área, e de acordo com a profissional, o fomento à cena cultural artística que possui o Teatro Amazonas vem recebendo intenso reforço da nova gestão estadual gerente da pasta de Cultura. Mas ainda sim, existem aqueles que não tem relação com a programação da prática de absorção dos materiais artísticos culturais distribuídos dentro do Teatro e por essa forma parece ser uma realidade distante em Manaus.

“Historicamente fomos construídos como sociedade sob a ótica de que o cenário artístico era de propriedade apenas de uma classe utilizada da sociedade. Não era comum vemos gente de classes econômicas menos favorecidas nesses espaços de expansão cultural, e hoje em dia nosso objetivo é justamente remar contra essa maré preconceituosa. A cultura é uma arte que causa um bem a todos e precisa ser consumida e entendida por todos. Ela é uma via de acesso ao entendimento da natureza humana”, destaca a guia Helena Souza, enquanto dialoga sobre a solidificação do artístico cultural como ferramenta de função social.

De acordo com o manauara Nathan Rodrigues, o Teatro Amazonas  possui uma beleza única, assim também como um bom amazonense apesar de morar sua vida toda em Manaus, durante os seus 22 anos de vida nunca entrou ao Teatro Amazonas, mas sempre que passa pela frente do monumento fica admirando e achando tudo incrível. "No meu ponto de vista, o Teatro Amazonas é um local que representa o nosso país, sobretudo a Amazônia, um lugar que traz consigo o sinônimo de riqueza e beleza, que pode passar anos e continuará sendo moderno", concluiu Nathan em sua entrevista.

A turista Francibel Azevedo, conta que optou em vir conhecer os principais cartões postais de Manaus durante suas férias, a jovem diz que o que lhe chamou tanta atenção foi a forma como são conservados os móveis e salão da época e que pretende trazer seu filho um dia para conhecer esse centro histórico que é muito importante para o país.

Atualmente, é possível visitar o Teatro Amazonas a partir de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada ao local custa R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), amazonenses não pagam, mediante ao comprovante da naturalidade.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »