Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2023 às 17h50min - Atualizada em 13/03/2023 às 15h49min

‘Vitória’: novo filme nacional é inspirado em reportagens jornalísticas sobre quadrilha carioca

A história de uma corajosa aposentada que ajudou a desvendar crimes envolvendo tráfico de drogas, corrupção e propina terá uma adaptação audiovisual com Fernanda Montenegro no papel principal

Felipe Nunes - Revisado por André Pontes
Fernanda Montenegro emplaca mais uma protagonista no cinema nacional com 'Vitória'. (Foto: Leo Aversa/ Reprodução: O Globo)

Uma nova obra cinematográfica brasileira baseada em reportagens jornalísticas estreará nas telonas em 2024: “Vitória”. O filme conta a história de uma senhora que denunciou uma quadrilha de traficantes e ajudou repórteres e policiais na investigação do caso com registros feitos por ela própria da janela de seu prédio, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

A produção é estrelada por Fernanda Montenegro, que dá vida à protagonista Vitória - responsável pelas gravações dos crimes que auxiliaram na identificação dos envolvidos. A direção do longa era de Breno Silveira, que faleceu em decorrência de um infarto, em maio. Por essa razão, Andrucha Waddington assumiu a função e deu continuidade à narrativa como diretor.

 

Embora pareça o enredo de um gênero ficcional policial de suspense, a trama - produzida pela Globoplay em parceria com a Conspiração Filmes e MyMama Entertainment - é originada a partir de uma história real que ganhou repercussão internacional. A obra é construída com base nas reportagens publicadas pelo Jornal Extra, em 2005, que trouxeram à tona os feitos de Joana Zeferino da Paz, que não tinha o nome exposto na época.

 

Em 2005 e nos anos seguintes até 2023, ela era nomeada como ‘Dona Vitória’ por questões de segurança, já que denunciava um vasto esquema de tráfico de drogas, corrupção e propina formado por cerca de 30 pessoas, incluindo dois policiais militares. A produção fictícia também optou por preservar a identidade das pessoas envolvidas, por isso nomes, características físicas e locais de nascimento foram alterados na formação do elenco e elaboração do roteiro.

 

A composição narrativa durou oito semanas, sendo concluída em dezembro de 2022. Joana Zeferino da Paz - antes de sua morte, aos 97 anos, em 23 de fevereiro deste ano - ajudou a equipe de produção da trama. A data de estreia do longa, que está em fase de pós-produção, ainda não foi divulgada, mas a previsão é que o lançamento aconteça em 2024.

 

Conheça o caso que inspira o filme
 

Na ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, uma senhora aposentada filmou, ao decorrer de dois anos, as movimentações criminosas que observava pela janela do seu prédio. Seu objeto de registro era uma câmera que ela comprou, de forma parcelada, para captar as imagens. Na época, ela arcou com os custos de 12 parcelas de 150 reais, somadas a uma entrada de 800 reais.
 


 

Enquanto reunia essas provas, Joana se encontrava com o jornalista Fábio Gusmão - repórter responsável pela apuração, elaboração e publicação da reportagem que impulsiona o desenvolvimento narrativo do novo filme. Além disso, Gusmão escreveu o livro “Dona Vitória da Paz", que detalha os desdobramentos desse acontecimento.

 

Em 2005, os materiais foram divulgados e 30 pessoas foram presas. Diante disso, a segurança de Joana foi priorizada por meio de sua entrada no Programa de Proteção à Testemunha e da preservação de sua verdadeira identidade, tendo em vista que em todos os textos publicados sobre o caso ela era nomeada como ‘Vitória da Paz’.

 

Após isso, Joana  deixou seu apartamento e foi para Curitiba e depois para a Itália. Posteriormente, retornou ao Brasil, na região centro-oeste, onde seu irmão morava. No dia 23 de fevereiro deste ano, faleceu vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em Salvador, Bahia - município que morava até então. 

 

A história de Joana Zeferino da Paz, cujo nome foi revelado apenas depois de sua morte, é a inspiração para o longa-metragem “Vitória”. Roteirizada por Paula Fiúza e com direção de fotografia por Lula Cerri, a obra tem previsão de estreia para 2024 e contou com a ajuda de Joana durante a composição.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »