Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/03/2023 às 14h56min - Atualizada em 09/03/2023 às 14h07min

Paraíso no Brasil: tudo que você precisa saber sobre os Lençóis Maranhenses

Os Lençóis são um dos destinos mais bonitos do Brasil e atrai turistas do mundo inteiro

Maria Eduarda Ribeiro - labdicasjornalismo.com
Fonte: www.auroraeco.com.br
Localizado no nordeste brasileiro, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais bonitos e procurados do Brasil. Sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e lagoas sazonais formadas pela água da chuva, encantam turistas do mundo todo.
 
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o maior campo de dunas da América do Sul. Recebeu esse nome por que a região parece um lençol visto de cima jogado casualmente sobre uma cama formando ondulações (dunas) e vales (depressões entre as dunas). O Parque foi criado através do decreto n°86060 (02/06/1981) e possui uma área de 155.00 ha, na região norte do litoral do estado do Maranhão e abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Os Lençóis ficam a pouco menos de 5 horas da capital, São Luís. 
 
Esse paraíso é formado por grandes dunas de areia branca e pelas lagoas de águas doces e cristalina formadas pela água da chuva. As principais e maiores lagoas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. A região só possui duas estações, a seca e a chuvosa. As chuvas são intensas e necessárias para a formação dos lagos, porém esse não é o melhor período para visitar os lençóis. A melhor época para conhecer o Parque é no verão, na estação seca, que vai de junho a janeiro. Assim, as lagoas estão formadas e contam com a iluminação do sol fazendo com que elas ganhem cores lindas.





Passeios em Barreirinhas
 
Barreirinhas é a principal região para os turistas que querem conhecer os Lençóis se hospedarem e onde ficam os pontos turísticos mais famosos. Os passeios costumam ser feitos em carros 4x4, mas há opções de lancha, quadriciclo e avião. As principais lagoas são o circuito da Lagoa Azul, que tem no roteiro a Lagoa da Preguiça, da Esmeralda, da Paz e Lagoa do Peixe. Já no circuito da Lagoa Bonita, os turistas vão encontrar a Lagoa do maçarico e do clone. Além disso, também é possível fazer um passeio de lancha que leva aos povoados de Mandacaru, Vassouras e Caburé. Para conseguir fazer os principais passeios, serão necessários quatro dias inteiros na cidade.
 



Passeios em Atins

Atins fica localizado entre o mar, o Rio Preguiça e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O povoado pode ser visitado em um passeio de um dia. Sua principal atração é a Praia Canto de Atins, com mar calmo, localizada na foz do Rio Preguiça e claro, as Lagoas. Na região é possível fazer os passeios da Lagoa tropical e da Lorena e para a Lagoa das sete mulheres e da Capivara.






Passeios em Santo Amaro
 
Santo Amaro possui as lagoas mais bonitas das três regiões. Sendo maiores e mais coloridas. Para conhecer os principais atrativos, bastam três dias inteiros. A lagoa mais bonita da região é a Lagoa das Esmeraldas. Seu acesso só é permitido a pé, o carro chega até a metade do caminho. Os roteiros mais famosos são a Lagoa da Andorinha, da Gaivota e o Circuito Lagoa da Betânia e do Espião. Ao visitar Santo Amaro, é mais fácil aproveitar as lagoas vazias e a calmaria do lugar, já que a cidade ainda é pouco explorada pelo turismo.






GASTRONOMIA



A região dos Lençóis também é marcada por delícias gastronômicas feitas com temperos locais que dão maior sabor aos pratos. Peixes, frutos do mar grelhados, risotos com primor, caldeirada, cervejas artesanais e até galinhada típica da região são um dos pratos típicos encontrados no local. Sem falar na fartura de camarão na região, há o camarão no abacaxi e os preparados à base de coco. O arroz de cuxá e a carne de sol também são sabores bem regionais. E os sucos naturais à base de frutas como caju, bacuri e buriti não podem ficar de fora.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »