Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2023 às 02h39min - Atualizada em 11/03/2023 às 02h13min

Resenha | Sussurros do Coração (1995)

Iana Amoras - Editado por Ana Terra
Fonte: Studio Ghibli / Reprodução: Netflix


Quando nos conectamos com um personagem é impossível não recordar sua história em momentos da nossa vida. Assim aconteceu comigo e Shikuzu, pude me reconhecer em sua personalidade e isso fez Sussurros do Coração ser um dos meus animes favoritos. Contém spoilers!
 
Shikuzu Tsukishima é uma jovem, apaixonada por literatura e aspirante a escritora, que decide ler vinte livros no verão. Ao escolher sua próxima leitura, ela repara que todos os livros que empresta na biblioteca já foram lidos por alguém chamado Amasawa. Curiosa, ela segue o nome até se encontrar com o jovem Seiji Amasawa.
 

Um dia, a caminho da biblioteca, Shikuzu se depara com um gato misterioso e decide segui-lo. Guiada pelo bichinho, ela encontra uma lojinha de antiguidades e lá se encanta por “Baron”, uma estatueta de gato.
 
Durante o filme, Shizuku e Seiji se aproximam e, juntos, descobrem mais sobre suas paixões, enquanto lidam com a pressão de crescer e se tornarem adultos.
 
Após Seiji decidir ir estudar na Itália para se tonar um luthier – profissional que constrói instrumentos de cordas – Shikuzu inicia sua própria jornada de amadurecimento. Tentando seguir como escritora, ela escreve um livro de mistério e fantasia – esse livro conta aventuras de Baron, o qual, tempos depois, em 2002, inspirou a animação “O Reino dos Gatos”.
 
O final é lindo e emotivo! Depois de Shizuku terminar seu livro, ela se reencontra com Seiji. Eles revelam seus sentimentos e trocam promessas de amor e casamento.
 
A história é contada de forma delicada, e os personagens são desenvolvidos com profundidade e realismo. Shizuku é uma protagonista forte e inteligente, que lida com suas inseguranças e incertezas de forma admirável. Seiji, por sua vez, é um jovem determinado e apaixonado, que inspira Shizuku a seguir seus próprios sonhos.
 
O filme mostra o entusiasmo da juventude e da descoberta pessoal, e é uma prova que a amizade e o amor nos ajuda a superar os obstáculos da vida. Também destaca a criatividade e a arte como ferramentas para a autorrealização, pois tanto Shizuku quanto Seiji são jovens descobrindo suas paixões artísticas.
 
O anime é muito bem desenvolvido, com uma trilha sonora que casa com toda a narrativa dos dois jovens, dando atenção aos pequenos detalhes que são características das animações do Studio Ghibli.
 
Recomendo para quem procura uma história romântica e inspiradora sobre o crescimento pessoal e o amor. Disponível na Netflix.

Referências:

SUSSURROS DO CORAÇÃO. Studio Ghibli.com.br. Disponível em: <https://studioghibli.com.br/filmografia/sussurros-do-coracao/>. Acesso em 08/03/2023.
VINICIOS, Paulo. “Sussurros do Coração”. Ficções Humanas. Disponível em: . Acesso em 06/03/2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »