Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/03/2023 às 12h48min - Atualizada em 06/03/2023 às 12h44min

Grêmio vence o Gre-Nal 438 pela primeira fase do Gauchão 2023

Tricolor segue invicto na competição e dá fim à invencibilidade do rival no ano

Andrei Vilela - labdicasjornalismo.com
Jogadores do Grêmio comemoram na Arena Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O Grêmio venceu o Internacional por 2 a 1 na noite do último domingo (5), pela décima rodada do Campeonato Gaúcho, na Arena do Grêmio. Responsáveis por decidir o jogo, os reforços gremistas Vina e Carballo marcaram os gols da equipe. Pelo lado colorado, sobrou para o mais experiente em clássicos Gre-Nais, Alan Patrick, descontar. O tricolor é líder isolado do Gauchão, com 28 pontos, enquanto o colorado é o segundo colocado, com 19 pontos, e aguarda a última rodada para confirmar, ou não, a vice-liderança da competição. Ambos já estão classificados para a fase final do estadual.

O primeiro grande teste para Grêmio e Inter no ano reuniu emoções até o último minuto da partida. Cerca de 47 mil torcedores gremistas lotaram a Arena e empurraram a equipe até o final. O atual pentacampeão gaúcho fez valer o fator casa e, com o apoio da torcida, decidiu o jogo no último lance. Em uma disputa franca, o confronto foi marcado por boas oportunidades para os dois lados e sem confusões, clássicas de um Gre-Nal, que interferisse no andamento do jogo.

Grêmio e Internacional tiveram mudanças expressivas nas equipes titulares. Renato Gaúcho optou por começar o jogo com Fábio na lateral-direita, além de Vina e Villasanti, nos lugares de Ferreira e Carballo, respectivamente. Já Mano Menezes fez uma mudança tática, com dois volantes, Baralhas e Jhonny, ao invés do meia Maurício, que começou no banco. Luiz Adriano foi novidade no banco colorado e fez a sua reestreia durante o jogo.

1° TEMPO

O primeiro tempo foi de mais presença ofensiva gremista, o que já era esperado por jogar em casa. O tricolor conseguiu achar mais espaços na defesa colorada e teve chances mais claras. Com a marcação alta do Grêmio, a equipe de Mano Menezes não conseguia reter a bola no campo de ataque e se submetia às escapadas de Wanderson e Pedro Henrique.

Renato foi obrigado a mexer no time logo aos 15 minutos. Villasanti, que sentiu a coxa esquerda após uma chegada de Baralhas, teve que ser substituído por Carballo. Aos 20 minutos, a primeira grande chance do jogo aconteceu. Em cruzamento de Reinaldo, Cristaldo cabeceou a queima-roupa de Keiller, que fez a defesa. No rebote, Bitello, cara a cara com o goleiro, pegou mal na bola e chutou por cima do gol. Aos 26 minutos, o Inter respondeu. De lateral para lateral, Renê recebeu na entrada da área e lançou Bustos, que de perna esquerda finalizou fraco e Fábio tirou em cima da linha.

Bitello teve mais uma grande chance desperdiçada aos 31 minutos. Após Pepê recuperar a bola, o volante fez um belo lançamento para o jovem, que na marca do pênalti mandou ao lado do gol. Os minutos finais do primeiro tempo explodiram a Arena. Nos acréscimos, após uma tabela com passes de letra e de calcanhar entre Vina e Cristaldo, Vina arriscou um lindo chute da entrada da área, sem chances para o goleiro Keiller. O Grêmio foi para o intervalo com vantagem no marcador.

2° TEMPO

O Internacional voltou para a segunda etapa com mais criatividade ofensiva, graças à troca dupla de Mano Menezes. Maurício e Matheus Dias entraram no lugar de Baralhas e de De Pena. A partir daí, o jogo foi lá e cá. Com mais espaços, o Internacional teve chances para empatar o jogo, enquanto o Grêmio tinha chances de ampliar o placar. Aos 17 minutos, Mano promoveu a reestreia de Luiz Adriano na equipe colorada, e o centroavante teve participação importante no gol de empate.

Rodrigo Moledo, que entrou no lugar de Vitão, despachou a bola do campo de defesa, pressionado pela marcação alta gremista, Luiz Adriano desviou de cabeça e a bola sobrou para Alan Patrick, que, em jogada individual, conduziu em direção ao gol e finalizou da entrada da área, para o fundo do gol de Adriel. O empate colorado trouxe um aperitivo a mais ao clássico.

Mas, os minutos finais reservavam ainda mais emoção. No último lance da partida, João Pedro, que havia entrado no decorrer da segunda etapa, serviu Carballo dentro da área, que dominou e chutou cruzado para balançar as redes adversárias. O gol no final explodiu novamente a Arena e marcou a vitória gremista no clássico Gre-Nal.

Após a partida, Luis Suárez foi questionado sobre a declaração recente, onde disse ter feito gol em todos os clássicos que jogou, e sobre a atmosfera do clássico Gre-Nal. “O importante era ganhar, não quem fizesse os gols. Ganhamos e isso é importante. A atmosfera é impressionante, espetacular”, disse o uruguaio na entrevista pós-jogo.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Internacional e Grêmio voltam a campo no próximo final de semana para a última partida da primeira fase do Campeonato Gaúcho. O Internacional recebe o Esportivo no Beira-Rio e o Grêmio visita o Ypiranga no Colosso da Lagoa, em Erechim. As duas partidas ocorrem simultâneas no sábado (11) às 16h30 (de Brasília).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »