Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2023 às 13h54min - Atualizada em 04/03/2023 às 10h30min

You vem com sua 4ª temporada

Veja a história, o que esperar e séries que abordam o relacionamento abusivo em sua história

Amanda Santos - Editado por Marcela Câmara
A série YOU estreiou sua quarta temporada no último dia 9 de Fevereiro, contando com cinco espisódios inéditos. A segunda remessa de episódios chega dia 9 de Março, totalizando assim dez episódios. Cansado de seu passado tenebroso, Joel decide assumir uma nova vida em Londres e deixar tudo no passado.

Sua nova identidade é de um professor universitário em Londres, Jonathan Moore. Mas como tudo não são flores, ironicamente sua paz se esvai quando um stalker tenta culpá-lo por um assassinato e ameaça expor o psicopata. Agora Joel/Jonathan terá que descobrir quem é seu algoz e como vai conseguir se livrar disto.

A seguir listamos algumas produções que nos ajudam a identificar relacionamentos abusivos.

Jessica Jones

A série da Netflix, é baseada nos quadrinhos da Marvel, o enredo acompanha a ex super-heroína Jessica Jones, que está tentando reconstruir sua carreira como detetive. Além deste problema  ela tem que enfrentar um ex-namorado, que volta para atrapalhar seu trabalho. A medida que os episódios vão correndo, entendemos que se tratou de um relacionamento abusivo, que a deixou com marcas profundas.

Maid

Baseada em fatos reais, Maid narra a história de uma jovem mãe que sai de um relacionamento abusivo, sem ter como se sustentar, começa a trabalhar com faxina para sustentar a filha e construir um futuro melhor para elas.

The Handmaid's Tale

A série narra uma distopia em que mulheres se tornam totalmente submissas aos homens após uma guerra civil. Há diversos relatos de relacionamentos abusivos em uma sociedade patriarcal e machista. Com destaque comandante Fred e sua esposa Serena. A personagem é uma mulher que antes da guerra era empoderada e agora vive de maneira submissa ao marido e sociedade. Sendo usada como exemplo na sociedade que vivem.

 
Bom Dia, Veronica

A série conta a história de Verônica, uma escrivã na delegacia de Homicídios de São Paulo. Ela vê sua virar de cabeça para baixo quando se envolve na procura de um criminoso que usa as redes sociais para conhecer e violentar mulheres.

Identificar um relacionamento abusivo sendo a vitima em questão não é fácil, mas observar alguns sinais são importantes. A relação começa como todas as outras, mas depois se alterna entre momentos de tensão, violência e reconciliação. Os ciclos são sempre ofensas verbais, humilhações, agessões físicas, violência psicológica, a pessoas perde perdão, enche a parceirade promessas de mudança, entre outros.

O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a), tê-lo apenas para si.Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor. Procure ajuda se identificar algum desses padrões, não é vergonha alguma pedir ajuda, pelo contrário você é forte o suficiente para não aceitar menos do que merece. Abaixo lista de lugares que ofereçem ajuda:

Grupo Amor Vida
Violência doméstica e familiar contra a mulher: Ligue 180 e tudo o que você precisa saber — Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (www.gov.br)
Grupo ELA - Atados | Plataforma de Voluntariado


Referências
Jacob, Paula. Os 10 relacionamentos mais tóxicos das séries.<Os 10 relacionamentos mais tóxicos das séries - Canaltech>. Acesso em 03 de Março de 2023.

Rosa,Natalie.Os 10 relacionamentos mais tóxicos das séries. <Os 10 relacionamentos mais tóxicos das séries - Canaltech>.Acesso em 03 de Março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »