Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2023 às 21h37min - Atualizada em 11/03/2023 às 16h41min

Do sucesso nos Games à decadência nos Cinemas

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Foto: Vanessa Malfoy / Reprodução: Pinterest


Os jogos de videogame e as obras cinematográficas, estão cada vez mais ligados. A relação estabelecida entre a estética e a linguagem, vem se aproximando ao longo do tempo. Isto graças às imensas inovações tecnológicas, capazes de provocar uma imensa revolução audiovisual. Atualmente, os jogos vêm se tornando cada vez mais interativos, ou seja, produzindo uma sensação de estar jogando um filme.

 

Ao passo que os jogos se apropriam do audiovisual e das tecnologias utilizadas em obras hollywoodianas, buscando causar uma experiência agradável aos apaixonados por games, podemos observar que, o caminho contrário é cheio de percalços, e alguns acabam despertando a ira dos fãs dos clássicos originais e sendo considerados completos fracassos de críticas e bilheterias.

 

Entretanto, devemos ter em mente que videogames e cinema possuem objetivos diferentes. Após entender isto, torna-se aceitável que existam diferenças nos enredos, personagens e características, que serão adaptáveis. Vale ressaltar, que os roteiristas e diretores, devem conhecer a obra, mergulhando fundo neste universo dos games, sabendo o básico e proporcionando um fanservice com qualidade. 

 

Um dos pontos sempre ressaltados por vários gamers, é abandonar a história original. Tornar um personagem ou cena irreconhecível, e abandonar totalmente os conceitos grandiosamente já estabelecidos. A série The Last of US, veio mostrar que é possível se utilizar um enredo bem estabelecido e criar uma obra agradável aos personagens. A trama, o visual e a trilha sonora, foram alguns dos elementos que deram a essa série altos níveis de audiência e críticas excelentes.

 

Agora, vamos conhecer algumas dessas adaptações, feitas para as telonas que não agradaram nem a crítica e nem aos fãs. Esses longa-metragens não foram bem aceitos graças às mudanças significativas nos personagens amados pelo público.


Super Mario Bros (1993)

Considerada um grande desastre, esse longa-metragem é um lembrete do que não fazer. Um grande sucesso da história dos videogames, muito popular ao redor do mundo até os dias de hoje. Mas, isto não fez com que o mesmo fosse sucesso nas telas. Na trama, somos apresentados ao Mario e Luigi, dos encanadores do Brooklyn, um bairro localizado em Nova Iorque. Eles se unem para salvar a princesa Daisy e seu pai, o Rei Cogumelo, do Rei Koopa, o grande vilão do filme. 

 

Esqueça o mundo fofinho e colorido, construído nos jogos da Nintendo. Esse filme joga no lixo isto, criando uma realidade paralela. No filme, temos cenários sujos, com esgotos e criaturas bizarras. Para fechar, não teremos poderes mágicos para se defender e lutar, os mesmos utilizam armas para essa jornada.


Street Fighter - A Batalha Final (1994)

Na época de seu lançamento, o filme contou com Jean-Claude Van Damme, um reconhecido ator de ação naquela época, que deu vida ao personagem Guile. O problema começa neste ponto, por ser um grande ator a produção quis colocá-lo como o personagem principal. Mas, Guile nunca foi o protagonista no jogo. A única característica do personagem original que permaneceu, foi uma tatuagem da bandeira dos Estados Unidos. 


Para piorar a situação, o filme vem trazendo um Sagat estranho, com Ryu e Ken como meros coadjuvantes patetas. A produção não vem com nenhum elemento característico dos personagens do Street Fighter. Mesmo contendo problemáticas, o filme se saiu razoável nos cinemas, mas não conquistou o coração dos fãs e nem a crítica.

Doom: A porta do Inferno  (2005)

Ao ser anunciado, os fãs ficaram com altas expectativas para assistirem o filme, que conta com cenas sanguinárias contra demônios. Mas, a realidade foi completamente diferente. Doom decidiu focar em como os monstros aparecem, tendo diálogos considerados, na época, mal escritos. No elenco, tinham nomes como Karl Urban, Rosamund Pike e The Rock; poderia ser um bom filme de ação. Porém, o filme foi um fracasso e amarga índices baixos na crítica especializada e na audiência.

Assassin's Creed (2016)

Assassin 's Creed é o típico filme que dispensa apresentações. O mesmo vem da franquia de jogos homônima, sendo desenvolvida pela Ubisoft. E estrelada por Michael Fassbender, contando com um elenco cheio de estrelas, o filme foi ansiosamente esperado. 


Mesmo não tendo um posto de adaptação duvidosa e contar com um bom elenco, não foi suficiente para a garantia de sucesso entre o consenso crítico. Entre as críticas, o CGI foi ressaltado e a monotonia que o filme apresentou.

Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City (2021)

Buscando reavivar a conhecida franquia de filmes, em 2021, foi lançado o filme Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City. Durante os trailers, ficou evidente alguns problemas com o CGI. Mas, tinham algumas referências aos jogos que tentavam trazer um pouco de fanservice que os outros filmes fizeram questão de esquecer. Mesmo que esse filme consiga apresentar um pouco da essência original na execução, não obteve sucesso. Com isto, os críticos não ficaram satisfeitos por possuir uma narrativa confusa, tentando ao máximo agradar os fãs, que sofrem a tempos com as adaptações desse game.


REFERÊNCIAS: 

CINEPLAYERS. 4 filmes baseados em jogos de videogame para esquecer. 2021. Disponível em: < https://www.cineplayers.com/noticias/geral/4-filmes-baseados-em-jogos-de-videogame-para-esquecer >. Acesso em: 7 de mar. de 2023.

 

LETÍCIA. A relação entre games e cinema. Clube do Videogame, 2022. Disponível em: < https://clubedovideogame.com.br/a-relacao-entre-games-e-cinema/#:~:text=%C3%89%20evidente%20que%20o%20cinema,s%C3%A3o%20como%20%E2%80%9Cfilmes%20interativos%E2%80%9D >. Acesso em: 7 de mar. de 2023.

 

OLIVEIRA, I. 7 filmes e séries baseados em jogos que foram bem recebidos pelo público. TechTudo, 2022. DIsponível em: < https://www.techtudo.com.br/listas/2022/09/7-filmes-e-series-baseados-em-jogos-que-foram-bem-recebidos-pelo-publico.ghtml >. Acesso em: 7 de mar. de 2022.

 

PRATA, A. A difícil transição dos games para o cinema. New Game Plus, 2016. Disponível em: < https://newgameplus.com.br/a-dificil-transicao-dos-games-para-o-cinema/ >. Acesso em: 7 de mar. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »