Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2023 às 18h30min - Atualizada em 04/03/2023 às 18h21min

UFC 285: Jon Jones e Ciryl Gane duelam pelo titulo peso pesado

Considerado por muitos como o maior lutador de MMA da história, americano retorna ao octógono; Shevchenko encara Grasso em nova defesa de cinturão

Robert Dias Batista - labdicasjornalismo.com
O UFC 285 marca o retorno de Jon Jones em busca de novo titulo. (Foto/Reprodução: UFC)
Após três anos desde sua última apresentação, a lenda Jon Jones está de volta a ação e irá realizar a sua estreia na divisão dos pesos pesados, após muito tempo de expectativa. O americano enfrenta o francês Ciryl Gane nesse sábado, na luta principal do UFC 285, que acontece em Las Vegas. Após vagar o cinturão dos meio pesados no ano de 2020, Jon Jones anunciou que iria mudar de divisão e se testar no peso pesado. Grande parte dos fãs não acreditava que isso se tornaria realidade, visto o tempo de inatividade do lutador e suas performances abaixo do que se esperava dele.

O UFC 285 ainda conta com a disputa de cinturão peso mosca feminino com a campeã Valentina Shevchenko e Alexa Grasso, Shevchenko buscará a oitava defesa de cinturão consecutiva. O card está repleto de estrelas e imperdível, a transmissão será no UFC Fight Pass e as lutas iniciam as 20h (horário de Brasília).

O americano é considerado por grande parte da comunidade do MMA como o maior lutador da história. Isso porque ele conseguiu  14 vitórias em lutas que valeram o título. Na carreira, sua única derrota foi por desqualificação para Matt Hamill, em que o próprio adversário disse que não considera uma vitória, pois a luta estava sendo dominada por “Bones” até o momento em que conectou uma cotovelada ilegal em Hamill, o que  ocasionou a derrota. Seu cartel é de 26 vitórias, uma derrota e uma luta sem resultado devido ao doping após a revanche com Daniel Cormier; inicialmente Jones havia nocauteado o oponente no terceiro round.

Jones possui vitórias sobre sete ex-campeões do UFC e Gane pode ser o oitavo nessa lista. O francês foi campeão interino da divisão dos pesos pesados após vencer Derrick Lewis em 2021, porém foi derrotado pelo campeão linear Francis Ngannou logo em seguida, na única derrota em seu cartel. Seu histórico é de 11 vitórias e ele atualmente ocupa a primeira posição no ranking da categoria.

O francês deve buscar a luta em pé e sua movimentação para evitar o jogo de wrestling com Jones e buscar se aproveitar da inatividade do ex campeão, que realizou apenas uma luta nos últimos três anos e conseguiu uma vitória bastante contestada contra Dominick Reyes.

Por outro lado, Gane irá realizar a sua sétima luta no período, todas suas vitórias foram de forma dominante. Ele estava vencendo Ngannou até ser surpreendido pelas quedas do campeão. Jones é um especialista no wrestling, então o francês deve estar atento ao jogo do americano, que, caso consiga levar a luta para o chão, possui muita chance de encerrar o combate. Gane tem um pequeno favoritismo na luta em pé, mas não podemos descartar Jones, que já enfrentou diversos trocadores ao longo de sua carreira.

O cinturão dos pesos pesados ficou vago recentemente quando o campeão Francis Ngannou não chegou a um acordo com o UFC por uma renovação de contrato, as negociações se estenderam ao longo do último ano, mas não chegaram a um desfecho positivo para a organização. O UFC buscava a luta entre Ngannou e Jones, o que sem dúvidas seria a maior luta da história do evento. Porém sem o camaronês, Gane aceitou o embate e quer ser o “primeiro” a derrotar o americano.

A inatividade pode ser um fator complicado para Jones, entretanto sua genialidade pode compensar o tempo de ausência. O fato é que mesmo não vindo de bons desempenhos, Jones não deve ser subestimado principalmente pelo fato de estar em busca de se tornar duplo campeão e possivelente acabar com os debates e se firmar como o maior lutador da história. O mesmo vale para Gane que também não pode ser subestimado, mesmo possuindo uma carreira curta já mostrou que pertence a elite da divisão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »