Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/03/2023 às 19h20min - Atualizada em 02/03/2023 às 22h01min

The Last Of Us | Representação LGBTQIA+ no jogo e seriado

As diferenças na adaptação dos relacionamentos de Bill e Frank, Ellie e Riley dos jogos para a série

Pietra Rennhack - Editado por Letícia Nunes
Fonte: HBO Max | Reprodução: Google


The Last Of Us é atualmente uma das séries mais assistidas do mundo. Assim como o jogo que leva o mesmo nome, que foi premiado diversas vezes quando foi lançado. O primeiro jogo foi lançado pela Playstation em 2013, enquanto o segundo apenas em 2020; e o seu seriado da HBO Max em 2023, com Pedro Pascal como Joel Miller e Bella Ramsey como Ellie

 

Mas, a série acabou abordando vários assuntos que estavam presentes nos jogos com uma profundidade maior que a original, tanto para dar uma experiência diferente ao público e nos aproximar dos personagens, quanto para mudar aspectos da história. 

 

Um episódio em particular o terceiro, que é chamado Long, Long Time (Muito, Muito Tempo) —, mostra dois personagens. Mas, apenas um deles teve destaque: o Bill e o Frank; no jogo, a parte em que Ellie e Joel encontram Bill é bem mais agitada do que foi mostrado na série. Os protagonistas são encurralados por infectados, após caírem em uma armadilha montada por Bill, e o mesmo aparece para salvar os dois. O Frank não aparece tanto, quando os três estão fugindo, eles entram na casa dele e o encontram pendurado pelo pescoço, com marcas de mordidas pelo corpo. A única coisa que Bill fala sobre Frank, é que "era seu parceiro". Mas, não fica claro o que ele quer dizer. 

 

O que é muito diferente do seriado, já que foi mostrado a maneira que se conheceram. Desde a primeira refeição que dividiram, até a última. A história dos dois passou por vários desafios; do Bill abrindo mão do controle para deixar Frank decorar a casa ou permitindo aos estranhos entrarem na casa deles para deixá-lo feliz. O ataque de caçadores que acaba deixando Bill ferido, e Frank tendo que ajudá-lo no final; onde se casam, passam um último dia juntos e morrem juntos na cama.

 

No jogo, Bill não é morto e ajuda Ellie e Joel a conseguirem um carro para continuar a viagem. Mas, no seriado, após a piora na doença do Frank (que não é especificada durante o episódio), os dois preferem morrer juntos do que Bill assistir seu marido morrer. Algo interessante de prestar atenção nas primeiras cenas dos dois na casa, onde não se conhecem muito bem, mas já possui uma certa tensão, são reproduzidas nas suas últimas cenas, após 20 anos. A cena do jantar, onde estão mais próximos e Bill faz a mesma refeição que dividiram juntos, a diferença é enorme e capaz de trazer lágrimas aos olhos dos mais fortes.

 

No episódio 7, chamado Left Behind (Deixado para trás), é um pouco diferente. Pois, ele é a adaptação de uma DLC (Conteúdo baixável, em português), que conta a história de como a personagem Ellie acabou sendo mordida e seu amor pela personagem Riley. Este episódio é idêntico ao jogo, nos mínimos detalhes, do shopping onde elas estão, as roupas e os diálogos após as duas serem mordidas. Infelizmente, a Riley não é imune ao fungo e acaba dando a entender que ela morreu. Mas, não é mostrado nem no jogo, nem no seriado. 

 

Mas, o episódio é muito bonito. A história não é tão profunda como a do Bill e do Frank. Mas, Riley leva Ellie a um shopping pela primeira vez e a personagem acaba descobrindo várias coisas, como a escada rolante, uma loja de fantasias, um carrossel e um fliperama. Passam o que elas chamam de "noite perfeita", se divertindo. Mas, acaba quando um infectado acaba atacando as duas. As duas são mordidas, e ao invés de dar um tiro na cabeça, elas preferem esperar juntas, a Ellie sobrevive, mas a Riley, não.

 

No segundo jogo, a Ellie consegue superar essa perda e tem um relacionamento com a Dina. Mas, nesta primeira, a personagem tem muito ódio pelos infectados. Mas, assistindo o episódio 7, não era tão presente. Após a morte de Riley, isso aparece mais.

 

REFERÊNCIAS:

The Last of Us: Saiba a história triste de Bill e Frank no jogo. Omele, 2023. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/amp/the-last-of-us/the-last-of-us-bill-frank-jogo-diferencas >. Acesso em: 3 mar. 2023.


‌The Last of Us: Qual a história de Ellie e Riley nos jogos? Tudo sobre o DLC Left Behind. Legião dos Heróis, 2023.  Disponível em: < https://www.legiaodosherois.com.br/2023/the-last-of-us-historia-ellie-riley-jogos-dlc-left-behind.html >. Acesso em: 3 mar. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »