Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2023 às 15h13min - Atualizada em 08/03/2023 às 21h06min

Juazeiro e Petrolina: conheça 5 curiosidades sobre as duas cidades do Vale do Rio São Francisco

Os municípios se dividem por uma ponte que faz intermediação entre as cidades. Enquanto Juazeiro está localizada no Estado da Bahia, Petrolina fica em Pernambuco, ambos na região do nordeste.

Lucas Smith - labdicasjornalismo.com
Livro: Histórias da Região: Juazeiro e Petrolina e Wikipédia

O Rio São Francisco carrega consigo histórias e fatos emblemáticos durante sua existência, os municípios de Juazeiro e Petrolina se destacam por estarem em uma região estratégica do Velho Chico. Suas riquezas naturais, cultura e o turismo regional impressionam, tanto que recebem visitantes do Brasil inteiro e de outros países também. A economia está centralizada na pesca, indústria e principalmente na criação de plantios nas vinícolas de uva. Conheça cinco curiosidades sobre as cidades.



1 - TURISMO


Foto: Reprodução www.skyscrapercity.com

Ambas as cidades são atrações turísticas que juntas somam mais de 3.000 pontos hoteleiros com bares, restaurantes e passeios que atraem turistas dos quatro canto do mundo. Além dos passeios de barco que região, outra grande atração das cidades é a orla do Rio São Francisco, onde a pessoas costumam ir para ter respirar ar puro e apreciar a paisagem, além dos shoppings e parques temáticos dos municípios. 


2 - CULTURA 


Foto: Reprodução www.petrolinanews.com.br

O turismo religioso se faz forte em ambas as cidades do Pajeú, tanto que os eventos culturais e boa parte da devoção do municípios se centralizam nessa temática. Centros históricos, museus e praças são pontos turísticos que tornam parte da cultura regional. As festividades do São João e natalinas fazem fazem sucesso e atraem visitantes. 


3 - ECONOMIA
 


Foto: Reprodução Maurício André Anjos/Arquivo pessoal

Petrolina e Juazeiro estão estrategicamente no melhor polo de Indústria da região nordestina. A primeira leva o título de 5ª maior cidade do interior nordestino, enquanto a segunda, o 4º município mais habitado. A atividades econômicas se desenvolvem através do comércio, agricultura, pesca e no setor turístico.


4 - EDUCAÇÃO 


Foto: Reprodução @coisasdepernambuco/@joaorodriguesp

Ambos os municípios possuem Universidades e Institutos Federais. O índice de desenvolvimento humano (IDH) vem apresentando um crescimento considerável e o analfabetismo está em queda, além do PIB (Produto Interno Bruto) ser um dos mais desenvolvidos do Nordeste, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 
 

5. VINÍCOLAS DE PETROLINA


Foto: Reprodução/ Blog Conhecendo o Brasil

Petrolina é uma das cidades brasileiras que é referência na criação e exportação de vinhos nos seus polos e plantios de vinícolas, gerando emprego para seus moradores e também para a sua vizinha cidade, Juazeiro. As vinícolas são sucesso também entre visitantes e turistas, tanto que já foram locação para set de gravações da minissérie Amores Roubados, exibido em 2014 pela Rede Globo.

Existe uma música do Jorge de Altinho intitulada "Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina", que retrata em seus versos e estrofes os costumes, legado e as referências afetivas e socioeconômicas que permeiam o imaginário do povo daquela localidade e a importância das cidades para o nordeste do Brasil. Depois dessas dicas, agora você estará mais preparado para conhecer a região. Em breve, volto com mais dicas!

 




 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »