Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2023 às 23h52min - Atualizada em 04/03/2023 às 23h47min

Resenha | Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, o começo da fase 5 da Marvel

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é apenas mais um ambiente fantástico aleatório

Hanna Beatriz - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Marvel, Divulgação | Reprodução: Jovem Nerd


Nesse longa, Scott Lang e sua família acabaram entrando sem querer no Reino Quântico através de um rastreador que Cassie Lang criou. Ao adentrar nesse novo mundo, eles descobrem que aquele lugar era ameaçado pelo Conquistador. Nisso, Scott e seus amigos se vêem em um desafio: como sair dali e como deter esse tal de Conquistador, que quer destruir mundos.

 

O longa, de duas horas, é um bom passatempo. Ocorrem cenas divertidas e sequências de ação legais. O filme não é fantástico, muito menos ruim. É algo bastante “Sessão da tarde”. Faz jus a uma aventura em um mundo fantástico. Não requer muito esforço para entender a história, sendo um filme totalmente familiar.

 

A obra possui um início rápido para ingressar no que seria a parte mais interessante da narrativa, o Reino Quântico. Algo que era de grande interesse dos fãs, já que havia uma curiosidade em saber como essa dimensão seria explorada. Contudo, esse mundo é algo bastante simplório. O roteiro parece não querer explorar esse ambiente ímpar, que possui um grande potencial para se tornar memorável. O Reino Quântico é apenas mais um ambiente fantástico aleatório.

 

Retomando a narrativa, a história se divide em dois grupos: Scott e Cassie, que encontram um grupo de refugiados: Janet, Hank e Hope que estavam encontrando os outros dois. Nesse lado da narrativa, é possível entender, pelo menos parcialmente, como foi a estadia da Janet naquele lugar por trinta anos, e qual sua relação com Kang. Porém, não justifica Janet guardar por tanto tempo esse segredo, se negando a dividi-lo com sua família.

 

Mas, Quantumania, de fato, fica interessante quando o vilão aparece; onde Kang comenta sobre as incursões, as diversas linhas do tempo e etc. Algo que já foi apresentado no UCI, onde é possível entender quão perigoso e poderoso ele é. O império que ele construiu nesse mundo e a conquista desse lugar não são muito bem exploradas pela direção, parecendo que na verdade o que fora conquistado seria apenas uma parte pequena daquele reino. Contudo, o ator até consegue convencer com o papel.

 

A resolução da história é bastante rápida, porém, a forma como Kang — o Conquistador —, é derrotado, transparece que na verdade esse vilão não é tão poderoso assim, visto a facilidade com que foi derrubado. O que é desapontante, visto que, supostamente, esse seria o grande vilão da fase 5 do UCI.  Contudo, as cenas das formigas e do Hank Pynn chegando à batalha são realmente empolgantes. A luta do Kang e do Homem Formiga é bastante eletrizante.

 

Alguns diálogos são bem genéricos, como o da Cassie para o MODOC, ou o discurso da Cassie para motivar o pai. As piadinhas são passíveis de risada, algumas funcionam. Mas, esse filme não possui muitas tiradas humorísticas, diferentemente dos dois filmes anteriores. Definitivamente, o foco é fantasia e aventura.

 

O destaque desse filme é realmente Michelle Pfeiffer como Janet Van Dyne, e Jonathan Majors como Kang. Eles conseguem convencer o telespectador. Já Evangeline Lily, A Vespa, é totalmente esquecida no filme, tendo somente duas cenas realmente impactantes durante Quantumania inteiro.

 

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania ultrapassou 360 milhões de dólares na bilheteria global, segundo o site Legado Marvel; Roteirizado por Jeff Loveness, um dos roteiristas de Rick and Morty. É dirigido por Peyton Reed, mesmo diretor de Homem- Formiga (2015) e Homem – Formiga e a Vespa (2018). Ambos os filmes com mais de 80% de aprovação pelos críticos, segundo o Rotten Tomatoes.

 

As cenas pós-crédito são a parte mais comovente. Deixando perguntas na cabeça dos fãs e especulações acerca do retorno do Kang, sobre a Dinastia Kang, além da abertura para a segunda temporada da série de Loki, que está ligada diretamente a esse filme.

 

No mais, Homem-Formiga 3 é uma aventura fantástica genérica, que entretém alguns e entendiam outros. Não é ruim, porém, não é muito bom. Serve apenas como anúncio para algo maior.

 

REFERÊNCIAS:

ROTTEN TOMATOES. Homem Formiga e Vespa: Quantumania. 2013. Disponível em: < https://www.rottentomatoes.com/m/ant_man_and_the_wasp_quantumania >. Acesso: 27 de fev. de 2023. 

 

GUGLIELMELLI, Alexandre. “Homem -Formiga 3 tem a menor pontuação de um filme desde Eternos”. Observatório Cinema, 2023. Disponível em: <  https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/homem-formiga-3-tem-a-menor-pontuacao-de-um-filme-do-mcu-desde-eternos >. Acesso: 27 de fev. de 2023.

 

RODRIGO, Matheus.”Tudo sobre Homem-Formiga e Vespa”. Jovem Nerd, 2023. Disponível em: < https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/tudo-sobre-homem-formiga-e-a-vespa-quantumania >. Acesso em: 28 de fev. de 2023.


​VIEIRA, Tiago. “Homem Formiga 3 ultrapassa 360 milhões de bilheteria global”. Legado Marvel, 2023. Disponível em: https://legadodamarvel.com.br/homem-formiga-3-ultrapassa-us-360-milhoes-na-bilheteria-global/ >. Acesso: 04 de mar. de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »