Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2023 às 21h20min - Atualizada em 11/03/2023 às 20h06min

Produções Femininas no Universo Geek

Jenifer Vital - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Mania de Gibi | Reprodução: Mania de Gibi


A representatividade feminina no mundo geek está crescendo cada vez mais. Seja no cinema, nos quadrinhos ou até mesmo nos games, as mulheres estão surgindo como protagonistas fortes e inteligentes, deixando de ser apenas personagens sexualizados e coadjuvantes dos personagens masculinos. 

 

Mesmo com todo esse avanço, o machismo ainda está muito presente dentro do mundo geek. Com isso, muitas vezes nos deparamos com situações onde as mulheres precisam provar para os homens que são realmente fãs desse universo, já que apenas sua palavra não é suficiente para eles. 


Mesmo com todas as dificuldades que rodeiam as mulheres no meio geek, elas são responsáveis por diversas produções de qualidade, e por trazerem ótimas protagonistas. Nessa matéria, sugere-se 10 produções femininas que você precisa conhecer.

 

A HQ de Fefê Torquato trata de um assunto de extrema relevância no universo feminino, e que pode ser encaixado em todas as situações da vida de uma mulher, seja no trabalho, na rua, na escola/faculdade ou até mesmo nos chats da internet, uma mulher pode sofrer assédio.

 

Sinopse: jornalista recém-formada, Tina finalmente realiza o sonho de trabalhar em uma redação. Ela só não esperava que seu maior desafio fosse ser pessoal, e não profissional. Em respeito, Fefê Torquato usa a clássica personagem de Mauricio de Sousa para expor um problema que mulheres enfrentam dia a dia, e precisa acabar: o assédio.



AVES DE RAPINA

 

Direção de Cathy Yan.

 

Sinopse: um grupo inusitado de heroínas (ou seriam anti-heroínas?) formado por Arlequina, Canário Negro, Caçadora, Cassandra Cain e a policial Renée Montoya. Essas cinco fantabulosas mulheres precisam se unir para defender Gothan da ameaça de um criminoso que pretende destruir a cidade.


 

 

Criada por Mylle Silva e desenhada por cinco artistas mulheres, é uma obra produzida apenas por mulheres e que traz um grande e empoderamento feminino em suas poucas páginas. 

 

Sinopse: logo depois de se tornar samurai, Michiko mata um homem inocente. Sem saber como reagir, ela se aproxima de Yoshiko, a esposa da vítima, e tenta ajudá-la a reconstruir sua família. Porém, o delicado relacionamento entre elas colocará em risco seus objetivos. Michiko é uma jovem gueixa que decide treinar para ser uma samurai e realizar o sonho de encontrar sua família. Neste spin-off, ela é uma guerreira iniciante que ainda não conhece o peso de carregar uma espada.


 

MULHER MARAVILHA


Direção de Patty Jenkins.

 

Sinopse: treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor sofre um acidente e cai em uma praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo, e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com a guerra, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.

 

Nesta autobiografia, Marjane Satrapi retrata seu crescimento no Teerã durante a Revolução Islâmica. Desenhado com traços em preto e branco Persépolis é considerado um dos grandes romances gráficos modernos.

 

Sinopse: Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979, ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.



MATRIX


Diretoras: Lana Wachowski, Lilly Wachowski.

 

Sinopse: o jovem programador Thomas Anderson, é atormentado por estranhos pesadelos em que está sempre conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a desconfiar da realidade. Thomas conhece os misteriosos Morpheus e Trinity, e descobre que é vítima de um sistema inteligente e artificial chamado Matrix, que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

 

Criada por Kurtis J. Wiebe, Rat Queens. Apesar de não ser uma produção feminina, a história em quadrinhos acompanha um grupo de mulheres empoderadas.

 

Sinopse: quem são as Ratas Rainhas? Elas são um grupo de aventureiras matadoras, beberronas e mercenárias, e seu negócio é trucidar todas as criaturas dos deuses em troca de grana. Conheça Hannah, a elfa maga rockabilly; Violet, a anã guerreira hipster; Dee, a humana clérigo ateia; e Betty, a miúda ladra hippie. Suas aventuras são um épico de estilo moderno, dentro do gênero tradicional de matança violenta de monstros — como se Buffy encontrasse Tank Girl em um mundo de RPG… Mas pra lá de chapada!


 

ETERNOS

 

Direção de Chloé Zhao.

 

Sinopse: Os Eternos são uma raça de seres imortais que viveram durante a antiguidade da Terra, moldando sua história e suas civilizações enquanto batalhavam os malignos Deviantes.


Escrito por Jody Houser.

 

Sinopse: numa cidade cercada de robôs, alienígenas, monstros e — pior ainda — celebridades, só há uma mulher na qual o povo de Los Angeles pode confiar: a estratosférica super-heroína Faith. De dia, aspirante a repórter; à noite, combatente do crime. Faith enfrenta cada obstáculo em seu caminho com confiança – como prazos terríveis, namoro à distância e aquele quadrinho que falta na coleção. Mas, sem que ela saiba, Faith está prestes a colidir com a única força que ela não imaginava: um talentoso supervilão inclinado a aniquilá-la de uma vez por todas. Mas, quem está se escondendo atrás da máscara de seu novo inimigo. E seria ele capaz de deixar Faith incapaz?

 
LOKI


Direção de Michael Waldron e Kate Herron.

 

Sinopse: Loki (Tom Hiddleston), o vilão príncipe de Asgard, Deus da Mentira e da má influência intergaláctica, tenta vencer os perigos após roubar o Tesseract. O cubo com as jóias do infinito o colocará em grandes disputas e amadurecimento psicológico inédito.


 

REFERÊNCIAS: 

GLAMUR. 10 histórias em quadrinhos escritas por mulheres. Glamur, 2023. Disponível em: < https://glamour.globo.com/shopping/noticia/2023/02/10-historias-em-quadrinhos-escritas-por-mulheres.ghtml >. Acesso: 06 de mar. 2023. 

 

SIMÕES, Isabelle. 6 Quadrinhos Incríveis que Toda Mulher Deveria Ler. Nó de Oito, 2023. Disponível em: < http://nodeoito.com/quadrinhos-mulheres/ >. Acesso em: 06 de mar. 2023. 


LIAO, Débora. Seis Filmes e Séries Criados Por Mulheres Para Assistir Durante o Isolamento Social. Garotas Geeks, 2020. Disponível em: < https://www.garotasgeeks.com/seis-filmes-e-seriescriados-por-mulheres-para-assistir-durante-o-isolamentosocial/ >. Acesso em: 06 de mar. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »