Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2023 às 19h06min - Atualizada em 17/03/2023 às 16h20min

As premiações cinematográficas são realmente relevantes para os dias atuais?

Izabella Gomes dos Santos - Revisado por Nildi Morais
Estatuetas do Oscar 2007 (foto: Reprodução/ Bryan Bedder/Getty images)

 

Ouvimos constantemente várias atrizes, diretores e escritores reclamarem do transtorno que as diversas premiações causam em suas vidas pois para eles, o trabalho não é uma competição. 

 

Apesar da modéstia que existente em dizer que receber um prêmio não é lá tão importante, isso nos faz pensar, de certa forma, se as premiações são realmente relevantes para a carreira desses artistas ou não.

Para começo, em 1920 Hollywood era a quinta maior indústria cinematográfica dos Estados Unidos.

 

O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars) é uma cerimonia de premiação do cinema e reconhecido como a maior premiação de cinema no mundo. Fundado em 1927, teve sua primeira cerimonia realizada em 1929. O surgimento do Oscar teve relação com o processo de expansão que o cinema norte-americano passou no século XX.


Assim, com o passar do tempo, outras premiações como o Golden Globes foram surgindo também com o intuito de premiar diversos artistas e criar uma conexão entre os repórteres e diretores de cinema. Pois a indústria de hollywood depende da conexão de diversos setores. Não tem como jornalistas promoverem um filme em um programa de TV sem a colaboração dos envolvidos do filme.

Como são conduzidas? 
 

Ao final de todo ano, começa  a temporada de premiações do cinema norte-americano. Do Gotham Awards - ao Oscar, por 4 meses, diversos artistas e trabalhadores da indústria cinematográfica são premiados. Cada premiação tem o seu própio processo de votação.  

 

Para que um filme seja indicado ao oscar, por exemplo,é necessário que as pessoas envolvidas no filme não só façam a inscrição do filme a Academia e cumpra seus critérios básicos para a aprovação, mas que faça uma campanha para promover o filme, de forma não oficial,e assim, os membros da Academia, compostos por atores, diretores e diversas pessoas de diferentes setores da indústria votem nos seus favoritos.

 

Existem aproximadamente 8.000 membros na Academia e cada participante vota apenas na área em que trabalha. Para ser integrante do grupo, é necessário que seja convidado por um membro, ou já tenha sido indicado ao Oscar em alguma categoria. 

 

Já no Globo de Ouro, os resultados baseiam-se nos votos de apenas 93 membros da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood e que são associados com as mídias de fora dos Estados Unidos. 
 

Afinal, qual a sua importância?

 

Premiações como o Oscar, nos ajudam a conhecer e valorizar obras desconhecidas como Moonlight e Parasita. 

 

O Oscar é basicamente um evento norte-americano, onde há um grande espetáculo midiático com as emissoras de TV mostrando o "tapete vermelho". É uma grande festa para enaltecer as celebridades e a cultura americana.

 

A premiação é vista como sinônimo de qualidade e de referência. O fato de ser indicado a uma edição do evento pode elevar o patamar da carreira de um ator e até mesmo alavancar a bilheteria de um filme. Por isso são de extrema relevância para várias pessoas que atuam no ramo.  

 

Apesar de seus defeitos e erros ao longo dos anos, a premiação é uma forma de celebrar grandes artistas que se dedicam na profissão e proporcionar reconhecimento a novas pessoas na indústria. 

 

O legado de Hollywood se torna evidente na forma como o cinema norte-americano se espalhou pelo mundo. Independente da forma como Hollywood já falhou com a indústria do cinema,em relação ao racismo, falta de representatividade, etarismo,etc. Sempre haverá um enorme repertório de produções hollywoodianas  e uma memoria afetiva para cinéfilos de todo o mundo.

 

Vale lembrar que nenhum prêmio deveria estimar o valor que alguma obra de arte possui e muito menos dizer que um filme é ruim ou excelente simplesmente pelo seu sucesso na bilheteria. E talvez seja por isso que até mesmo os grandes atores se recusam a considerar tais premiações como o Oscar uma competição. Obras de arte não são produzidas para receberem prêmios. 

 

Para muitos artistas, não se trata de ganhar um prêmio,e sim de fazer arte, tocar as pessoas, passar a mensagem que eles tanto desejam. 

 

 

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »