Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/03/2023 às 16h48min - Atualizada em 05/03/2023 às 16h36min

Castelo Rá-Tim-Bum: o reencontro

Especial reuniu elenco e produção do programa infantil que marcou uma geração

Karina Cassimiro - Revisado por Carolina Nunes
Abertura do especial. (Foto:Reprodução/Oreo Receitas Brincantes)

Bum-bum-bum…

Impossível ouvir essa música e não saber de qual série infantil estamos falando. 

 

No dia 25 de fevereiro aconteceu o reencontro de parte do elenco e produção que integraram o programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. O bate-papo foi promovido pelo marca de biscoitos Oreo sendo exibido ao vivo na emissora e ficando disponível no canal da Oreo Receitas Brincantes no YouTube.

 

O reencontro recuperou recordações do elenco, curiosidades dos bastidores, como foi criada a famosa música de abertura, entre outras memórias, deixando o público nostálgico e despertando boas lembranças.

Reencontro Castelo Rá-Tim-Bum.(Reprodução: Oreo Receitas Brincantes- YouTube).



A atriz Cinthya Rachel, que deu vida a Biba, contou que ainda recebe mensagens dos fãs e falou sobre a representação por ter sido uma menina preta fazendo parte do elenco principal de um programa da tv aberta brasileira em uma época que não se falava sobre representatividade. "As pessoas falam que legal porque eu podia ser a Biba, eu podia ser um personagem na festinha da escola. Eu não tinha referência, eu era a referência”, disse.

 

Os atores também falaram sobre a importância do programa educativo e como isso influenciou o público na escolha de profissões. Entre tantas recordações, os atores se emocionaram com a homenagem ao ator Sérgio Mamberti, falecido em 2021, onde Carlos Mamberti recriou o personagem Dr. Victor, papel que foi de seu pai.

 

Algumas pessoas da equipe que fizeram parte do Castelo não puderam participar do reencontro porque de questões contratuais, como Luciano Amaral (Pedro), mas o especial trouxe boa parte do elenco.

 

O especial contou com as participações de Cássio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Freddy Allan (Zequinha), Cinthya Rachel (Biba), Pascoal da Conceição (Doutor Abobrinha), Angela Dip (repórter Penélope), Patrícia Gaspar (Caipora), Fabiana Prado (fada Lana), Álvaro Petersen (Celeste) e (Gato Pintado). Os atores Sérgio Mamberti (Dr. Victor), Wagner Bello (Etevaldo), Gérson de Abreu (Flap), Cláudio Chakmati (robô porteiro), Rodrigo Santiago (Almirante Costa) e Ada Chaseliov (Xenóbia) já não estão vivos, mas foram lembrados ao longo do especial.
 

Cinthya, Cássio, Rosi e Freddy no especial.

Cinthya, Cássio, Rosi e Freddy no especial.

(Reprodução: Oreo Receitas Brincantes- YouTube).

Seguindo com as homenagens a TV Rá Tim Bum estreou em 04 de março, dentro da Faixa Musical Rá Tim Bum, uma série de clipes musicais do Castelo Rá-Tim-Bum em homenagem a diversos personagens do clássico. Além dos sucessos musicais do Castelo foram compostas canções que homenageiam os personagens Porteiro, Tap Flap, Relógio e Adelaide. A dupla Mau e Godofredo também ganhou um novo tema, interpretado por Jair Oliveira e composto por Fábio Rouge. As músicas foram criadas por Curumin, compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor musical. E interpretadas por Anelis Assumpção, BNegão, entre outros. 

 

Outras homenagens ao programa também aconteceram durante alguns anos, como as exposições em São Paulo onde os visitantes podiam passear pelos cenários que marcou toda uma geração. Entre 2014 e 2015, o Museu da Imagem e do Som(MIS) apresentou uma exposição para homenagear os 20 anos de lançamento do Castelo recebendo mais de 400 mil pessoas que puderam ver de perto todos os cenários. Em 2017 outra mostra aconteceu só que dessa vez no Memorial da América Latina e mais de meio milhão de pessoas foram visitar a exposição. A última exposição aconteceu em outubro de 2022 no Santana Parque Shopping.

 

O Castelo-Rá-Tim-Bum é sucesso de público que acompanha por gerações, em comemoração aos 25 anos do programa houve a inspiração para o musical apresentado no Theatro NET São Paulo.

 

Também não podemos deixar de lembrar que a série teve uma adaptação para filme lançado em 1999 sendo dirigido por Cao Hamburguer e escrito por Anna Muylaert.

 

O programa
 

Exibido entre 1994 e 1997, o programa infantil teve 90 episódios distribuídos em 4 temporadas. Além de personagens marcantes, as músicas conquistaram o público permanecendo na memória até hoje. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube onde o público pode revisitar o clássico infantil.

 

A série infantojuvenil criada por Cao Hamburger e Flávio de Souza contava a história dos personagens que moravam no castelo mágico. Nino, um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Junto com os animais do castelo e aos seus novos amigos, Biba, Pedro e Zequinha, eles vivem grandes aventuras. De forma divertida a série transmitia importantes conceitos pedagógicos nas áreas de ciências, matemática, artes, ecologia e cidadania.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »