Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2023 às 20h23min - Atualizada em 11/03/2023 às 19h17min

Especial Mês da Mulher | Personagens poderosas e inspiradoras da TV e do cinema

Conheça algumas dessas mulheres fortes e brilhantes da ficção

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra

Todos nós temos aquele ou aquela personagem que nos inspira e que de algum modo contribuiu para a nossa formação, não é? Muitas vezes as mulheres são retratadas na ficção como seres frágeis, sensíveis e indefesas, no entanto, há algumas exceções em que podemos conhecer personagens bem construídas e que estão aí para quebrar esses estereótipos impostos pela sociedade. Fazendo com que as mulheres se identifiquem com elas e encontrem dentro de si uma força e determinação muitas vezes escondidas em seu interior. No dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e como forma de celebração listamos aqui algumas personagens poderosas e inspiradoras que de certa forma marcaram nossa vida.
 

Stella Bonasera (CSI: NY)
Dando início a nessa lista está a detetive Stella Bonasera. Segunda no comando do Laboratório de Criminalística de Nova York, Bonasera começou sua carreira como oficial de patrulha e também trabalhou na Narcóticos antes de se tornar uma CSI. Permaneceu lá por quase dez anos até que lhe foi oferecido um cargo para chefiar o Laboratório Forense de Nova Orleans, fazendo-a então deixar a cidade de Nova York. Ela se destaca por sua coragem e por ser uma personagem forte, amiga, que se preocupa em ajudar e proteger os amigos a qualquer custo. Dentro da equipe, possui um relacionamento próximo com todos, sendo vista até como espécie de mãe protetora para os amigos. E por toda sua força, determinação e coragem, a CSI não poderia ficar de fora dessa lista, né?

Ellie Sattler (Jurassic Park)
A paleobotânica Ellie Sattler é uma das personagens mais queridas de Jurassic Park. Destemida e apaixonada por dinossauros, Ellie é também uma aventureira, leal, independente, tem um grande senso de humor e um coração bondoso.  É considerada também uma mulher sábia e ótima em dar conselhos, sempre em busca de não deixar que nada atrapalhe seu conhecimento. Não tem medo do perigo e procura sempre um meio de proteger a quem gosta. 

Sidney Prescott (Pânico) 
Ocupando o segundo lugar da nossa lista está a nossa final girl favorita. Sobrevivente de várias perseguições do assassino mascarado Ghostface, a personagem Sidney Prescott foi apresentada ao público em Pânico (1996). O que impressiona sobre a personagem é que no decorrer dos anos e após tudo o que passou, Sidney nos mostra uma força inigualável e uma grande capacidade de sobrevivência, que são testadas diversas vezes ao longo dos anos. Prescott passa de vítima para sobrevivente e de adolescente afiada e solitária para uma adulta forte e determinada.  

Catherine Willows (CSI)
Catherine
é uma CSI e mãe solteira que luta para conciliar o trabalho com a criação de sua filha. Antes de se tornar CSI, Willows era dançarina e um de seus clientes era um policial. Sempre que se encontravam o mesmo compartilhava com ela detalhes de suas investigações, o que acabou desencadeando em Catherine o interesse em se tornar policial. Começou seu trabalho no Laboratório de Criminalística de Las Vegas como técnica até conseguir o papel de supervisora. Anos depois,  decidiu deixar a equipe e aceitar um cargo no FBI em Quântico. Catherine é considerada uma mulher dura, ambiciosa, trabalhadora e que faz o que for preciso para resolver um caso, já que possui um conhecimento extremamente valioso

Diana Prince (Mulher-Maravilha)
Quem não poderia ficar de fora é ela, a maior heroína de todos os tempos. Com uma longa jornada de representatividade e sendo inspiração para milhares de pessoas ao redor do mundo, a Mulher-Maravilha, é uma personagem icônica que tem como objetivo proteger a humanidade de todo o mal. Com toda a sua grandeza, a heroína veio ao mundo para mostrar que as mulheres podem ser fortes, livres e poderosas. Trazendo a ressignificação de uma mulher independente, que abraçava o amor e a igualdade. É aquela que enxerga o melhor em nós e possui uma compaixão sem fim. Ela é representada como uma mulher forte e que luta acima de tudo por justiça e paz.

Olivia Benson (Law & Order: SVU)
A Capitão Olivia Benson, é a que de longe exerce a mais tempo sua profissão. Benson iniciou sua carreira na Unidade de Vítimas Especiais em 1998. Fruto de um estupro, Olivia optou por fazer esse trabalho como forma de trazer justiças para as vítimas, o que infelizmente não ocorreu com sua mãe. Benson impressiona por sua força, coragem e seu grande senso de justiça, lutando sempre em nome dos que precisam. Além do fato de ser extremamente empática, buscando sempre trazer conforto para as vítimas e muitas vezes faz o possível e o impossível para ajudá-los. É dura com criminosos, mas doce e simpática com as vítimas. Inclusive, é a personagem que mais teve promoções na tela, passando de detetive a sargento e então de tenente a capitão

Lois Lane (Superman&Lois)
Lois Lane é uma famosa personagem da DC, conhecida pelo trabalho como jornalista investigativa no Planeta Diário e par romântico do Superman. Na série, Lois é uma ex-repórter  e casada com Clark Kent, com quem tem dois filhos. Algumas de suas características admiráveis é o seu intelecto de alto nível e a grande capacidade de liderança. Além disso, Lois é uma investigadora excepcional e busca descobrir a verdade por trás de qualquer história a todo custo. Após Morgan Edge comprar o Planeta Diário, ela, que possui um grande senso de justiça, honra e boa moral, pediu demissão, pois percebeu que enquanto Edge possuir o local, a verdade sempre será distorcida. A jornalista trabalha agora no Smallville Gazette, uma editora de jornais localizada em Smallville.

Emily Prentiss (Criminal Minds)
Considerada muito equilibrada e calma, a chefe de seção da Unidade de Análise Comportamental do FBI é também uma mulher extremamente inteligente e motivada. Muitas vezes Emily consegue deixar as emoções de lado durante os casos, lidando com situações de maneira profissional. No entanto, a agente muitas vezes deixa suas emoções tirarem o melhor de si em determinadas ocasiões. Emily chama a atenção pela lealdade ao seus amigos, estando presente nos momentos em que precisam de sua ajuda e por estar sempre disposta a se colocar em risco para protegê-los a qualquer custo. E não podemos deixar de mencionar o grande senso de humor sarcástico que ela possui. 

Temperance Brennan (Bones)
Outra personagem que não poderia ficar de fora é a brilhante doutora Brennan, ou como é conhecida, Bones. Temperance Brennan é uma antropóloga forense, trabalha no Instituto Jeffersonian e é parceira do agente Seeley Booth - com quem mais tarde se casou e tem dois filhos. Além de excelente cientista, tem um grande desapego emocional e um forte senso de integridade e é muito competitiva. Sua evolução no decorrer da série é visível. Ela se torna uma pessoa menos rígida e sua sensibilidade e empatia para com os outros são melhoradas. Inclusive o seu relacionamento com Booth e a maternidade tornaram seu desenvolvimento mais perceptível, e assim foi possível conhecer um outro lado da dra. Brennan, o de esposa carinhosa  e mãe protetora

Annalise Keating  (How To Get Away With Murder)
Annalise Harkness
é uma mulher independente, confiante e muito respeitada por ser uma grande advogada e professora de direito penal.  Ela é descrita também como uma pessoa brilhante, apaixonada, criativa, carismática imprevisível. Destemida no tribunal e nas salas de aula, Annalise representa os criminosos mais cruéis. Apesar de possuir uma carreira de sucesso, ela logo é forçada a enfrentar segredos na sua vida dos quais nunca imaginou. No entanto, Annalise possui duas faces: a que mostra ao mundo, de uma mulher forte e outra que é de um ser humano sentimental e destruído.

Michonne (The Walking Dead)
E por último, mas não menos importante temos Michonne. Ela é uma mulher forte, corajosa, inteligente e muito hábil. Além de ser cegamente confiante de seus instintos, Michonne tem o seu lado protetor e um grande senso de humanidade. Em muitas das situações, assume desafios sem medo do fracasso e demonstra também uma alta afinidade com a arte. No início aparenta ser fria e dura, porém conforme seu desenvolvimento, ela se mostra uma pessoa mais suave e que apenas luta por sobrevivência. 

E assim terminamos essa lista que destaca grandes personagens fortes, brilhantes e que de alguma forma inspiraram muitas pessoas que as acompanham. Algumas são bem conhecidas, outras pouco comentadas, mas que também merecem todo esse reconhecimento.

REFERÊNCIAS:
XIMENES, Mariah. ‘‘Dia Internacional da Mulher: 10 personagens femininas que representam o Girl Power’’. Cine Cine Mania, 2022. Disponível em <
https://cinecinemania.com.br/dia-internacional-da-mulher-10-personagens-femininas-que-representam-o-girl-power/>.Acesso em 11 de março de 2023.

‘‘Wikis sobre seus tópicos favoritos da TV, filmes, jogos e mais’’. The Fandom, 2023. Disponível em <
https://www.fandom.com/explore>. Acesso em 11 de março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »