Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/03/2023 às 23h10min - Atualizada em 16/03/2023 às 22h06min

A conexão nem sempre chega para todos

Você já parou pra pensar que a cada dia o mundo está mais conectado a internet?

João Victor Rodrigues - labdicasjornalismo.com
IBGE TIC DOMICÍLIOS
Getty Images

Estima-se que ao todo mais de 5 bilhões de pessoas têm acesso à internet no mundo. Já em contra partida 2,7 milhões não tem e nunca tiveram acesso à net, segundo a TIC domicílios o celular é o meio de maior acesso aos usuários. Em 2021, 81% da população brasileira interagiam na rede. O Brasil é o quinto país que mais tem usuários ligado a internet com 165 milhões ficando atrás da China com 1 bilhão, da Índia com 658 milhões, Estados Unidos com 307 milhões e Indonésia com 204 milhões.

Estudantes sem internet na pandemia:

Com a chegada da pandemia de COVID 19, estudantes se viram obrigados há ter aulas remotas; segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia) mais de 3 milhões de alunos não teve acesso à internet durante a pandemia. A falta da conexão prejudicou a vida acadêmica dos estudantes trazendo sérios prejuízos no aprendizado. O governo brasileiro adotou o modelo de “Educação Remota” por meio de transmissão pela TV aberta para ajudar os estudantes que não tinham acesso à internet. 

Falta de habilidade:

Conforme pesquisas a falta de habilidade com o digital é um fator determinante para que as pessoas deixem de acessar a net e prefiram viver off-line entre elas os mais velhos. Mas engana-se quem pensa que as gerações mais antigas não acessam a rede, eles representam boa parte da população conectada.

Maior dispositivo:

O aparelho celular é o dispositivo mais usado para acessar a internet no Brasil passando de 61% em 2019 para 67% em 2021 chegando a 51 milhões de pessoas. Já os computadores manteve-se em 39% nos mesmos anos.







Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »