Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2023 às 20h50min - Atualizada em 13/03/2023 às 20h50min

PSG acumula dissabores após ser comprado pelo Qatar Sports Investment

Apesar dos grandes investimentos em jogadores e técnicos de renome, o time francês ainda não conseguiu conquistar o título da principal competição de clubes do futebol europeu

Kevin Medeiros
Nasser Al-Khelaifi na coletiva de imprensa - Fonte: Getty Images
Desde que foi adquirido pelo Nasser Al-Khelaïfi, em 2011, o Paris Saint-Germain (PSG) tem investido pesado para conquistar a UEFA Champions League. No entanto, apesar do grande investimento em jogadores e técnicos renomados, o time ainda não conseguiu chegar ao tão sonhado título da competição.
 
O PSG tem um histórico de fracassos no principal torneio de clubes do futebol europeu que remonta aos anos 90, antes da chegada do Sheik. No entanto, desde a aquisição do clube pelo investidor qatari, o PSG aumentou seus investimentos e expectativas para o torneio com o objetivo de conquistar o título inédito que ainda está em falta na sala de troféus.

 

Nesses 12 anos, o Paris Saint-Germain (PSG) realizou diversas contratações de jogadores de renome internacional, algumas das quais incluem: Zlatan Ibrahimovic, Thiago Motta, David Luiz, Julian Draxler, Marco Verrati, Thiago Silva, Angel Di Maria, Neymar Jr, Kylian Mbappé, Sergio Ramos e Lionel Messi.
 
Nas últimas temporadas, o time francês tem sido considerado um dos favoritos ao título da Champions League, mas sempre acabou decepcionando seus torcedores e investidores. Na temporada 2019/2020, por exemplo, o clube francês chegou à final da competição pela primeira vez em sua história, mas acabou derrotado pelo Bayern de Munique.
 
Entrando com mais detalhes, a melhor campanha do PSG neste campeonato ocorreu na temporada 2019/2020, quando chegou à final da competição. Nessa campanha, o PSG venceu a fase de grupos com cinco vitórias e um empate, e depois eliminou o Borussia Dortmund nas oitavas de final, a Atalanta nas quartas de final e o RB Leipzig nas semifinais, antes de ser derrotado na final pelo time bávaro pelo placar de 1 a 0. Essa foi a primeira vez que o PSG chegou à final do torneio europeu em sua história.
 
Na temporada seguinte, A campanha daquela temporada também tem sido decepcionante para o PSG. O time de Paris enfrentou o Manchester City nas semifinais e acabou sendo eliminado com um placar agregado de 4 a 1. O técnico Mauricio Pochettino e os jogadores foram criticados pela falta de organização e criatividade durante as partidas.
 
Na temporada atual, a campanha do clube francês se manteve em baixa, mesmo sendo um dos favoritos ao título, por ter sido eliminado nas oitavas de final para o Bayern de Munique, em um placar agregado por 3 a 0..
 


Hoje, o maior campeão francês tem uma equipe estelar, com jogadores como Neymar Jr, Kylian Mbappé e Lionel Messi, além de contar com um dos melhores zagueiros do mundo, Sergio Ramos. No entanto, apesar do grande investimento em jogadores, técnicos renomados e estrutura, o clube ainda não conseguiu chegar ao topo do futebol europeu.
 
A pressão sobre o Sheik e a diretoria do PSG só tende a aumentar à medida que o clube continua a fracassar na Champions League. Resta saber se o clube será capaz de superar suas limitações e finalmente alcançar o tão sonhado título da competição europeia.
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS DESDE A AQUISIÇÃO
 
Desde a temporada 2011/2012, quando o PSG foi adquirido pelo Sheik Nasser Al-Khelaïfi, o clube francês foi eliminado da UEFA Champions League nas seguintes fases:
 
Temporada 2022/2023: Oitavas de final, eliminado pelo Bayer de Munique
Temporada 2021/2022: Oitavas de final, eliminado pelo Real Madrid
Temporada 2020/2021: Semifinais, eliminado pelo Manchester City
Temporada 2019/2020: Final, derrotado pelo Bayern de Munique
Temporada 2018/2019: Oitavas de final, eliminado pelo Manchester United
Temporada 2017/2018: Oitavas de final, eliminado pelo Real Madrid
Temporada 2016/2017: Oitavas de final, eliminado pelo Barcelona
Temporada 2015/2016: Quartas de final, eliminado pelo Manchester City
Temporada 2014/2015: Quartas de final, eliminado pelo Barcelona
Temporada 2013/2014: Quartas de final, eliminado pelo Chelsea
Temporada 2012/2013: Quartas de final, eliminado pelo Barcelona
Temporada 2011/2012: Fase de grupos

É importante lembrar que o PSG também disputa outras competições além da UEFA Champions League, como o Campeonato Francês e as copas nacionais e tem tido grande sucesso no cenário doméstico desde que foi adquirido pelo Sheik. No entanto, a falta de titulo na competição europeia tem sido uma grande frustração para o clube e seus torcedores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »