Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/03/2023 às 14h18min - Atualizada em 09/03/2023 às 14h08min

Marília Mendonça: A rainha da sofrência segue viva com seu legado

Após partida precoce aos 26 anos, Marília segue viva na música e no coração dos fãs

Gean Rocha - Revisado por Flavia Sousa
Marília Mendonça terá seu legado lembrado para sempre na história da música brasileira. (Foto: Reprodução / OFuxico)
Ninguém ouça contradizer o fenômeno que foi Marília Mendonça, os números não deixam margem para discussão. Suas músicas que falam sobre mulheres que partiram ou tiveram o coração partido, sobre diversão e, principalmente, sobre amar, levaram multidões de fãs pelos quatro cantos do Brasil.

Uma voz potente, única, capaz de transmitir as mais diferentes emoções através da música. Marília cantava com a mesma entrega a mulher que foi traída, a que foi amante e a que traiu. Representava em suas músicas a mulher que fazia de tudo para não perder a pessoa amada e a que decidia dar um basta na relação, priorizando a si mesma.

Com mais de 14 milhões de ouvintes mensal só no spotify, a rainha da sofrência tem no currículo canções de sucesso como Leão, Infiel, Estranho, De quem é a culpa?

Com pouco mais de cinco anos de carreira, Marília deixou uma legião de seguidores e um legado atemporal, foram muitas contribuições para o cenário sertanejo, parceria com várias duplas, cantoras e cantores brasileiros.

Marília segue viva no coração de todos os brasileiros e seu trabalho não é reconhecido somente em território nacional. Suas contribuições para com a história da música sertaneja decolaram mundo a fora e a Billboard destacou o seu reinado no país e a definiu como “a maior artista sertaneja do Brasil”.



A rainha da sofrência segue sendo um símbolo de empoderamento e liberdade feminina e até hoje, é a inspiração para muitas pessoas. Além disso, ela abriu caminho para que novas artistas femininas pudessem se destacar na cena.

Como pioneira em um meio majoritariamente masculino, ela abriu as portas para que Naiara Azevedo, Simone e Simaria e Maiara e Maraisa pudessem entrar. Nascia aqui o Feminejo.

Com o projeto Patroas, ao lado de Maiara e Maraisa, que empoderava as mulheres sobre seus direitos de beber e se divertir. Mais do que isso, também dava voz a temas importantes, como violência doméstica.

Ainda quebrando paradigmas, Marília levou a força feminina do sertanejo para trabalhos com Ivete Sangalo, Anitta, Luiza Sonsa e Gal Costa.

Leia mais: Marília Mendonça ganhará série documental na Netflix
Marília Mendonça: o fenômeno que o Brasil perdeu

Além da voz potente, Marília era uma compositora de mão cheia, ela passou a ser admirada por grandes nomes da música sertaneja, como Jorge e Mateus, Henrique e Julianos, entre os outros.

Dentre as canções escritas por ela, algumas viraram sucessos de gravados por outros artistas renomados, antes mesmo da ascensão de sua carreira.



Marília Mendonça levou libertação às mulheres e inovação para a indústria. Mais do que isso, arrastou multidões, ensinou a dizer não aos padrões, ao machismo e a objetificação e mostrou que música sertaneja também representa.

Seu legado não deixa apenas o empoderamento feminino, mas a certeza que o talento para compor e a potência vocal ficaram eternizados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »