Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/03/2023 às 11h16min - Atualizada em 10/03/2023 às 11h04min

Voltando no tempo e conhecendo um pouco da Vila Itororó

Thainara Macedo - Editado por Karen Sousa
Viajantes na História

Bora fazer uma viagem do tempo e conhecer um pouco da Vila Itororó?

Visitar o local, é uma experiência única para os amantes da história.

Considerada a primeira Vila Urbana de São Paulo, a Vila Itororó que foi Idealizada e construída por Francisco de Castro, nascido em Guaratinguetá (SP) e filho de portugueses, é fruto direto da modernização de São Paulo nos anos 1900.

Naquele momento, acontecia a transição para uma economia urbano-industrial e a população não parava de crescer. Em 1890, eram 65 mil habitantes e, em 1900, esse número chegou a 240 mil.

Esse crescimento desenfreado acarretou uma série de desafios, sobretudo em relação à moradia e criação de infraestrutura. Assim, o setor da construção civil ficou bastante dinâmico, com novas edificações se erguendo do dia para a noite.

O projeto ambicioso de Francisco de Castro foi todo construído com restos de demolição, incluindo carrancas e ornamentos do Teatro São José, inaugurado em 1909, no Viaduto do Chá. Há também objetos de origem indeterminada, como vasos, estátuas e estatuetas de ferro fundido, leões, águias, bancos de madeira e placas de bronze.



Você sabe o porquê do nome da Vila?

 
A Vila leva este nome por causa do Riacho do Itororó que, hoje canalizado, percorre seu curso abaixo da Avenida 23 de Maio. Na época, a água do rio servia para abastecer a piscina da vila, considerada a primeira piscina privada da cidade.

A Vila era considerada tão elegante que abrigou diversos bailes e festas com direito a orquestradas e muita dança. Francisco de Castro conseguiu estabelecer boas relações com a elite paulistana.

Castro faleceu em 1932 e, aos poucos, a Vila foi se transformando em um cortiço, levando a uma rápida degradação. Em meados da década de 70, a prefeitura iniciou o projeto de tombamento do local, planejando também a formação de um centro cultural. A Vila só foi totalmente tombada em 2005, e em 2011 se iniciou um longo e complicado processo de desapropriação do local para fins culturais e de restauro, terminado somente em 2013.

Em 2021, a Vila Itororó foi parcialmente restaurada como Centro Cultural Vila Itororó, e além de estar aberta à visitação vai receber sessões de cinema, programação musical e outras atividades culturais.

A restauração foi entregue pela Secretaria Municipal de Cultura. Em muitas áreas foram restauradas algumas casas de aluguel e criadas áreas comuns, além da instalação de uma incrível iluminação cênica da artista e lighting designer Lígia Chaim.



Endereço: R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo
Horário: De Terça a Domingo das 10h às 19h.
Valor do Ingresso: Entrada Gratuita.

Referências: Vila Itororo 
https://vilaitororo.prefeitura.sp.gov.br/ acesso em 06 de março de 2023



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »