Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2023 às 03h32min - Atualizada em 04/03/2023 às 03h00min

Studio Ghibli | De narrativas emocionantes à críticas sociais nas animações

Estúdio japonês apresenta mensagens importantes de forma lúdica e poética em filmes

Iana Amoras - Editado por Ana Terra
FONTE: Studio Ghibli Brasil
Idealizado pelos amigos Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, em 1985, o Studio Ghibli é um estúdio de cinema e animação japonês famoso por entregar filmes que encantam, apresentando personagens e histórias empolgantes.
 
Com quase 40 anos de atividade, o estúdio já produziu mais de 20 longas-metragens que abordam diversos temas, desde amor, amizade e lealdade, até a proteção do meio ambiente, luta pelos direitos e liberdades individuais.
 
Crítica a poluição dos oceanos

Em Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008), é possível perceber a preocupação dos personagens com a poluição e o impacto que ela causa na vida marinha.
 
A história fala de Ponyo, um peixinho dourado que decide fugir da sua casa, nas profundezas do oceano, em busca de aventuras. Um dia, Sosuke acaba encontrando Ponyo presa em uma garrafa e a liberta. O peixinho se encanta pelo menino e decide se tornar humana para ficar ao seu lado.
 
No filme, quando Ponyo se transforma em menina, ela usa seu poder mágico para limpar o oceano, retirando o lixo e resíduos presentes nas águas. A cena mostra a necessidade de cuidar dos oceanos, que são um ecossistema essencial para a sobrevivência de diversas espécies de animais.


Crítica a opressão e a exploração de trabalhadores
 
Em O Reino dos Gatos (2002), Haru é uma adolescente que salva a vida de um gato e, como recompensa, vai para o mundo dos gatos, onde o príncipe gato a corteja.
 
A animação critica a opressão e a exploração dos trabalhadores e mostra a importância da solidariedade e da luta por direitos. No filme, os gatos são obrigados a trabalhar em uma fábrica por longas horas e em condições insalubres. Haru, percebe a situação e começa a lutar pelos direitos dos trabalhadores e, ao final, consegue a sua liberdade e a dos seus amigos gatos por meio da união e da luta coletiva.


Crítica a destruição do meio ambiente
 
Outra animação que traz a pauta do meio
 ambiente é “Princesa Mononoke” (1997). O filme apresenta uma crítica importante sobre ganância e exploração dos recursos naturais. Os humanos da história querem cortar a floresta para obter ferro, mas isso leva a conflitos com os seres da floresta, que precisam proteger seu lar e seus recursos naturais.
 
Também é abordado sobre a industrialização e a poluição, que afetam tanto a floresta quanto as pessoas que vivem nas cidades. O filme apresenta a ideia de que a natureza é um sistema complexo e conectado, onde todas as coisas estão relacionadas e têm seu lugar.


Outros clássicos também trazem em suas histórias críticas sociais importantes, como em “A Viagem de Chihiro (2001) e as críticas ao sistema capitalista; “Castelo Animado” (2004) e críticas à guerra e aos conflitos internacionais; “Meu Amigo Totoro” (1988) e a crítica ao isolamento social das crianças em áreas rurais; e “Túmulo dos Vagalumes” que retrata a história de dois irmãos que tentam sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial no Japão.
 
Através dessas animações, é possível refletir sobre diversos aspectos da vida. Esses filmes são uma forma de arte que estimula a reflexão e a compreensão do mundo ao nosso redor. Todos estão disponíveis na Netflix.

Referências:

KILRYANN, Adrielly; MEDEIROS, Ana P. “Studio Ghibli e a atemporalidade de suas animações”. Jornalismo Júnior, 2021. Disponível em: <http://jornalismojunior.com.br/studio-ghibli/#:~:text=Uma%20tem%C3%A1tica%20comum%20nos%20filmes,e%20sentir%20afeto%20pela%20hist%C3%B3ria.>. Acesso em 27/02/2023
.
STUDIO GHIBLI. Studio Ghibli.com.br. Disponível em: < https://studioghibli.com.br/studioghibli/>. Acesso em 02/03/2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »