Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/03/2023 às 17h39min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h09min

O feminismo da Barbie

Desde seus primórdios, a Barbie sempre mostrou que uma mulher pode ser tudo o que quiser

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Mattel


Hoje (8), é o Dia Internacional da Mulher. A data é celebrada desde 1917 e se oficializou só em 1975, em uma assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU). A comemoração no dia oito de março é uma forma de homenagear as mulheres e celebrar suas lutas por direitos. E, a Barbie, desde seu lançamento em 1959, mostra que as mulheres podem, sim, ser quem e o que elas quiserem.


A primeira Barbie trajava um maiô preto e branco, maquiagem marcante e era uma mulher adulta, sendo um brinquedo destinado às meninas diferente dos que estavam acostumadas: os bebês e bonecas de papel. A boneca loira ganhou ao longo dos anos mais versões. Barbies de diferentes etnias eram vendidas, novos corpos e tamanhos, além das coleções voltadas para profissões. Tudo sempre com a mensagem de “você pode ser tudo que quiser”.
 

A primeira produção audiovisual chegou em 1987, com Barbie: A Estrela do Rock. Mas, foi em 2001, com Barbie em Quebra Nozes, que a boneca passou a ganhar filmes anualmente e dialogar diretamente com as crianças da época. Atualmente, são 40 filmes com diferentes temáticas, personagens e cenários. Mas, todos tem uma coisa em comum: a Barbie mostrando o poder feminino.

 

Numa época com outras animações com protagonistas femininas, como: Três Espiãs Demais, Kim Possible e A Vida e Aventuras de Juniper Lee, era fácil se sentir inspirada pelas meninas/mulheres que passavam na TV. Mas, a Barbie ainda tinha seu diferencial. Em mais de um filme, é mostrada a importância da leitura, algo que pouco se vê, mesmo nos dias atuais, em animações assim. Ela também trazia o ar de conto de fadas ao mesmo tempo que mostrava que não precisa de um homem para ser salva. Mas, que se quiser, pode sim namorar um.

 

Barbie: Fairytopia (2005) trouxe a representatividade de uma personagem excluída em seu mundo por ser uma fada sem asas. Barbie e as 12 Princesas Bailarinas mostrou como meninas unidas podem salvar todo seu reino, além de cada uma ter uma personalidade bem diferente da outra com suas próprias qualidades. Barbie em A Princesa da Ilha apresentou uma história de amor cheia de sororidade.

 

E até anti-heroína a Barbie já foi, em A Canção de Natal. Nesse filme, a loira vive Eden Starling, uma cantora de ópera famosa e egoísta que na noite de Natal recebe a visita de quatro fantasmas. Em Barbie e as Três Mosqueteiras, o machismo é escrachado em uma sociedade que não via muitas opções para mulheres.

 

Independente da temática de seu filme, série ou coleção, a Barbie do seu início até os dias atuais é uma feminista. Ela mostrou mais de uma vez que uma mulher pode ser o que quiser e chegar onde quiser; que pode salvar um mundo mágico inteiro praticamente sozinha ou apenas apreciar uma boa leitura. Ela levantou debates de diversos temas e mostrou a possibilidade de escolhas infinitas que uma mulher tem (ou deveria ter); que está tudo bem querer lutar e ser uma mosqueteira ou namorar e ser uma dona de casa, porque é sobre poder escolher.



Então, sim, ela é uma loira alta de olhos azuis e padrão. Mas não, ela não é só isso, ela é cheia de gostos, jeitos e hoje em dia repleta de representatividade até em sua aparência. Uma mulher independente sempre assustou, e talvez, por esse motivo, a Barbie mesmo nos dias atuais ainda sofre com comentários machistas que só se baseiam em aparência.

 

Não só hoje como em todos os outros dias é preciso enxergar além das aparências. A luta das mulheres não começou hoje e também está longe de acabar. Então, é preciso união e apoio, independente se aquela mulher fez uma escolha de vida diferente da sua. É necessária mais compreensão e não separação.

 

REFERÊNCIAS:

CHAVES, Marta. Barbie: o símbolo feminista que rompeu preconceitos e deu voz às mulheres. Saber Viver, 20 de jan. de 2021. Disponível em: < https://www.saberviver.pt/moda/barbie/ > Acesso em: 06 de mar. de 2023.

 

MAIDY. Lista completa dos filmes da Barbie. Maidy, 29 de jul. de 2020. Disponível em: < https://maidy.com.br/lista-completa-dos-filmes-da-barbie/ > Acesso em: 06 de mar. de 2023.

 

WÖLFERT, Taís. Dia da mulher com Barbie. Teoria Geek, 08 de mar. de 2021. Disponível em: < https://teoriageek.com.br/especial-tg-dia-da-mulher-com-barbie/ > Acesso em: 06 de mar. de 2023.

 

VILELA, Luiza. Por que o Dia Internacional das Mulheres é comemorado no dia 8 de março?. Exame, 07 de mar. De 2023. Disponível em: < https://exame.com/pop/por-que-o-dia-internacional-das-mulheres-e-comemorado-no-dia-8-de-marco/ > Acesso em: 08 de mar. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »