Data importante para ressaltar a importância do poder feminino na sociedade. O Dia Internacional da Mulher, comemorado no mês de março, vem dar voz às mulheres e fortalecer a luta pela igualdade social.
Pensando nisso, a Biblioteca Nacional de Brasília, importante símbolo para a cultura nacional, traz em sua programação o Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro – Oeste, o evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de março e estará recheado de atividades, como sarau, exposições e bate papo com diversas escritoras e amantes do mundo literário.
O evento foi apresentado ao público durante o 5º Encontro Nacional do Mulherio das Letras que ocorreu em novembro de 2022 em Joao Pessoa/PB e Brasília, representada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec). Juntamente com a Biblioteca Nacional, terá agora em 2023 uma enorme missão em receber e promover um encontro desse nível, que trará grande visibilidade para a mulher e seu papel em usar a escrita como meio de crescimento pessoal, social e intelectual, além de promover a interação entre escritoras de diversos lugares da região.
Programação com informações da Secretária da Cultura e Economia Criativa do DF
Dia 16
10h – Abertura Oficial.
- Lançamento da Exposição Poema em Cartaz: Mulheres Poetas do Centro – Oeste no Hall de exposições da Biblioteca Nacional;
- Lançamento do Selo da Coleção Mulheres Escritoras Contemporâneas; Homenagem a escritora: Maria Valeria Resende;
11h20 – Apresentações culturais e Sarau Poético com poetisas da Região Centro – Oeste;
14h – Mesa Temática: “A cadeia produtiva do livro: O valor social da leitura e o desenvolvimento da indústria editorial”. Mediação Clara Arreguy.
17h – Encerramento.
Dia 17
9h – Mesa Temática 2: “Produção literária e oral que não chega nas estantes para o acesso democrático”. Mediação: Beth Fernandes.
12h – Encerramento com brunch regional da Escola Móvel de Gastronomia, projeto apoiado pela Secec.
Para o evento estão confirmadas as presenças das escritoras Divanize Carbonieri (MY), Thaise Monteiro e Pilar BU (GO), Tania Souza e Adrianna Alberti (MS), Rosangela Rocha, Waleska Barbosa, Marina Mara e Clara Arreguy (DF).
A programação será gratuita e sem necessidade de inscrição, basta ser um apaixonado pela literatura e pela luta feminina e chegar para celebrar com todas, a valorização dada as mulheres no decorrer das comemorações em seu dia.
Leia mais: Conectados por livros
Feminismo Musical: A luta pelo direito das mulheres em formato de melodia
O poder da literatura no cuidado da saúde mental