Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2023 às 16h13min - Atualizada em 11/03/2023 às 15h38min

Mulheres no mundo dos animes e dos mangás

5 animes e mangás famosos escritos por mulheres

Nathália Paes - Editado por Marcela Câmara
No mês em que se comemora o dia internacional das mulheres, o que é mais importante do que dar visibilidade ao trabalho delas? Para isso preparamos uma lista de animes e mangás para exaltar a figura das escritoras, nesse meio dominado por homens. 

A ressalva sobre mulheres mangakas é tanta que muitas das escritoras utilizam pseudônimos masculinos ou tentam ser o mais anônimas possíveis para conseguir mais alcance em suas obras. Apesar da falta de espaço nesse universo, desde sempre mulheres vem publicando e adicionando novas visões e ideias aos animes e aos mangás, com obras mundialmente reconhecidas e aclamadas. 

Por mais encoberto que seja, a presença de mulheres mangakás é inegável. Inclusive, trabalhando como dubladoras, até mesmo de personagens masculinos, como por exemplo a atriz Junko Takeuchi, que faz a dublagem do personagem Naruto. Há uma gama de mulheres produzindo obras muito bem reconhecidas, embora não se fale sobre suas autoras.
Fullmetal Alchemist
 

Com mais de 70 milhões de cópias vendidas, sendo o 31º mangá mais comprado, e adaptado em dois animes e uma live-action. O mangá Fullmetal Alchemist, lançado em 2001, foi escrito pela autora Hiromu Arakawa. Mesmo com todo o sucesso, em sua publicação, a autora utilizou o pseudônimo masculino, Hiromi. Fullmetal Alchemist conta a história de dois irmãos alquimistas, Edward e Alphonse Elric, que estão em busca da pedra filosofal, um objeto para restaurar seus corpos, que foram perdidos ao tentarem ressuscitar sua mãe. Durante a narrativa são trabalhados temas como filosofia e natureza humana.
 
Sailor Moon
 

Sailor Moon, exibido entre 1991 e 1997, foi escrito por uma mulher, Naoko Takeuchi. Sendo uma das obras de Shoujo mais importantes da atualidade. A autora e ilustradora, começou a escrever desde seus 18 anos, inclusive um de seus primeiros trabalhos, Yume ja Nai no ne, foi premiada. A história segue a jornada de uma garota mágica, Usagi Tsukino, que busca defender a terra contra as forças ameaçadoras do mal. Junto com um grupo de outras protetoras que também possuem poderes o mundo é defendido e salvo.

 
Noragami
 

Criado por Adachitoka, pseudônimo de duas autoras, Adachi e Tokashiki, Noragami foi o 14º mangá mais vendido no Japão em 2014. Sendo a primeira obra criada pelas duas. O mangá e o anime contam a história de Iki Hiyori morta em um acidente, de um deus menor, Yato, e de Hiyori. Iki é presa ao deus até que seus problemas sejam resolvidos, tendo que ajudar Yato a ganhar fama e ser reconhecido como um deus.

 
Inuyasha
 

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o anime e mangá Inuyasha foi produzido por Mangaka Rumiko Takahashi. Sendo ela, uma das artistas de mangá mais ricas do Japão, adquirindo esse dinheiro através de seu trabalho. Inuyasha, seriado entre 1996 e 2008, fala sobre uma estudante do ensino médio, Kagome, que é levada para o passado, e descobre ser a reencarnação de uma guerreira da Era Sengoku. Junto com um meio-demônio, Inuyasha, ela precisa recuperar os fragmentos de uma jóia sagrada. A história mostra personagens femininas fortes e inteligentes inspirando seus espectadores.

 
Demon Slayer
 

Publicado em 2019 por Koyoharu Gotōge, Demon Slayer é um dos animes e mangás maiores sucessos da atualidade. Até pouco tempo, o gênero da autora não havia sido revelado, pois ela preferiu manter seu anonimato. A história conta sobre um menino, Tanjiro, que tem sua família morta por demônios. Ele e sua irmã, são os únicos sobreviventes, embora ela tenha sido infectada por um deles. Em busca de salvar sua irmã e de vingança, Tanjiro se torna um caçador de demônios.



Referências
JUNIOR, Valteci. Os melhores animes e mangás feitos por mulheres. Critical Hits, 2022. Disponível em: <https://criticalhits.com.br/anime/os-melhores-animes-e-mangas-feitos-por-mulheres/>. Acesso em: 09 de março de 2023.

CANDIDO, Marília. Lista: 8 grandes animes com autoras mulheres. Roteiro Nerd, 2022. Disponível em: <https://roteironerd.com/conteudo/animes-mangas/lista-8-grandes-animes-com-autoras-mulheres>. Acesso em: 09 de março de 2023.

PINHEIRO, Austra. As autoras de mangás mais famosas mundialmente. Meta Galáxia, 2022. Disponível em: <https://metagalaxia.com.br/anime-e-manga/as-autoras-de-mangas-mais-famosas-mundialmente/>. Acesso em: 09 de março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »